• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Navegando em águas incertas: onde investir em tempos de crise

A crise na Ucrânia acelera e acentua este movimento, além de trazer enorme volatilidade de curto-prazo

Por Dan Kawa

23/03/2022 | 7:31 Atualização: 23/03/2022 | 7:31

Receba esta Coluna no seu e-mail
Foto: Envato Elements
Foto: Envato Elements

Tenho refletido bastante sobre como se posicionar em um ambiente de elevada incerteza econômica e maior volatilidade dos ativos de risco ao redor do mundo. Em meu chapéu de alocador (lembrando que passei mais de 15 anos como portfólio manager de fundo multimercado/hedge fund), entendo que temos que focar no longo prazo, mas sem ignorar os potenciais riscos de curto prazo.

Leia mais:
  • Como explicar o bom desempenho dos ativos do Brasil este ano?
  • Desaceleração econômica: o novo desafio mundial
  • China: Risco ou Oportunidade?
Cotações
05/10/2025 3h22 (delay 15min)
Câmbio
05/10/2025 3h22 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Costumo dizer que pilotar portfólios de famílias e clientes institucionais é como pilotar um grande transatlântico. Gerir um portfólio de um fundo multimercado é como pilotar um jet-ski, em termos de agilidade, velocidade e quantidade de curvas e mudanças de rota que você é capaz de fazer e que o seu mandato lhe permite.

Acredito que nos próximos meses será impossível prever os movimentos de curto prazo (1 dia até 1 mês) dos mercados. Diria até que será difícil explicar muitos dos movimentos “ex-post”. O longo prazo (3 anos para frente) está permeado de incertezas que inviabilizam conclusões mais firmes. Assim, acho que precisamos focar no médio prazo (1 a 3 anos). Mas como?

Publicidade

Primeiro, é necessário termos a consciência e a humildade de que cometeremos erros de avaliação de cenário. Além disso, novas variáveis podem (e devem) surgir no horizonte. Para reduzir o impacto disso nos portfólios, será importante buscar ativos cujos preços, valuations e posição técnica parecem mais saudáveis. Em outras palavras, buscar alocações cujo nível de preço já apresenta prêmio de risco suficiente para “aguentar” deteriorações adicionais de cenário.

Segundo, não podemos nos perder na volatilidade de curto prazo. Não devemos reagir a cada nova notícia. Nestes momentos, “menos é mais”. Fazer poucas movimentações no portfólio é uma decisão importante de investimentos e pode ser, inclusive, mais rentável e menos custosa.

Finalmente, mas não menos importante, por mais difícil que seja, tentar separar os ruídos dos sinais.

Dito tudo isso, acredito que estamos em um ambiente onde a inflação será mais elevada estruturalmente no mundo. A liquidez será menos abundante e os bancos centrais terão que atuar de maneira mais proativa e agressiva. Este deve ser o pano de fundo de médio prazo, a grande tese econômica que deve permear a estruturação de qualquer portfólio ou carteira.

Publicidade

A guerra na Ucrânia acelera e acentua este movimento, além de trazer enorme volatilidade de curto prazo a diversas classes de ativos, mas não muda seu pano de fundo central.

A intensificação da pandemia (Ômicron) na China deve durar de 2 a 6 semanas, assim como no resto do mundo, e trazer embaraço relevante a cadeia produtiva global. Todavia, tende a ser pontual e endereçável, assim como vimos nos demais países nos últimos meses.

Diante disso, vejo ativos de renda fixa no mundo desenvolvido como pouco atrativos em termos de valuations e posição técnica. A despeito da queda recente, ainda não vejo um bom risco versus retorno nas bolsas dos EUA e nos mercados de crédito do país.

Na Europa, o mercado de ações já começa a apresentar um nível de preço mais atrativo, mas em um cenário bastante desafiador e com riscos de cauda relevantes e crescentes.

Publicidade

Continuo vendo enormes oportunidades nos mercados da China, mas com a humildade de reconhecer que a volatilidade de curto-prazo está gigantesca. Será praticamente impossível acertar o ponto de inflexão deste mercado. Alocações nesta classe precisam ser consideradas, mas apenas para aqueles com visão de longo prazo e capacidade de administrar psicologicamente altos níveis de volatilidade de curto prazo.

No Brasil, a despeito dos desafios econômicos (negativos) de longo prazo e dos fluxos (positivos) de curto prazo, os ativos locais encontram-se em nível de preços atrativos e posição técnica saudável. Destaque para o mercado de ações neste sentido, mas há prêmios não desprezíveis no mercado de renda fixa. No câmbio, já tenho dúvidas maiores em relação a posição técnica e preço, mas vejo fluxos ainda favoráveis de curto prazo para nossa moeda.

No geral, continuo vendo um ambiente desafiador, com muita incerteza e volatilidade ao longo do ano. Reconheço que temos que monitorar e entender os vetores de curto prazo, mas tomando o cuidado de evitar reagir a todos eles.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Inflação
  • Investimentos
  • mercado
  • Riscos

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Banco Master contrata Laplace para venda de ativos; Will Bank é principal aposta

  • 2

    Como as mudanças na tributação impactam no planejamento da alta renda

  • 3

    Os ‘boomers’ milionários que economizam porque têm medo de ficar sem dinheiro

  • 4

    Em meio à derrocada das ações, ex-CFO da Ambipar (AMBP3) marca reunião privada com a CVM

  • 5

    “Se fosse pagar em dinheiro, o custo seria de R$ 8 mil”: as vantagens e os riscos dos programas de pontos e milhas

Publicidade

Quer ler as Colunas de Dan Kawa em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quem aposta em bet pode perder o Bolsa Família?
Logo E-Investidor
Quem aposta em bet pode perder o Bolsa Família?
Imagem principal sobre o Quem vai compensar a isenção do Imposto de Renda para equilibrar as contas?
Logo E-Investidor
Quem vai compensar a isenção do Imposto de Renda para equilibrar as contas?
Imagem principal sobre o Lollapalooza: posso pedir reembolso se a atração principal do dia for alterada?
Logo E-Investidor
Lollapalooza: posso pedir reembolso se a atração principal do dia for alterada?
Imagem principal sobre o Jovens voltam ao mercado e movimentam economia: o que explica esse cenário?
Logo E-Investidor
Jovens voltam ao mercado e movimentam economia: o que explica esse cenário?
Imagem principal sobre o 4 despesas que aposentados podem cortar para economizar no fim do mês
Logo E-Investidor
4 despesas que aposentados podem cortar para economizar no fim do mês
Imagem principal sobre o Estes métodos vão te ajudar a quitar dívidas de cartão de crédito e escapar dos juros
Logo E-Investidor
Estes métodos vão te ajudar a quitar dívidas de cartão de crédito e escapar dos juros
Imagem principal sobre o Qual o novo prazo que o INSS pode estipular para encerrar o auxílio-doença?
Logo E-Investidor
Qual o novo prazo que o INSS pode estipular para encerrar o auxílio-doença?
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com eletrodomésticos em casa
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com eletrodomésticos em casa
Últimas: Colunas
Fraude virou ciência: como escapar de golpes que usam a sua mente
Ana Paula Hornos
Fraude virou ciência: como escapar de golpes que usam a sua mente

Do WhatsApp ao drink adulterado, golpes cada vez mais sofisticados mostram que a confiança virou alvo

04/10/2025 | 09h30 | Por Ana Paula Hornos
OPINIÃO. Não é sobre ter dinheiro, é sobre construir dinastias
Carol Paiffer
OPINIÃO. Não é sobre ter dinheiro, é sobre construir dinastias

Mais do que fortuna, construir uma dinastia é criar legado, propósito e conexões que resistem ao tempo

03/10/2025 | 15h17 | Por Carol Paiffer
Temporada de recordes na B3: 24 ações batem máximas históricas no 3º tri e sinalizam movimentos estratégicos
Einar Rivero
Temporada de recordes na B3: 24 ações batem máximas históricas no 3º tri e sinalizam movimentos estratégicos

Mesmo com juros elevados, papéis do Ibovespa mostram onde estão as oportunidades táticas e recuperação setorial

03/10/2025 | 14h35 | Por Einar Rivero
OPINIÃO: Bolsa Família virou maquiagem do pleno emprego
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO: Bolsa Família virou maquiagem do pleno emprego

A matemática não fecha: mais gasto social, menos força de trabalho e mais imposto para quem produz

02/10/2025 | 15h25 | Por Fabrizio Gueratto

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador