Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto é especialista em investimentos, com mais de 15 anos de experiência, além de ser o apresentador e financista do Canal de YouTube 1Bilhão Educação Financeira, com mais de 300 mil inscritos e 12 milhões de visualizações em pouco mais de 1 ano de trabalho. Atualmente, com 36 anos de idade, Fabrizio é palestrante e autor do livro “De Endividado a Bilionário”.

Escreve às terças e quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

BTG+ é concorrente de peso para a Nuconta, do Nubank

BTG+ chega ao mercado após Nubank anunciar compra da Easynvest e deve acirrar a disputa entre os bancos digitais

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
  • Apesar de ser focado em um nicho diferente, o BTG (BPAC11), maior banco de investimentos da América Latina, deverá ser o maior concorrente do Nubank e não será em número de clientes, mas em atendimento, produtos e solidez
  • Se analisarmos friamente, não existe nada que o Nubank possua e que o BTG fique para trás
  • O atendimento do BTG também é de excelência, com profissionais de alto nível e não apenas um serviço de telemarketing com pessoas respondendo dúvidas com respostas automáticas, como ocorre em alguns bancos digitais

O BTG Pactual (BPAC11) acaba de anunciar o seu banco digital, o BTG+. Acontece que esse anúncio ocorre logo em seguida do Nubank (NuConta) anunciar a compra da corretora Easynvest.

Com 30 milhões de clientes, o roxinho não apenas começará a dar lucro, no máximo, a partir de 2021, mas também rentabilizará a operação agora oferecendo investimentos.

Algo que poucas pessoas perceberam é que o Nubank ajudará o mercado de renda variável a crescer. Já imaginou 30 milhões de apaixonados por uma instituição financeira podendo facilmente acessar as ações disponíveis na B3 (B3SA3)?!

Quais são os diferenciais do BTG+

Entretanto, apesar de ser focado em um nicho diferente, o BTG (BPAC11), maior banco de investimentos da América Latina, deverá ser o maior concorrente do Nubank e não será em número de clientes, mas em atendimento, produtos e solidez.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Para quem pouco conhece a história da NuConta, os grandes pilares foram os investimentos em tecnologia para tornar os serviços bancários fáceis e acessíveis, a ausência de taxas e, principalmente, o atendimento de excelência, em que um único atendente consegue resolver qualquer tipo de problema.

Porém, se analisarmos friamente, não existe nada que o Nubank possua e que o BTG fique para trás. O atendimento do BTG também é de excelência, com profissionais de alto nível e não apenas um serviço de telemarketing com pessoas respondendo dúvidas com respostas automáticas, como ocorre em
alguns bancos digitais.

Em questão de produtos financeiros no Brasil e no exterior, o BTG também é imbatível. Entretanto, não será o roxinho o maior prejudicado.

Banco Inter também deve ser afetado pelo novo concorrente

O Banco Inter (BIDI4 e BIDI11) tinha o grande diferencial entre os bancos digitais pelo fato de oferecer uma plataforma de investimentos. Mesmo assim, sua operação é pouco lucrativa e chegou a dar prejuízo em 2020.

Eu mesmo testei a instituição e pude entender um pouco mais. Além de ser uma dificuldade para falar com um atendente, muitas vezes o profissional é raso nas respostas e não resolve o seu problema. Em uma das contas PJ que movimenta um volume considerável de recursos, foi negado por várias vezes o cartão de crédito, o que torna inviável a operação.

Conclusão: não tem como manter a conta a não ser que seja para operações básicas do dia a dia. Com a chegada do BTG, o jogo muda completamente. Uma instituição sólida, reconhecida pela excelência e com capital para investir.

Porém, ainda neste ano, a XP Investimentos também deve lançar o seu banco digital para acirrar ainda mais a concorrência, provavelmente com o foco de encarar o BTG.

Rico Investimentos segue a Clear, com taxas zero

O único que ganha com toda esta guerra é o cliente, que cada vez mais tem instituições financeiras de primeira linha, sem tarifas e com taxas de investimentos menores.

Não é à toa que semana passada a Rico Investimentos seguiu a linha da Clear e zerou a taxa de corretagem no mesmo dia em que o Nubank anunciou a compra da Easynvest. Acredite, ainda tem muita água para rolar debaixo desta ponte.

Confira nosso texto sobre o lançamento do novo banco digital do BTG Pactual.