- Donald Trump está de olho na Casa Branca novamente, conquistando recentemente vitórias nas primárias republicanas em Iowa e New Hampshire
- Uma das pautas do candidato diz respeito à redução de impostos, uma temática mais alinhada à direita norte-americana
- Com Trump no poder, pode haver uma diminuição nas zonas de conflito global, dada sua capacidade de aplacar líderes
O megaempresário e ex-presidente Donald Trump está de olho na Casa Branca novamente, conquistando recentemente vitórias nas primárias republicanas em Iowa e New Hampshire. Sua principal concorrente, a ex-governadora Nikki Haley, mantém-se firme na corrida, enquanto o atual presidente Joe Biden busca a reeleição.
Leia também
No entanto, vale lembrar que Trump enfrenta desafios judiciais, respondendo a 91 acusações em quatro processos criminais.
Os investidores, por sua vez, parecem tranquilos com a possível volta de Trump, apesar de seus problemas legais. Analistas e gestores, destacam que o retorno do empresário à presidência não é visto com grandes receios. Separei nove temas que, na minha avaliação, todo investidor deve ter no radar. Veja as minhas considerações:
Trump pode vencer?
Trump só não chega em primeiro lugar entre os elegíveis de seu partido se houver um real impedimento jurídico, ou alguma acusação mais grave que o torne inelegível. Fora isso, eu vejo grandes chances de vitória.
Como foi o mandato anterior de Trump?
Embora Trump seja extravagante e polêmico, o mundo viveu momentos de calmaria em relação a conflitos e guerras durante a sua gestão.
Política de impostos de Trump
Uma das pautas do candidato Trump diz respeito à redução de impostos, uma temática mais alinhada à direita norte-americana. Isso é do interesse dos grandes investidores e pode culminar em uma elevação dos investimentos no país.
Como fica a relação EUA x Brasil?
A relação comercial entre Brasil e EUA é de interdependência, ou seja, não deverá atrapalhar significativamente.
Quais as consequências para o investidor?
Ciclo de corte dos juros:
O Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) pode considerar a aproximação de Trump com a Casa Branca, refletindo nos movimentos de corte dos juros.
Juros caindo menos do que prevê o mercado:
É possível que o Fed corte abaixo das projeções de mercado, influenciando a política monetária no Brasil.
Arrefecimento das guerras:
Com Trump no poder, pode haver uma diminuição nas zonas de conflito global, dada sua capacidade de aplacar líderes, como fez com Kim Jong-Un.
Aquecimento da economia americana:
Trump poderia atrair investimentos, impulsionando a economia dos EUA.
Protecionismo equilibrado:
Embora Trump possa aumentar o protecionismo em setores específicos, o comércio geral dos EUA com parceiros deve aumentar.
Publicidade
Agora é aguardar e ver se isso irá se consagrar. Mas como eu digo: sempre diversifique os seus investimentos!
Os textos dos colunistas representam a opinião de cada um deles, que não necessariamente é a mesma do E-Investidor.