A valorização do petróleo e do minério de ferro respaldou a nova alta do principal índice da B3 hoje. Em Nova York, os índices de ações norte-americanos fecharam sem sinal único. O dólar hoje subiu 0,03% cotado a R$ 5,2862, após cair a R$ 5,2845 na quinta-feira (22), mínima desde novembro de 2025.
Hoje ficaram no foco assuntos institucionais ligados ao caso Master, envolvendo o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton Aquino. Nesta manhã, Aquino afirmou que jamais recomendou aquisição de carteiras fraudadas, após a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, informar que ele pressionou o BRB a comprar carteiras de crédito consignado do Banco Master.
A agenda de indicadores interna foi esvaziada. No exterior, ficaram no radar o índice de gerentes de compras (PMIs) dos Estados Unidos e o índice de confiança do consumidor, medido pela Universidade de Michigan. Ainda prosseguiram no centro das atenções as incertezas geopolíticas, principalmente as que envolvem a Groenlândia.
Ibovespa hoje: os destaques do mercado de ações nesta sexta-feira (23)
Bolsas de NY ficam sem sinal único com tensões geopolíticas
Os índices de Nova York encerraram sem sinal único, pressionados pelo tombo da Intel após as projeções do balanço da empresa. O cenário no mercado americano ainda refletiu a volatilidade da semana.
As Bolsas da Europa fecharam em queda, apesar dos PMIs na região acima das previsões. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse preferir evitar um ataque ao Irã, pediu ajuda da Otan para proteger a fronteira com o México e afirmou que haverá novidades sobre a Groenlândia em duas semanas.
Sobre a Ucrânia, Trump avaliou positivamente contatos entre Rússia e Ucrânia. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que garantias de segurança dependem do fim do conflito. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu reforço da segurança no Ártico e apoio à Ucrânia.
O dólar hoje recuou ante o iene após a premiê do Japão, Sanae Takaichi, dissolver a Câmara Baixa e convocar eleição antecipada para o dia 8, enquanto o presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, disse que pode intervir no mercado de títulos após manter juros em 0,75% ao ano, o maior nível em três décadas.
PF investiga aportes do fundo de previdência do Rio no Master
Conforme apurado pelo Estadão, a Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, uma operação para apurar suspeitas de irregularidades em aportes do fundo de previdência dos servidores do estado do Rio de Janeiro em títulos do Banco Master.
São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro na sede do Rioprevidência e contra gestores do fundo. São alvos o atual presidente do fundo, Deivis Marcon Antunes, o ex-diretor de investimentos Euchério Rodrigues e o ex-gerente de investimentos Pedro Pinheiro Guerra Leal, que haviam deixado seus cargos após as suspeitas envolvendo o caso Master. Confira a reportagem completa do Estadão.
Agenda econômica do dia
Os mercados acompanharam nesta sexta-feira (23) a reunião entre Estados Unidos, Rússia e Ucrânia nos Emirados Árabes Unidos, mantendo o impasse envolvendo a Groenlândia no radar.
Ainda na pauta doméstica, saiu o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), que avançou para 0,49% na terceira quadrissemana de janeiro, após encerrar em 0,43% a quadrissemana anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice acumula agora alta de 4,49% nos últimos 12 meses.
Nos Estados Unidos, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços se manteve em 52,5 em janeiro, mesmo patamar registrado em dezembro, segundo pesquisa preliminar da S&P Global divulgada hoje. O resultado ficou aquém da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam alta a 53,0.
Já o índice de sentimento do consumidor nos EUA elaborado pela Universidade de Michigan subiu para 56,4 em janeiro, ante 52,9 em dezembro, segundo levantamento final divulgado pela instituição nesta sexta-feira. O resultado veio acima da previsão de analistas consultados pela FactSet e da leitura preliminar, ambos de 54.
Esses e outros dados do dia ficaram no radar de investidores e impactaram as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa hoje.
*Com informações de Maria Regina Silva, Silvana Rocha e Luciana Xavier, do Broadcast