Citi: alta na projeção para Selic no fim de 2026 e para IPCA 2027
O Citi revisou para baixo suas estimativas para a taxa de juros no Brasil ao final de 2026. A projeção, que em abril estava em 13,25% ao ano, agora foi para 13,75%, o que significa que o ciclo de cortes pelo Banco Central (BC) ficará mais alongada na visão do banco norte-americano. Pela nova projeção, a última redução da Selic no ano ocorrerá na reunião de setembro.
Para 2027, a estimativa do Citi é de que o Copom retome o ciclo de afrouxamento no segundo semestre, levando a Selic para 11,75% ao ano.
“Essa condição monetária mais apertada é provavelmente suficiente para colocar a previsão de inflação do Copom de volta ao nível de março de 2026 (3,3%), quando o atual ciclo de cortes começou”, destrincha.
Segundo o banco, os subsídios do governo envolvendo os preços dos combustíveis podem limitar o impacto no consumidor no curto prazo, mas não reduzem a tendência de inflação acima da meta no médio e longo prazos.
Já a estimativa para o IPCA de 2026 foi mantida em 4,5%.