Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto tem quase 20 anos de experiência no mercado financeiro. É especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, autor do livro “De Endividado a Bilionário”, fundador da Gueratto Press e criador do Canal 1Bilhão, com quase 21 milhões de visualizações no YouTube

Escreve semanalmente às quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

Lula e Bolsonaro em 2022: qual seria o melhor presidente para a B3?

Não é possível prever o vencedor das eleições, no entanto, o investidor deve analisar todos os cenários

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil (Sergio Lima/AFP)

E se o Lula vencer as eleições de 2022? A economia do Brasil entraria em colapso? Apesar de muitos serem contra o político, não podemos descartar essa possibilidade. Afinal, várias pesquisas apontam a vitória do ex-presidente. No entanto, antes de tomar qualquer decisão precipitada, o investidor precisa analisar com calma todos os cenários. Não é possível prever o futuro, mas dá para ter uma noção do que vai acontecer ao considerar eventos passados.

Primeiramente, se o Lula não vencer o pleito, ou nem mesmo chegar a se candidatar, o próximo na fila da vitória é o Jair Bolsonaro (sem partido). Um é de direita e o outro de esquerda. No entanto, é verdade mesmo que o Brasil só pode andar para frente se a direita estiver no poder? Quando temos investimentos e dinheiro aplicado no País, as emoções e preferências políticas pouco importam. Além disso, a paixão por determinado político aumenta as chances de um investidor perder a mão, justamente porque ele ignora os riscos.

Governo Bolsonaro e as falsas promessas

Dando uma olhada no começo do governo Bolsonaro, suas promessas incluíam deixar a inflação e o dólar mais baixos, além de aumentar a geração de empregos. Ou seja, o Brasil voltaria a andar depois da esquerda ter “destruído” o País. Claro, é um fato que o PT quase acabou com o País. Não sou eu que estou falando isso, mas os números. Cerca de bilhões foram repatriados para o Brasil, mas ninguém sabe de onde surgiu esse dinheiro.

Contudo, o que aconteceu no governo Bolsonaro? O dólar quase bateu os R$ 6 e a inflação já está em 10,25% no acumulado de 12 meses. Além disso, eles disseram que não iriam criar novos impostos, mas agora querem tributar os dividendos das ações. Por outro lado, acabaram de aumentar o IOF justamente para financiar o Bolsa Família e o ministro Paulo Guedes não conseguiu cumprir seu plano de privatizações, o qual incluía 17 estatais. Ou seja, um governo que era para ser “liberal” não está sendo bom para a economia.

Mudanças na Taxa Selic

Mas, a taxa básica de juros (Selic) não chegou a 2% no governo Bolsonaro? Isso não é algo bom? Sim, se a mesma tivesse alguma sustentação. Baixar a Selic é relativamente fácil, basta marcar uma reunião do Copom. O difícil mesmo é fazer a economia do País andar com ela. Teoricamente, o custo do dinheiro fica mais barato, as pessoas compram mais e a economia gira. No entanto, não foi isso o que aconteceu exatamente.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

É claro que a pandemia causada pela covid-19 atrapalhou todos os países do mundo, mas isso não justifica o fato do real estar entre as moedas mais desvalorizadas do mundo. Não é que ela esteja na mesma proporção das outras. O real foi uma das moedas que mais perdeu poder de compra, subindo quase 42%. Então, um governo de direita não é necessariamente bom para a economia, e um governo de esquerda não é de todo ruim.

Chances reais do PT vencer

Eu nunca votei no PT. Afinal, eles não demonstraram nenhuma culpa pelo o que aconteceu e simplesmente ignoraram. “Olha, realmente, houve uma corrupção generalizada no governo”. Isso vai além de ser simplesmente de direita ou de esquerda. No entanto, temos que lembrar dos números.

No governo Lula, o dólar chegou a valor R$ 1,57 e tivemos um dos melhores períodos econômicos da História. Entretanto, é importante analisar quais cenários aconteceriam se o político vencer de novo. Primeiro, antes das eleições, muito provavelmente a moeda americana deve disparar ainda mais. Isso aconteceria porque o risco Brasil subiria, já que o mercado ficaria com medo das incertezas que viriam a seguir. Os investidores não querem instabilidade, eles querem saber exatamente onde estão pisando.

Apesar de já conhecermos o Lula, não é possível saber como ele irá se comportar agora. Então, com o dólar subindo muito, a inflação ficaria pressionada, já que vários produtos são vendidos e comprados em dólar. Se aumenta a inflação, aumenta mais a Selic. Ou seja, a renda fixa estaria pagando e rendendo cada vez mais.

Recuperação da crise

Mesmo com a inflação e o dólar nas alturas, o governo Lula poderia se recuperar. O mesmo não é burro, se não ele não seria o que é hoje. Em seu primeiro governo, o ex-presidente se vestia de camiseta, andava com a barba desalinhada, mas então ele percebeu que aquela postura não iria funcionar. Depois, mudou sua imagem e começou a agradar mais os investidores. Na época, até colocou um ministro da Fazendo que era alinhado ao mercado financeiro. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, também agradava a maioria.

Quando o Lula venceu antes, o dólar explodiu, mas depois o mercado foi entendendo que não iria “instalar o comunismo” no País. Portanto, caso o petista realmente ganhe, isso não seria um caos total para o Brasil. Além disso, provavelmente ele iria colocar um ministro da economia que agradaria o mercado. Afinal, o que manda no País é a política econômica.

O que fazer com os investimentos?

Eu parei de investir na renda variável por hora e estou aumentando meus aportes no exterior e minha reserva de oportunidades na renda fixa. Assim, prefiro esperar para ver o que vai acontecer no País, já que a Bolsa de Valores corre o risco de cair ainda mais com a proximidade das eleições.

Sendo assim, é hora de tirar os investimentos do Brasil? Não necessariamente. É possível ganhar dinheiro em qualquer governo, seja com o Lula, a Dilma ou o Bolsonaro. Saber investir não está necessariamente atrelado a quem governa em Brasília. Então, o investidor não precisa esperar mudar o presidente para a sua vida andar. Seja um governo de direita ou de esquerda, não existe uma garantia para o fracasso ou sucesso da economia.

Assista ao vídeo exclusivo sobre o impacto da presidência para a B3: