O que este conteúdo fez por você?
- Apesar de ser focado em um nicho diferente, o BTG (BPAC11), maior banco de investimentos da América Latina, deverá ser o maior concorrente do Nubank e não será em número de clientes, mas em atendimento, produtos e solidez
- Se analisarmos friamente, não existe nada que o Nubank possua e que o BTG fique para trás
- O atendimento do BTG também é de excelência, com profissionais de alto nível e não apenas um serviço de telemarketing com pessoas respondendo dúvidas com respostas automáticas, como ocorre em alguns bancos digitais
O BTG Pactual (BPAC11) acaba de anunciar o seu banco digital, o BTG+. Acontece que esse anúncio ocorre logo em seguida do Nubank (NuConta) anunciar a compra da corretora Easynvest.
Leia também
Com 30 milhões de clientes, o roxinho não apenas começará a dar lucro, no máximo, a partir de 2021, mas também rentabilizará a operação agora oferecendo investimentos.
Algo que poucas pessoas perceberam é que o Nubank ajudará o mercado de renda variável a crescer. Já imaginou 30 milhões de apaixonados por uma instituição financeira podendo facilmente acessar as ações disponíveis na B3 (B3SA3)?!
Quais são os diferenciais do BTG+
Entretanto, apesar de ser focado em um nicho diferente, o BTG (BPAC11), maior banco de investimentos da América Latina, deverá ser o maior concorrente do Nubank e não será em número de clientes, mas em atendimento, produtos e solidez.
Publicidade
Para quem pouco conhece a história da NuConta, os grandes pilares foram os investimentos em tecnologia para tornar os serviços bancários fáceis e acessíveis, a ausência de taxas e, principalmente, o atendimento de excelência, em que um único atendente consegue resolver qualquer tipo de problema.
Porém, se analisarmos friamente, não existe nada que o Nubank possua e que o BTG fique para trás. O atendimento do BTG também é de excelência, com profissionais de alto nível e não apenas um serviço de telemarketing com pessoas respondendo dúvidas com respostas automáticas, como ocorre em
alguns bancos digitais.
Em questão de produtos financeiros no Brasil e no exterior, o BTG também é imbatível. Entretanto, não será o roxinho o maior prejudicado.
Banco Inter também deve ser afetado pelo novo concorrente
O Banco Inter (BIDI4 e BIDI11) tinha o grande diferencial entre os bancos digitais pelo fato de oferecer uma plataforma de investimentos. Mesmo assim, sua operação é pouco lucrativa e chegou a dar prejuízo em 2020.
Eu mesmo testei a instituição e pude entender um pouco mais. Além de ser uma dificuldade para falar com um atendente, muitas vezes o profissional é raso nas respostas e não resolve o seu problema. Em uma das contas PJ que movimenta um volume considerável de recursos, foi negado por várias vezes o cartão de crédito, o que torna inviável a operação.
Publicidade
Conclusão: não tem como manter a conta a não ser que seja para operações básicas do dia a dia. Com a chegada do BTG, o jogo muda completamente. Uma instituição sólida, reconhecida pela excelência e com capital para investir.
Porém, ainda neste ano, a XP Investimentos também deve lançar o seu banco digital para acirrar ainda mais a concorrência, provavelmente com o foco de encarar o BTG.
Rico Investimentos segue a Clear, com taxas zero
O único que ganha com toda esta guerra é o cliente, que cada vez mais tem instituições financeiras de primeira linha, sem tarifas e com taxas de investimentos menores.
Não é à toa que semana passada a Rico Investimentos seguiu a linha da Clear e zerou a taxa de corretagem no mesmo dia em que o Nubank anunciou a compra da Easynvest. Acredite, ainda tem muita água para rolar debaixo desta ponte.
Confira nosso texto sobre o lançamento do novo banco digital do BTG Pactual.
Publicidade