“No fim do ano passado, a pergunta dos gringos era quando o juro iria cair no Brasil. Ainda não tinha começado o call de metais e emergentes, com [o presidente americano Donald] Trump mais agressivo. O que o gringo está é olhando isso”, afirma Christian Keleti, presidente executivo (CEO, na sigla em inglês) da Alpha Key Capital Management.
Segundo Keleti, os questionamentos agora são em relação ao que a gestora vai fazer de hedge (proteção) para o upside da Bolsa brasileira, uma vez que o fluxo estrangeiro deve continuar e pode se intensificar. E isso, ele diz, acende um alerta. “Vamos perder referência de valuation. Se temos estabelecido que não pode ‘tradar’ um papel acima de certo valuation, não sei mais, porque o gringo está olhando para os juros, e o fluxo vem”, diz Keleti, citando que ações como Itaú (ITUB4) e Vale (VALE3) podem ter seus múltiplos alterados conforme a visão de fora.
O executivo observa que há três “flechas” apontando para cima e que podem ditar a continuidade do fluxo para a Bolsa brasileira: o cenário macroeconômico global, o início do corte de juros no Brasil e os resultados das eleições brasileiras. “Se tudo isso ‘se juntar’, é mais assustador do que o [dólar a] R$ 4,40 do meu ex-chefe [CEO da Verde Asset, Luís] Stuhlberger (conforme citado no evento ontem). A Bolsa vai estar a 300 mil [pontos]”, brinca Keleti. “Mas está ficando perigoso. Estamos ficando sem papel. Temos 200 empresas investíveis, em meio aos buy back, M&A e deslistagens.”
Christian Faricelli, portfolio manager da Absolute Investimentos, diz que a casa “gastou tempo” demais com as eleições. “Gastamos um tempo muito acima do que deveríamos em eleições, e continuamos gastando. No último mês, tivemos uma performance aquém do que deveríamos porque estávamos gastando tempo com isso. O investidor estrangeiro está começando a olhar só agora”, afirma. Mas, para ele, no final, a eleição vai ser determinante para ativos brasileiros e ainda há espaço para uma terceira via, o que seria positivo. “Com Lula, é ruim. O ‘não Lula’, bom. É bem simples”, opina.