Como já falei diversas vezes, apesar de ter o sonho de um dia ser piloto de avião, eu jamais invisto o meu dinheiro em nada que voa; e isso vale para companhias aéreas e empresas que fabricam aeronaves.
Não, o motivo não é porque considero as empresas ruins. A Embraer (EMBR3), por exemplo, é um orgulho nacional. Uma das poucas empresas que o Brasil tem que realmente produz tecnologia, ou seja, produtos de altíssimo valor agregado. Sempre pergunto quanto vale um caminhão lotado de soja e quanto custa o mesmo veículo lotado de iPhones?
Por que não invisto em ações do setor aéreo?
Estou falando tudo isso para explicar por que não invisto. O setor aéreo é problemático por si só. Depende muito do dólar, como o leasing, peças e combustível, além de apresentar margens minúsculas de lucro. Além disso, não conheço nenhum outro setor em que exista um porcentual tão grande de empresas que já quebraram.
Mas o motivo deste artigo não é para explicar os motivos pelos quais eu não invisto e muito menos convencer alguém a não investir. Decidi escrever depois de receber mensagens no meu canal do YouTube de pessoas se vangloriando porque ganharam 200% investindo em ações da GOL (GOLL4) ou da Smiles (SMLS3), por exemplo, como se quem não investiu fosse burro.
Publicidade
Em primeiro lugar, não existe uma única estratégia de investimento correta. Existem investidores que ganham dinheiro com day trade, swing trade ou buy and hold, claro, em proporções totalmente diferentes. Supondo que esses investidores de GOL (GOLL4) e Smiles (SMLS3) sejam swing traders, ou seja, compram, seguram por algumas semanas a ação e depois vendem.
Essa pode ser uma estratégia correta, sim.
E é neste ponto que queria chegar. Se um investidor não é trader e nem um especialista em análise técnica, então obrigatoriamente ele precisa no mínimo saber ler o balanço de uma empresa, analisar o setor como um todo, ver os múltiplos, quem são os controladores e analisar uma série de informações para ter a certeza da tomada de decisão, independentemente se estará certa ou não.
O preço de uma ação importa?
O preço de uma ação ou de qualquer coisa que compramos importa, sim, mas não deve ser o único fator a ser olhado. Quando a única coisa que olhamos é o preço, negligenciamos o risco, pois vira uma análise muito simplista. Estava X, agora está 25% de X, portanto, não tem como dar errado. Vai subir. Pois é.
Voltando ao setor aéreo, será que esse investidor já leu a história para ver quantas companhias aéreas quebram no Brasil e no mundo? Se é tão fácil ganhar 200% com um único ativo, por que os gestores dos grandes fundos não conseguem entregar essa performance em um único mês e, na maioria das vezes, nem mesmo em um ano? Será que realmente você é mais inteligente que grandes profissionais e suas equipes, que possuem um acesso à informação de bastidor muito maior do que todos nós?
Sou mais esperto que Warren Buffet por ter essa rentabilidade?
O maior investidor de todos os tempos, Warren Buffett, foi obrigado a admitir ao mundo que fez besteira investindo em companhias aéreas e cometeu este erro mais de uma vez. Volto a dizer. As empresas eram boas, o grande problema é o setor como um todo e suas variáveis.
Publicidade
Veja o caso do Boeing 737 Max que está parado no solo em todo o mundo ou a Latam (LTM) que está em recuperação judicial. Se você investe em uma ação de alto risco como Gol (GOLL4) ou Azul (AZUL4), porque fez uma análise completa da empresa e esses ativos cabem dentro da sua estratégia, parabéns, pois significa que, certo ou errado, você tem uma estratégia e está muito bem fundamentado na sua tomada de decisão. Mas se você investiu apenas porque estava barato e achou que a única opção era subir e queria multiplicar o seu investimento rapidamente, cuidado. Talvez você tenha tido o “azar de ter sorte” e isso vai prejudicar você num futuro próximo.
Nós, seres humanos, sempre tentamos ser mais espertos que os demais e quando conseguimos, por sorte ou não, achamos que somos mais inteligentes e que todo o mercado financeiro é burro, pois não conseguiu enxergar algo que estávamos vendo. Ah, respondendo à pergunta do título: talvez, não tenho certeza, você seja mais inteligente Warren Buffett, sim! Afinal, pode ser que a estratégia dele já esteja ultrapassada. O tempo dirá quem realmente constrói patrimônio no longo prazo e quem apenas gira a roleta.
Quer investir melhor o seu dinheiro? Se inscreva agora na “Jornada Bilionária”. É gratuita! Confira também os 10 motivos que me fazem não investir em companhias aéreas:
Publicidade