• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

O efeito dos impostos nos seus investimentos

Vamos falar como o Leão afeta suas aplicações com dicas práticas para não pagar mais nem cair na malha-fina

Por Luis Cláudio Freitas

05/05/2022 | 7:52 Atualização: 05/05/2022 | 7:53

Receba esta Coluna no seu e-mail
E-Investidor preparou compilado de reportagens para que contribuintes prestem contas ao Leão. (Foto: Envato Elements)
E-Investidor preparou compilado de reportagens para que contribuintes prestem contas ao Leão. (Foto: Envato Elements)

O esforço para organizar as finanças, começar a poupar e fazer com que o dinheiro trabalhe para você não é pequeno.Além de dar conta de todos os boletos, é preciso escolher entre as muitas opções de investimento, cada uma com suas características e peculiaridades.

Leia mais:
  • Renda fixa: qual a melhor opção em tempos de juros em alta?
  • Estou perdendo dinheiro na bolsa: vendo ou compro mais?
  • Renda fixa: o que é e como você pode se beneficiar dela
Cotações
20/04/2026 17h03 (delay 15min)
Câmbio
20/04/2026 17h03 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É praticamente impossível memorizar todos os detalhes de cada uma, mas como meu objetivo é descomplicar, sugiro ter sempre em mente o peso dos impostos sobre o seu investimento. O desconhecimento ou até mesmo a negligência podem ter impactos significativos em quanto sua reserva vai render.

Hoje vamos abordar de forma prática como o Leão afeta diretamente suas aplicações financeiras, e não necessariamente em relação à sua Declaração de Imposto de Renda.

Publicidade

Renda fixa

Quando falamos de tributação em investimentos de renda fixa teremos sempre duas possibilidades: IOF, que é o Imposto sobre Operações Financeiras, e o Imposto de Renda.

IOF – O imposto sobre Operações Financeiras, é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas ao efetuarem operações de crédito, câmbio, seguro ou operações de títulos e valores mobiliários.

Ele incide sobre os rendimentos de aplicações financeiras seguindo uma tabela regressiva, isto é, quanto maior o prazo de permanência do investimento, menor a alíquota. O percentual começa em 96% sobre o rendimento para aplicações com duração de um dia, e vai reduzindo até zerar, no 30º dia:

Prazo % do IOF sobre rendimento Prazo % do IOF sobre rendimento Prazo % do IOF sobre rendimento
(dias corridos) (dias corridos) (dias corridos)
1 96 11 63 21 30
2 93 12 60 22 26
3 90 13 56 23 23
4 86 14 53 24 20
5 83 15 50 25 16
6 80 16 46 26 13
7 76 17 43 27 10
8 73 18 40 28 6
9 70 19 36 29 3
10 66 20 33 30 0

Investimentos sujeitos ao IOF:

  • CDB – Certificado de Depósito Bancário;
  • LC – Letra de Câmbio;
  • LF – Letra Financeira;
  • Fundos de Investimento;
  • Títulos do Tesouro Direto;
  • Debêntures;
  • COE – Certificado de Operações Estruturadas;
  • e demais investimentos em Renda Fixa, que são tributáveis.

O IOF é sempre recolhido pelo emissor no momento do resgate do investimento, que já vem líquido para o investidor. Como o imposto é cobrado até o 30º, é importante, se possível, permanecer ao menos um mês na aplicação. Mesmo sem o IOF para afetar a rentabilidade, vale lembrar que é preciso pagar o IR.

Publicidade

Existem ainda modalidades de investimentos que possuem incentivos para pessoa física e estão isentas de IOF:

  • Ações;
  • LCI – Letra de Crédito Imobiliário;
  • LCA – Letra de Crédito do Agronegócio;
  • CRI – Certificado de Recebíveis Imobiliários;
  • CRA – Certificado de Recebíveis do Agronegócio;
  • Fundos Imobiliários;

Com relação ao Imposto de Renda, temos três temas a serem considerados:

Tabela Regressiva de Imposto de Renda – a depender do prazo que o recurso fica investido, aplica-se determinada alíquota sobre o rendimento obtido, conforme tabela a seguir:

Alíquota Cobrada Prazo da Aplicação
22,50% Até 180 dias
20% De 181 até 360 dias
17,50% De 361 até 720 dias
15% Acima de 720 dias

Investimentos sujeitos ao IR:

  • CDB – Certificado de Depósito Bancário;
  • LF –Letra Financeira;
  • LC – Letra de Câmbio;
  • Fundos de Investimento;
  • Títulos do Tesouro Direto;

Esse imposto é recolhido sempre pelo emissor no momento do resgate da aplicação, que já vem líquido dos rendimentos auferidos de acordo com o período em que o recurso ficou investido.

Também para o Imposto de renda existem alternativas com incentivos à pessoa física e por isso também são isentas, tais como:

  • LIG – Letra Imobiliária Garantida;
  • LCI – Letra de Crédito Imobiliário;
  • LCA – Letra de Crédito do Agronegócio;
  • CRI – Certificado de Recebíveis Imobiliários;
  • Debêntures incentivadas;
  • Rendimentos pagos por Fundos Imobiliários;

Come-cotas – este imposto é aplicado exclusivamente para aplicações em fundos de investimentos e incide a cada semestre na alíquota de 15% sobre os rendimentos acumulados em fundos de investimento denominados de Longo Prazo, e 20% nos fundos de Curto Prazo, como uma antecipação de uma parte do imposto que seria pago no momento do resgate. Na prática, esse recolhimento se dá por meio da subtração de cotas do seu fundo de investimento, e por essa razão foi batizado de Come-cotas.

Quando se resgata o recurso de um fundo, incidirá a diferença entre os 15% ou 20% do come-cotas recolhido antecipadamente e a alíquota da tabela regressiva correspondente ao prazo da aplicação. O come-cotas é recolhido pelo administrador do fundo nos meses de maio e novembro de cada ano.

Publicidade

Outra informação importante: fundos de investimento em renda variável não possuem come-cotas nem incidência do IOF, só uma alíquota fixa de 15% de IR.

Renda variável

Para investimentos de renda variável, especificamente ações, aplica-se basicamente o Imposto de Renda com as seguintes alíquotas:

20% sobre o lucro obtido na compra e venda de ações realizadas no mesmo dia, denominadas operações de day trade;
15% sobre o lucro obtido na venda de ações. A apuração se dá pelo valor de venda subtraído do custo médio das compras.

Publicidade

Você pode encontrar os custos na nota de corretagem, lembrando que a venda de ações até o limite de R$ 20 mil no mesmo mês é isenta de Imposto de Renda.

Vale ressaltar que as corretoras, por legislação, têm a obrigação de efetuar o recolhimento de 0,005% do IR sobre o valor de venda no momento da liquidação das operações. É o chamado imposto “dedo duro”, e  vem discriminado na nota de corretagem da corretora por onde o investidor realizou a operação.

O pagamento da diferença entre o imposto dedo duro já recolhido e o imposto nas alíquotas acima, se houver lucro na operação, deve ser efetuado até o último dia útil do mês subsequente ao da operação realizada.

Caso você tenha prejuízo no mercado de renda variável em determinada ação, é possível compensar esse prejuízo com o lucro obtido em outra ação, até o limite desse prejuízo.

Publicidade

Como você pode ver, o tempo realmente é um fator muito importante quando consideramos aplicar em determinado tipo de investimento. Por isso, a depender do seu objetivo, do que você planeja fazer com aquele recurso, podem existir opções mais e menos vantajosas. O universo de opções é enorme e, por essas e por outras razões, não existe uma resposta única para a pergunta: qual é o melhor investimento? Será sempre “depende”. E quase sempre vai depender do próprio investidor: prazo, apetite a risco, necessidade de liquidez, perfil de investidor, e assim por diante.

Obrigado pela companhia, e um excelente mês de maio para você!

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB)
  • Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA)
  • Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI)
  • Debêntures
  • Fundos de investimento
  • Fundos imobiliários
  • Imposto de Renda
  • Investimentos
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI)
  • Renda fixa
  • Renda variável
  • títulos

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Domicílio fiscal: os 7 países mais vantajosos — e o que cada um tributa

  • 2

    Acumular grandes quantidades de dinheiro garante a grandeza? Veja o que diz Buffett

  • 3

    Pagar menos IR ou buscar mais retorno: o que realmente aumenta a rentabilidade da carteira?

  • 4

    Cresce a compra e a venda de ativos problemáticos no País: maioria busca retorno mínimo de 20%, diz EY

  • 5

    Imposto de Renda 2026: veja como consultar seu lote de restituição

Publicidade

Quer ler as Colunas de Luis Cláudio Freitas em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: é possível consultar se o vale de recarga está disponível pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: é possível consultar se o vale de recarga está disponível pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Microaposentadoria: 5 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Logo E-Investidor
Microaposentadoria: 5 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Imagem principal sobre o Idosos têm quantos anos para renegociar suas dívidas e salvar as finanças? Veja o prazo
Logo E-Investidor
Idosos têm quantos anos para renegociar suas dívidas e salvar as finanças? Veja o prazo
Imagem principal sobre o Idosos conseguem renegociar dívidas de cartão de crédito, mas como isso deve ser feito?
Logo E-Investidor
Idosos conseguem renegociar dívidas de cartão de crédito, mas como isso deve ser feito?
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: saiba como emitir o documento e conseguir 50% de desconto em passagens de ônibus
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: saiba como emitir o documento e conseguir 50% de desconto em passagens de ônibus
Imagem principal sobre o Starlink residencial: quanto custa o plano família e o que vem no pacote?
Logo E-Investidor
Starlink residencial: quanto custa o plano família e o que vem no pacote?
Imagem principal sobre o Idosos podem renegociar dívida com conta de água e aliviar o orçamento; entenda como
Logo E-Investidor
Idosos podem renegociar dívida com conta de água e aliviar o orçamento; entenda como
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: veja como consultar o extrato do INSS do segurado falecido
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: veja como consultar o extrato do INSS do segurado falecido
Últimas: Colunas
Vale do Silício: por que o novo ativo de 2026 não é a IA
Ana Paula Hornos
Vale do Silício: por que o novo ativo de 2026 não é a IA

O cansaço mental virou um risco para o seu patrimônio, assim como a "sustentabilidade humana" se tornou a estratégia de elite para evitar decisões impulsivas

18/04/2026 | 06h30 | Por Ana Paula Hornos
De agência a motor de crescimento: a comunicação como verdadeiro ativo de negócio
Carol Paiffer
De agência a motor de crescimento: a comunicação como verdadeiro ativo de negócio

Comunicação estratégica ganha status de alavanca de valor e passa a influenciar crescimento, reputação e valuation das empresas

17/04/2026 | 15h13 | Por Carol Paiffer
Se o governo não fosse o maior sócio das empresas, seria possível dobrar a remuneração dos colaboradores?
Fabrizio Gueratto
Se o governo não fosse o maior sócio das empresas, seria possível dobrar a remuneração dos colaboradores?

Empresas brasileiras gastam mais de 1.500 horas por ano apenas para cumprir obrigações tributárias. É tempo que não gera receita, não melhora produto, não atende cliente

16/04/2026 | 14h53 | Por Fabrizio Gueratto
Dívida das empresas brasileiras bate R$ 2,1 trilhões e expõe um novo risco
Einar Rivero
Dívida das empresas brasileiras bate R$ 2,1 trilhões e expõe um novo risco

Mesmo com melhora na estrutura financeira, empresas listadas na B3 veem encolher o “colchão” entre geração de caixa e juros, o menor em quase uma década

15/04/2026 | 14h41 | Por Einar Rivero

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador