• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

É verdade que ficou “impossível” morar em Portugal?

A inflação perdeu força nos últimos anos, mas o mercado imobiliário segue pressionando o custo de vida no país

Por Valéria Bretas

08/03/2026 | 6:30 Atualização: 09/03/2026 | 15:18

Receba esta Coluna no seu e-mail
O custo de vida em Portugal subiu nos últimos anos, impulsionado principalmente pela alta dos imóveis. Entenda o que mudou na inflação, nos preços das casas e nas despesas do dia a dia. | Adobe Stock
O custo de vida em Portugal subiu nos últimos anos, impulsionado principalmente pela alta dos imóveis. Entenda o que mudou na inflação, nos preços das casas e nas despesas do dia a dia. | Adobe Stock

Entre brasileiros que moram em Portugal, uma frase tem se repetido com frequência: “ficou impossível morar aqui”. Essa não é uma impressão que surge do nada. Ainda lembro da primeira vez que visitei o país, em 2019. Na época, fiz algumas pesquisas de preços de casas, alimentação e transporte, e tudo parecia relativamente barato. Barato nem tanto, mas o fato é que a inflação naquele período era praticamente nula em terras lusas. Por outro lado, o mercado imobiliário já mostrava sinais de aquecimento, com preços que subiam cerca de 10% ao ano.

Leia mais:
  • Portugal: o que não te contam sobre custos e experiências de morar no exterior
  • Douro: o novo destino para quem busca luxo com alma
  • Iberia aposta todas as fichas no Brasil e inaugura novos destinos aos viajantes
Cotações
30/04/2026 9h23 (delay 15min)
Câmbio
30/04/2026 9h23 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Depois veio a pandemia e, mais tarde, o choque inflacionário global que também atingiu o país. A partir de 2022, Portugal passou por um salto expressivo no custo de vida, com aumentos nos preços que chegaram praticamente ao mesmo tempo ao supermercado, à conta de energia, aos aluguéis e a diversos serviços.

Mas olhar apenas para a inflação geral não conta toda a história.

Publicidade

Ao consultar a base histórica do Instituto Nacional de Estatística (INE), encontrei um contraste interessante. Mesmo depois do pico inflacionário, o mercado imobiliário continuou a subir em ritmo acelerado. No terceiro trimestre de 2025, por exemplo, os preços das casas estavam cerca de 17,7% mais altos do que no mesmo período do ano anterior, segundo o índice oficial de preços da habitação.

Na prática, isso ajuda a explicar por que a sensação de aperto no bolso continua mesmo depois da desaceleração recente da inflação. Os preços médios podem até ter perdido parte do ímpeto em alguns setores, mas um dos gastos que mais pesam na vida de quem mora no país, a moradia, continua sem dar trégua ao orçamento. O ponto é que o país não ficou impossível. Ficou mais caro e muito menos tolerante ao improviso.

Inflação e preços das casas em Portugal na última década (2015-2025)

Ano Inflação (%)
Preço da habitação (%)
2015 0,5 3,1
2016 0,6 7,1
2017 1,6 9,2
2018 1 10,3
2019 0,3 9,6
2020 0 8,4
2021 1,3 9,4
2022 7,8 12,6
2023 4,3 8,2
2024 2,4 9,1
2025* 2,2 17,7

Fonte: Banco de Portugal (IPC) e Instituto Nacional de Estatística (Índice de Preços da Habitação). 

E para 2026, os reajustes já ajudam a desenhar o custo de vida em Portugal. Na conta de luz, por exemplo, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou uma alta de 1% nas tarifas. Em um exemplo divulgado pelo próprio regulador, um casal sem filhos que paga hoje cerca de 36,84 euros por mês, deve ver a fatura mensal subir cerca de 0,20 €. Já a conta de água também tende a subir em várias cidades ao longo do ano, já que as tarifas são definidas pelos municípios e costumam ser atualizadas periodicamente. Em Lisboa, a EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres) subiu os preços em 0,17 € por mês.

No transporte, a empresa pública ferroviária CP (Comboios de Portugal), equivalente às companhias de trem, também anunciou uma atualização média de 2,26% nos bilhetes. Os valores pagos nas autoestradas com pedágio, que são reajustados todos os anos de acordo com uma fórmula ligada à inflação, também deverão ter aumento médio de cerca de 2,29% em 2026.

Publicidade

Pensando no supermercado, não existe um reajuste oficial único, mas representantes do setor admitiram novas pressões de preços. O diretor-geral da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), uma entidade que reúne grandes redes de supermercados no país, disse em entrevista à imprensa portuguesa que produtos como carne e peixe podem subir cerca de 7% em 2026.

Para o brasileiro, é preciso preparar o bolso. Nas redes sociais, chovem relatos de pessoas que não conseguiram se sustentar e precisaram voltar para casa muito antes do previsto.

Neste outro artigo, preparei um checklist de perguntas que precisam ser respondidas antes de decidir mudar de país. Talvez esse passo a passo te ajude.

Ainda assim, a adaptação a um novo país costuma trazer despesas que nem sempre aparecem no planejamento inicial, desde depósitos de caução para o aluguel ou contratos de serviços (vamos falar sobre eles em breve). E ter uma reserva ajuda a atravessar esse período com mais tranquilidade e evita que imprevistos se transformem rapidamente em pressão financeira.

Publicidade

No cenário atual, e com essas projeções no horizonte, morar no exterior deixou de ser uma decisão que se resolve apenas com vontade. Cada vez mais, é também uma questão de planejamento financeiro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • custo de vida
  • Dicas financeiras
  • Inflação
  • mercado imobiliário
  • Portugal

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom

  • 2

    Ibovespa hoje tem 6ª queda seguida após Federal Reserve manter juros nos EUA; dólar sobe

  • 3

    Pedidos e entregas da Embraer (EMBJ3) no 1º trimestre agradam analistas, que enxergam “robustez” da companhia

  • 4

    Superquarta: mercado vê risco no recado dos bancos centrais; veja o pior cenário para o investidor

  • 5

    Balanços de bancos no 1T26 começam com crédito pressionado e foco em inadimplência

Publicidade

Quer ler as Colunas de Valéria Bretas em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Imagem principal sobre o Você pode ter dinheiro esquecido do PIS/Pasep: passo a passo para consultar e como receber
Logo E-Investidor
Você pode ter dinheiro esquecido do PIS/Pasep: passo a passo para consultar e como receber
Imagem principal sobre o Gás do Povo: além do Caixa Tem, é possível verificar se o vale está disponível nestes outros canais
Logo E-Investidor
Gás do Povo: além do Caixa Tem, é possível verificar se o vale está disponível nestes outros canais
Imagem principal sobre o Starlink: saiba qual é o plano residencial mais barato e o que está incluso no pacote
Logo E-Investidor
Starlink: saiba qual é o plano residencial mais barato e o que está incluso no pacote
Imagem principal sobre o Microaposentadoria: 4 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Logo E-Investidor
Microaposentadoria: 4 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Imagem principal sobre o IR 2026: idosos com 60 anos e 80 anos não estão na mesma ordem de prioridade da restituição
Logo E-Investidor
IR 2026: idosos com 60 anos e 80 anos não estão na mesma ordem de prioridade da restituição
Últimas: Colunas
ETFs no Brasil: crescimento consistente e uma alternativa eficiente para o investidor
Einar Rivero
ETFs no Brasil: crescimento consistente e uma alternativa eficiente para o investidor

Patrimônio mais que dobra em dois anos, base de investidores avança e diversificação consolida ativo como peça cada vez mais relevante na carteira do brasileiro

29/04/2026 | 14h22 | Por Einar Rivero
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?
Vitor Miziara
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?

Fluxo estrangeiro explica a alta do ano, não os fundamentos. Com o valuation já acima da média, o investidor precisa recalcular o jogo

28/04/2026 | 17h45 | Por Vitor Miziara
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta
Marco Saravalle
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta

Após frustrar expectativas, banco lança dúvidas sobre risco político e enfraquece a tese de dividendos

27/04/2026 | 14h18 | Por Marco Saravalle
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro
Samir Choaib
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro

Somar a renda do dependente à declaração pode elevar a alíquota e anular o ganho com deduções

25/04/2026 | 06h30 | Por Samir Choaib

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador