Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto tem quase 20 anos de experiência no mercado financeiro. É especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, autor do livro “De Endividado a Bilionário”, fundador da Gueratto Press e criador do Canal 1Bilhão, com quase 21 milhões de visualizações no YouTube

Escreve semanalmente às quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

A Americanas detonou a reserva de emergência dos clientes do Nubank?

Jamais se deve investir em um fundo de investimento em que não se saiba exatamente quais ativos há dentro dele

Investidores foram surpreendidos com prejuízos (Fonte: Nubank/Divulgação)
  • Como todos sabem, alguns setores têm muito mais riscos do que outros. Companhias aéreas e varejistas, possuem muito mais chances de quebrarem do que empresas de commodities, por exemplo
  • Como em todas as crises, o que resta são os aprendizados. Jamais concentre todos os seus investimentos em qualquer ativo que seja

Os clientes do Nubank (NuConta) tiveram uma surpresa com o absurdo que aconteceu dentro das Americanas (AMER3). Isso porque um dos fundos que os clientes usavam para reserva de emergência, declarado como sendo de baixo risco e alta liquidez, tinha parte do seu patrimônio alocado em debêntures da Americanas.

A consequência foi que o fundo entregou 37% do CDI nos últimos 30 dias. Neste caso, conseguimos observar duas coisas importantes que todo investidor precisa aprender.

A primeira é que jamais se deve investir em um fundo de investimento em que não se saiba exatamente quais ativos há dentro dele. A segunda é que, dentre os ativos de renda fixa que possuem maior risco, crédito privado, ou seja, emprestar dinheiro para empresas, talvez seja o primeiro da fila. Na minha opinião, este tipo de ativo jamais deve ser usado para a reserva de emergência.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Entretanto, neste caso, há algo ainda mais grave.

Como todos sabem, alguns setores têm muito mais riscos do que outros. Companhias aéreas e varejistas, possuem muito mais chances de quebrarem do que empresas de commodities, por exemplo. O que deixa o investimento em reserva de emergência com ainda mais risco. Como o próprio nome diz, reserva de emergência é para algo imediato e emergencial. Este investimento não foi feito para entregar grandes rentabilidades.

Como em todas as crises, o que resta são os aprendizados. Jamais concentre todos os seus investimentos em qualquer ativo que seja. Estude sempre para saber em que exatamente você está investindo. E o mais importante, na hora de avaliar o risco, sempre visualize o pior cenário possível e como sua carteira de investimentos iria reagir a isso.

Ah, e lembre-se: não existe almoço grátis!

Confira abaixo o posicionamento do Nubank enviado ao E-Investidor sobre o caso

“O Nu Reserva Imediata é um fundo de renda fixa com grau de investimento, possui rentabilidade nominal positiva de 2,72% nos últimos 90 dias, e segue trajetória de rentabilidade de longo prazo, apoiada pela diversificação de investimentos. Assim como dezenas de fundos no mercado com o mesmo perfil, o Nu Reserva Imediata também investe em ativos de crédito privado, dentro de um limite regulatório. A pequena parcela de investimento em debêntures das Lojas Americanas, historicamente avaliada como Triple A por diferentes casas de rating, já foi revista pela Nu Asset Management”, diz o Nubank, em nota.

Os textos de colunistas não refletem necessariamente a opinião do E-Investidor