Este texto foi enviado primeiro para assinantes da newsletter “É Noite no Condado”, disparada todas as noites, de segunda a sexta-feira. Para receber na sua caixa de e-mail o melhor do mercado financeiro com comentários exclusivos do Faria Lima Elevator, cadastre-se gratuitamente.
Amanheceu, Condado!
É tanta superstição colada no mês de maio que não sei qual está valendo para 2020. Daqui a pouco é o Ibovespa adaptando o rodízio dos carros em São Paulo no seu resultado: um mês negativo, outro positivo. Se abril foi positivo… Deixa pra lá para ninguém pensar em mau agouro. O problema é que uma segunda onda do coronavírus começou lá na China e nós aqui no Brasil nem conseguimos desempinar a primeira onda. É assim que se cria a maldição perfeita: a incompetência unida à superstição.
Publicidade
Estes são os destaques no E-Investidor, com comentários do Faria Lima Elevator:
3 perguntas para se fazer antes de investir em uma ação
As dicas são ótimas, mas talvez exista uma versão tupiniquim para essas perguntas: 1) o governo tem interesse que essa empresa quebre? 2) Ela tem potencial de estar envolvida em esquemas de corrupção? 3) Tem X no final do ticker?
A maldição de maio vai se repetir em 2020?
Tô mais preocupado é com a maldição de 2020 se repetir em maio. Vem segunda onda? Aliás, em 2019 tivemos quase um zero a zero (leve alta) e foi o melhor resultado em quase uma década para maio. Vamos bater esse recorde!
Poupança substitui aplicação na renda fixa
Já vejo a cena, minha tia avó de 94 anos, no almoço online da família se gabando que o investimento dela está dando mais resultado que o meu FIA no ano. A prova de que até política de investimento quebrada acerta duas vezes na década.
Socialismo para os investidores, capitalismo para todos os outros
Vou-me embora pra Pasárgada, lá sou amigo do rei. O Rei no caso são os BCs e Pasárgada são os países que precisam apresentar bons números econômicos/financeiros para garantir as eleições.
Stratus: “Tudo vai voltar diferente do que era antes do vírus”
O mundo parece ter “redescoberto” que a tecnologia e o mercado de capitais já estavam ali para ajudar em vários negócios. Faz só algumas décadas que ambos estão revolucionando a sociedade, a questão é que agora uma recessão apertou o botão de acelerar.
Pensamento do dia:
O time da analistas da FLAM está entrando com um pedido na CVM para somente permitir a venda de ações em dias pares por investidores com CPF/CNPJ terminado com números pares. O mesmo vale no caso dos ímpares.
A medida visa a redução da volatilidade.
— Faria Lima Elevator (@FariaLimaElevat) May 11, 2020
Prepare-se para esta terça-feira:
- Segunda onda? Atenção voltada para a Ásia e os novos casos de covid-19 após o fim de medidas de isolamento social
- Agenda política dominante no Brasil com os depoimentos sobre a interferência do Planalto na Polícia Federal
- Ata do Copom no radar do investidor local
- No calendário de balanços do 1º Trimestre: Braskem, BTG, Even, Sinqia, Trisul entre outras empresas
Gostou? Cadastre-se e receba “É Noite no Condado” na sua caixa de e-mail.