• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Investir em fundo imobiliário (FII) ou comprar imóvel?

O que é mais vantajoso para o investidor? Será que a liquidez de um imóvel será maior do que investir em FII?

Por Fabrizio Gueratto

19/08/2021 | 8:00 Atualização: 19/08/2021 | 7:54

Receba esta Coluna no seu e-mail
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Se você está na faixa dos 30 e poucos anos, assim como eu, com certeza já ouviu de seus pais que precisava de uma casa para morar. Quando digo que é para morar, estou falando de comprar.

Leia mais:
  • Tesouro prefixado em 11% de alta: como o investidor pode se beneficiar
  • Investidores estão pessimistas com Bolsa e menos confiantes com ações
Cotações
11/02/2026 0h56 (delay 15min)
Câmbio
11/02/2026 0h56 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É muito comum as pessoas acreditarem que possuir um imóvel é um ótimo negócio, afinal, em tese, todo mês terá um dinheiro extra pingando na sua conta. Entretanto, já pensou nos gastos que você vai ter até o imóvel começar a render?

E pior, será que a liquidez da moradia vai ser maior que seu investimento? A minha experiência pessoal com esse tipo de aplicação me diz que quase nunca isso acontece.

Publicidade

Por que não recomendo a compra de imóveis 

No meu caso, após ouvir de muitas pessoas que eu deveria “possuir um imóvel”, resolvi adquirir um apartamento. Sendo assim, comecei a procurar pelos que possuíam a maior liquidez aqui em São Paulo, até que cheguei em um pequeno apartamento na região de Moema.

Um bairro bom, movimentado e com diversas alternativas para quem mora por lá, como shoppings e supermercados ao seu redor. Após concretizar o negócio, veio o meu primeiro problema com imóveis, ter que fazer uma reforma, mesmo que bem simples, para poder alugar.

Ou seja, estaria gastando dinheiro com pintura, manutenção e outras pequenas melhorias no apartamento. Assim, eu segui tendo custos, porque até o primeiro inquilino aparecer, tive que arcar com o condomínio e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Publicidade

Problemas com inquilinos

Quando finalmente aluguei o apartamento, a pessoa não se manteve pelos três anos de contrato que tínhamos assinado. Então, começou mais uma saga para alugar de novo o apartamento.

O segundo inquilino também não ficou até o fim do contrato. E assim percebi que era melhor vender o imóvel, pois além de todo o transtorno que tive, os lucros que ele me trouxe foram mínimos.

Qual alternativa para investir em imóveis?

Publicidade

Hoje eu continuo investindo em imóveis? No momento não. Porém, já estou analisando e logo pretendo investir em fundos de investimento imobiliários (FIIs), que é muito mais vantajoso que adquirir uma propriedade.

Existem muitas vantagens para quem investe nos fundos. A primeira delas faz parte do Método MR2, ter diversificação na carteira, e melhor ainda, gastando pouco. Por exemplo, com R$ 100, você consegue investir em diversos imóveis por meio de um fundo. Ou ainda, aplicar dinheiro em “fundos de fundos”, que são formas de investir em diversos FIIs de uma só vez. Ou seja, é muita diversificação mesmo.

Vantagens de investir em fundos imobiliários

Você também pode ter uma liquidez maior, ou seja, possui mais facilidade e velocidade para ser convertido em dinheiro. Quando tentei vender meu apartamento, fiquei meses para “me livrar” daquele imóvel. Isso não acontece com os FIIs. Afinal, a venda deles é quase como uma venda de ação.

Publicidade

Com isso, temos a terceira vantagem, é muito mais previsível saber quanto esses ativos vão render. Apesar de ser uma renda variável, a média dos pagamentos dos dividendos de fundos imobiliários é de 0,6%. Isso porque é muito raro que eles rendam 0%, afinal, você está investindo em diversos imóveis de uma só vez.

Portanto, essa característica torna os investimentos muito mais práticos, até porque você só precisa adquirir ou vender os fundos, isso sem falar que eles também não necessitam de uma gestão pessoal. Claro que é preciso acompanhar a situação do fundo, mas diferente de uma propriedade, não existe a necessidade de estar ali sempre presente.

Leia mais sobre os fundos imobiliários.

Assista ao vídeo exclusivo sobre 5 dicas para investir em fundos imobiliários:

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fundos imobiliários
  • Imóveis
  • Investimentos

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Pátria conclui compra da RBR e muda a gestão de FIIs; XP avalia impactos para os cotistas

  • 3

    Resultados de Suzano e Klabin no 4T25 devem decepcionar no curto prazo, mas analistas veem forte valorização

  • 4

    "Investidor institucional segura interesse em cripto", diz head global da Coinbase

  • 5

    Ibovespa hoje cai e perde os 186 mil pontos com IPCA, Haddad e dados dos EUA no foco

Publicidade

Quer ler as Colunas de Fabrizio Gueratto em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Logo E-Investidor
Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Imagem principal sobre o INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Logo E-Investidor
INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Imagem principal sobre o FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Logo E-Investidor
FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Imagem principal sobre o INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Logo E-Investidor
INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Imagem principal sobre o FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Logo E-Investidor
FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Últimas: Colunas
Na escolinha dos bancos, o Itaú é o melhor aluno da turma e o resto só assiste
Katherine Rivas
Na escolinha dos bancos, o Itaú é o melhor aluno da turma e o resto só assiste

Banco empilha resultados fortes, lidera em rentabilidade e mostra por que ainda está anos à frente da concorrência

10/02/2026 | 18h08 | Por Katherine Rivas
Aos traumatizados do Master, há alternativa – e não é outro CDB
Luciana Seabra
Aos traumatizados do Master, há alternativa – e não é outro CDB

Caso do Banco Master expõe riscos ignorados em CDBs e reforça a importância de entender crédito privado antes de investir

10/02/2026 | 14h43 | Por Luciana Seabra
Mercado financeiro: a dúvida sobre um possível apoio de Tarcísio a Flávio
Erich Decat
Mercado financeiro: a dúvida sobre um possível apoio de Tarcísio a Flávio

Mercado financeiro avalia cenários para 2026 e 2030 diante do avanço de Flávio Bolsonaro e da possível ausência de Tarcísio de Freitas na disputa presidencial

09/02/2026 | 14h38 | Por Erich Decat
Crise de saúde mental: todos veem, poucos encaram o custo no trabalho
Ana Paula Hornos
Crise de saúde mental: todos veem, poucos encaram o custo no trabalho

Por que o sofrimento psíquico deixou de ser assunto privado e entrou na agenda das empresas, da governança e da lei (NR-01)

07/02/2026 | 06h30 | Por Ana Paula Hornos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador