• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Empreendedorismo na pandemia? Decifre o medo e lucre com isso

Mesmo que o ambiente externo não favoreça, temos recursos internos para virar o jogo

Por Ana Paula Hornos

19/07/2021 | 9:03 Atualização: 19/07/2021 | 9:40

Receba esta Coluna no seu e-mail
Se não há sonho, se não há confiança, como manter acesa a chama do DNA empreendedor? Foto: Envato Elements
Se não há sonho, se não há confiança, como manter acesa a chama do DNA empreendedor? Foto: Envato Elements

O que eu quero fazer antes de morrer? Em 2009, a artista Candy Chang criou nos Estados Unidos uma lousa gigante em parede pública para as pessoas completarem a frase “antes de morrer, eu quero…” e assim registrarem seus desejos mais importantes. Nunca, neste último século, a humanidade esteve tão intensamente em luto coletivo como na atual pandemia. Todos nós tivemos, de certa forma, perdas profundas.

Leia mais:
  • Sete erros financeiros gerados pela ansiedade
  • Improvisar é uma das melhores maneiras de montar novos negócios
  • Por que empreendedores são encantadores de serpentes
  • O que Fortnite ensina sobre negócios? 6 lições para empreendedores
  • Cinco erros financeiros cometidos por amor
Cotações
29/04/2026 19h13 (delay 15min)
Câmbio
29/04/2026 19h13 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O contato com a morte gera medo, tristeza e dor, mas também pode ser uma oportunidade única de reflexão com a essência e o propósito da vida. Lancei a mesma pergunta de Chang recentemente em minhas redes sociais e me chamou a atenção a carência de sonhos e a falta de clareza nos objetivos de vida através das respostas recebidas.

O brasileiro parou de sonhar?

Segundo pesquisa mundial do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), divulgada pelo Sebrae em 2019, o Brasil ocupa a primeira posição em empreendedorismo no mundo. Empreender é a arte de transformar uma ideia em ação. Mas se não há sonho, se não há confiança, como manter acesa a chama do DNA empreendedor?

O cenário de pandemia despertou intenso medo e ansiedade, sentimentos que preparam o cérebro para reações de luta e fuga. Por ser uma situação de extrema incerteza, cada indivíduo, reagindo a seu modo, pode passar por paralisia, pela negação, por narrativas de autoengano e por depressão. Ao ser lançado ao instinto mais primitivo da sobrevivência, é desperto em si o individualismo e o egocentrismo, como estratégias de proteção pessoal.

Publicidade

Muito embora, infelizmente, ao longo da história econômica de nosso país, estejamos treinados a conviver com a instabilidades e obstáculos, o contexto atual despertou um fechamento psicológico nas relações e disparou com força conflito dos extremos, polarização, com sérios riscos para a criatividade e inovação.

Onde há então oportunidade e esperança nesse cenário?

Mesmo que o ambiente externo não favoreça, a boa notícia é que temos recursos internos em nosso cérebro para virar o jogo, como os sistemas límbico e cortical. No entanto, para acioná-los, é necessário virar a câmera frontal do modo “self” para a observação do entorno e da necessidade do outro.

O empreendedorismo começa a partir de uma ideia que só pode existir como solução da dor e do problema do próximo. Sem observar a necessidade do outro, sem abertura para a empatia, não há como empreender.

A proximidade da morte é uma oportunidade única para a percepção do valor e do propósito da vida. Se tivermos a capacidade de ressignificar o medo e o apego à própria defesa, para ligar o radar da compaixão, da empatia e do altruísmo, seremos capazes de agarrar a esperança, identificar oportunidades para novos negócios, projetos e retomar a construção de uma sociedade novamente colaborativa, criativa e produtiva.

Medo ou esperança? Paralisia ou ação? Autoconhecimento ou insegurança? Egoísmo ou altruísmo? Polarização ou cooperação? Segundo semestre de 2021 está aí. Você pode escolher de que lado quer ficar.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • covid-19
  • Empreendedorismo
  • Estados Unidos

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom

  • 2

    Ibovespa hoje tem 6ª queda seguida após Federal Reserve manter juros nos EUA; dólar sobe

  • 3

    Pedidos e entregas da Embraer (EMBJ3) no 1º trimestre agradam analistas, que enxergam “robustez” da companhia

  • 4

    Ibovespa hoje fecha abaixo de 190 mil pontos com tensão EUA-Irã, Focus e Superquarta no radar; dólar cai

  • 5

    Superquarta: mercado vê risco no recado dos bancos centrais; veja o pior cenário para o investidor

Publicidade

Quer ler as Colunas de Ana Paula Hornos em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Imagem principal sobre o Você pode ter dinheiro esquecido do PIS/Pasep: passo a passo para consultar e como receber
Logo E-Investidor
Você pode ter dinheiro esquecido do PIS/Pasep: passo a passo para consultar e como receber
Imagem principal sobre o Gás do Povo: além do Caixa Tem, é possível verificar se o vale está disponível nestes outros canais
Logo E-Investidor
Gás do Povo: além do Caixa Tem, é possível verificar se o vale está disponível nestes outros canais
Imagem principal sobre o Starlink: saiba qual é o plano residencial mais barato e o que está incluso no pacote
Logo E-Investidor
Starlink: saiba qual é o plano residencial mais barato e o que está incluso no pacote
Imagem principal sobre o Microaposentadoria: 4 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Logo E-Investidor
Microaposentadoria: 4 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Imagem principal sobre o IR 2026: idosos com 60 anos e 80 anos não estão na mesma ordem de prioridade da restituição
Logo E-Investidor
IR 2026: idosos com 60 anos e 80 anos não estão na mesma ordem de prioridade da restituição
Imagem principal sobre o IR 2026: idosos com 60 e 80 anos estão na mesma ordem de prioridade para receber a restituição?
Logo E-Investidor
IR 2026: idosos com 60 e 80 anos estão na mesma ordem de prioridade para receber a restituição?
Imagem principal sobre o O salário não caiu 5° dia útil? Veja como resolver o atraso
Logo E-Investidor
O salário não caiu 5° dia útil? Veja como resolver o atraso
Últimas: Colunas
ETFs no Brasil: crescimento consistente e uma alternativa eficiente para o investidor
Einar Rivero
ETFs no Brasil: crescimento consistente e uma alternativa eficiente para o investidor

Patrimônio mais que dobra em dois anos, base de investidores avança e diversificação de produtos consolida ETFs como peça cada vez mais relevante na carteira do brasileiro

29/04/2026 | 14h22 | Por Einar Rivero
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?
Vitor Miziara
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?

Fluxo estrangeiro explica a alta do ano, não os fundamentos. Com o valuation já acima da média, o investidor precisa recalcular o jogo

28/04/2026 | 17h45 | Por Vitor Miziara
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta
Marco Saravalle
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta

Após frustrar expectativas, banco lança dúvidas sobre risco político e enfraquece a tese de dividendos

27/04/2026 | 14h18 | Por Marco Saravalle
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro
Samir Choaib
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro

Somar a renda do dependente à declaração pode elevar a alíquota e anular o ganho com deduções

25/04/2026 | 06h30 | Por Samir Choaib

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador