A investidora independente

Luciana Seabra é analista e planejadora financeira certificada (CNPI e CFP®), especialista em fundos e previdência. Fundou a Indê Investimentos, que tem como princípio a ausência de vínculo com corretoras, gestoras ou bancos. Foi premiada pela CVM pelo seu trabalho de educação financeira a investidores. Está nas redes sociais como @seabraluciana, no Instagram e no YouTube, e @luciana_seabra, no Twitter

Luciana Seabra

Monte seu álbum de fundos em dias de chuva

Figurinhas repetidas são fáceis de encontrar, mas aquela figurinha brilhante demanda um pouco de paciência

Carteiras de fundos são como álbuns de figurinhas em alguns aspectos - Foto: Envato Elements
  • Se você quiser montar um bom portfólio de fundos, encare isso menos como ir às compras uma única vez e mais como montar um álbum
  • Agora vem a notícia mais dura pra quem sofre de ansiedade: no mundo dos fundos, a figurinha brilhante aparece com frequência quando você está avaliando seriamente jogar o álbum inteirinho fora

Bons fundos fecham. Assim como um bom médico sabe que não vai conseguir manter a qualidade da consulta se dobrar os atendimentos, um gestor de alto nível tem consciência da necessidade de fechar o fundo para captação em um determinado patamar de patrimônio.

Isso é verdade principalmente se o gestor investe majoritariamente no Brasil. Um fundo gigante pode ser muita areia pro nosso caminhãozinho. O gestor fica pesado, lento, incapaz de desmontar posições rapidamente ou de ir às compras em mercados menos líquidos, nos quais com frequência estão grandes oportunidades.

Sendo assim, se você quiser montar um bom portfólio de fundos, encare isso menos como ir às compras uma única vez e mais como montar um álbum – eu completei o do Garfield, do chocolate Surpresa, mas talvez a paixão nacional seja mesmo o da Copa.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Figurinhas repetidas são fáceis de encontrar, mas aquela figurinha brilhante, do verdadeiro craque… aquela provavelmente vai demandar de você um pouco de paciência. Ou até sorte.

É comum que bons fundos passem longos períodos fechados, como meses. Existem fundos excepcionais que ficam anos sem abrir. Eu ainda me lembro bem da primeira vez em que consegui entrar no Verde 60, do Luis Stuhlberger. E também de quando enfim conquistei meu espaço no Kapitalo Zeta, o fundo de mais alta volatilidade da gestora paulista. Foi de fato como abrir o pacotinho com a figurinha desejada.

Agora vem a notícia mais dura pra quem sofre de ansiedade: no mundo dos fundos, a figurinha brilhante aparece com frequência quando você está avaliando seriamente jogar o álbum inteirinho fora. E se questionando se todo aquele esforço vale mesmo a pena.

É nas fases de mercado mais estressado que alguns investidores não dão conta da volatilidade – algumas vezes por terem exagerado no peso em ativos de risco, outras simplesmente por não terem sido educados a mirar o longo prazo – e pedem resgate de fundos estrelados.

Seja pela saída dos curto-prazistas – conhecidos nada carinhosamente como mãos de alface ou Zé Cotinhas –, seja porque os gestores estão vendo oportunidades de comprar ativos muito baratos no mercado, é comum que eles abram seus fundos por tempo limitado em fases como essas.

Ainda me lembro bem daquele fatídico março de 2020, em que não tínhamos qualquer visibilidade do futuro. Gestores de Bolsa estrelados como Atmos e Dynamo, fechados há muitos anos, abriram suas portas – eles também não sabiam o que ia acontecer nos próximos meses, mas investem para horizontes de pelo menos cinco anos. Acabou que a recuperação veio muito antes do que qualquer um poderia imaginar, trazendo ganhos excepcionais para quem aproveitou.

Vimos esse fenômeno se repetir com Dynamo no começo deste ano. A performance recente do fundo era bastante negativa, mas quem conhecia o histórico de longo prazo da gestora e tinha o horizonte correto aproveitou. O volume que a gestora topou receber de novos cotistas, de R$ 650 milhões, se esgotou em meros 46 segundos!

Está vendo o mercado estressado de novo, com resgates em fundos multimercados e de ações? Então é hora de ficar de olhos bem abertos, porque lá vem a temporada de figurinhas brilhantes.

Eu já tenho visto aberturas aqui e ali. No campo dos multimercados, por exemplo, já tem pipocado: só nesta semana, soube do Kapitalo Zeta e do Gávea Macro, que têm passado a maior parte do tempo fechados.

Na frente de ações, há muito tempo não via abertos tantos bons fundos long biased – que também montam posições vendidas, para ganhar com a desvalorização de ativos, e por isso não têm muita escala. Costumo recomendar investir 30% da fatia de fundos de ações no segmento long biased, o que ajuda a reduzir a volatilidade do portfólio de Bolsa.

Se você quer montar seu álbum de fundos, pode manter uma reserva de oportunidade: um caixa que vai além da reserva de emergência, investido de forma extremamente conservadora e líquida.

Você pode montar sua lista de desejos e espiar os tíquetes mínimos dos seus alvos favoritos para estimar o tamanho da reserva. Títulos públicos do tipo Tesouro Selic ou fundos que só investem neles são uma ótima opção para investi-la.

A figurinha brilhante aparece quando você menos espera – e, em geral, em dias de chuva.