Newsletter

Mercado Financeiro Raiz | Twitter: @farialimaelevat | Instagram: @farialima.elevator

De segunda a sexta-feira primeiro na sua caixa de mensagens

AVISO: Esta carta é meramente informativa, não se configurando como relatório de análise; o Faria Lima Elevator não faz recomendações de investimento.

Faria Lima Elevator

Petrobras e Bolsonaro: o vírus do intervencionismo é a crise do pós-Carnaval-2021

Assine gratuitamente e receba o melhor do mercado financeiro na sua caixa de entrada

Faria Lima Elevator (Foto: Divulgação)
  • Se você tinha alguma dúvida se a Bolsa seria atingida por alguma crise no pós-Carnaval, o presidente Jair Bolsonaro resolveu o seu problema
  • Sai o vírus covid-19 e entra o vírus do intervencionismo político nas empresas de capital misto. O problema é que para o coronavírus há vacina, mas para esse bichinho brasileiro a história já mostrou que não há remédio

Este texto foi enviado primeiro para assinantes da newsletter “É Noite no Condado”, disparada todas as noites, de segunda a sexta-feira. Para receber na sua caixa de e-mail o melhor do mercado financeiro com comentários exclusivos do Faria Lima Elevator, cadastre-se gratuitamente.

Amanheceu, Condado!

Se você tinha alguma dúvida se a Bolsa seria atingida por alguma crise no pós-Carnaval, o presidente Jair Bolsonaro resolveu o seu problema. Sai o vírus covid-19 e entra o vírus do intervencionismo político nas empresas de capital misto. O problema é que para o coronavírus há vacina, mas para esse bichinho brasileiro a história já mostrou que não há remédio que resolva. A Petrobras é uma secretaria de governo? Não! A empresa é um ministério? Também não. Mas será que avisaram isso ao presidente da República, que o Governo é apenas um dos sócios da companhia?! Parece que ele passou batido por essa página – além de tantas outras. O que será do amanhã? Empresas estatais continuarão (mais) descontadas de seus pares.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Essas são as principais notícias do dia no E-Investidor, com comentários do Faria Lima Elevator:

Efeito Bolsonaro: Como proteger a carteira de investimentos em estatais

No mercado internacional, o conceito de Cisne Negro é bem conhecido e difundido, aqui em terras brasileiras temos a Capivara Negra, evento que deveria ser raro, mas que acontece com bastante frequência, várias vezes ao ano. Diversificar internacionalmente é preciso.

Mendonça de Barros: “O mercado entra em pânico, as ações caem, mas a empresa volta”

Dizem que quando Pedro Álvares Cabral avistou o Brasil ele disse “Brasil, eterno trade tático”. Para operar no Brasil é preciso muito estômago, aguentar toda a volatilidade, mas principalmente gestão de risco para não morrer no meio do caminho.

Em que momento devo comprar ações da Petrobras?

Como bem explicou a matéria, você precisa de um check list claro para tomar uma decisão de investimento. Precisa focar muito mais no processo do que no resultado final, que óbvio vai ser consequência de um processo sólido. Caso contrário, vai continuar investimento em qualquer shitcaps que te recomendarem.

The Economist: Por que as lições do episódio “Big Short” voltaram a ser relevantes

Aqui na FLAM, estagiário novo precisa assistir esse filme pelo menos 1x na semana. Analistas 1x a cada 15 dias, os demais funcionários assistem 1x por mês. The Big Short é atemporal.

Carol Sandler: Investir para ser feliz: as 3 etapas do meu método de investimentos

Como dizia meu tio lá do interior “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Se você investe no mercado financeiro, mas sem um método/objetivo claro, você não está investindo. O método que a Carol propõe é uma forma de você ter claro de onde veio e para onde vai seu patrimônio.

Tweet do dia:

Prepare-se para esta quarta-feira:

  • Estados Unidos: Confiança do consumidor (fevereiro), Discurso de Jerome Powell;
  • Área do Euro: Índice de preços ao consumidor (janeiro);
  • Calendário corporativo Brasil: Telefônica Brasil (VIVT3), Smiles (SMLS3), Pão de Açúcar (PCAR4);
  • Calendário corporativo EUA: HSBC, McAfee, Thomson Reuters.

Gostou? Cadastre-se e receba “É Noite no Condado” na sua caixa de e-mail.