Márcio Kroehn é jornalista especializado em finanças e investimentos. Foi editor-chefe do E-Investidor e titular do quadro Minuto E-Investidor, na rádio Eldorado. Ele está no jornalismo econômico desde 2002, quando ingressou na CardNews Magazine, e desde 2006 na chamada grande mídia, com passagens por Exame, Veja.com e IstoÉ Dinheiro. Foi eleito para compor os Top 50 do Prêmio Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2016, 17, 18 e 19 iniciativa do Jornalistas&Cia.

Márcio Kroehn

Esqueça a reserva de emergência: ela não vai mudar a sua vida

Em vez de pensar sobre qual é o melhor investimento básico, comece a se preparar para a fase seguinte

Ter um fundo de emergência pode ajudar a se manter saudável financeiramente em momentos de crise (Fonte: Pixabay)
  • Uma boa reserva de emergência precisa estar depositada em um título de renda fixa, com rendimento próximo a 100% do CDI e liquidez – de preferência - diária
  • Ganhar 0,03% a mais ou perder 0,05% não vai mudar o seu futuro financeiro. A preocupação não pode, nem deve ser, onde está o melhor e o maior retorno. A reserva de emergência não foi feita para ganhar
  • Divida sua vida financeira entre poupador e investidor. Até constituir a reserva de emergência, você é um poupador.
  • Enquanto você vai construindo a sua base financeira, é recomendado começar a aprender sobre a renda fixa e a renda variável, conhecer as alternativas de ativos disponíveis no mercado e ser honesto consigo mesmo nos questionários de perfil de apetite ao risco

A reserva de emergência virou um assunto chato no mundo dos investimentos. Todo mundo fala sobre ela, tem uma dica de ouro sobre onde investir ou como turbinar o retorno. Para que mesmo? É a invenção da dificuldade de algo que, por essência, precisa ser simples.

Que fique claro: não questiono a importância de poupar entre 6 e 12 meses dos seus gastos correntes. É necessário e todos devem fazer, mas não é preciso estratégia nenhuma para cumprir essa primeira etapa na vida de um investidor.

Uma boa reserva de emergência precisa estar depositada em um título de renda fixa, com rendimento próximo a 100% do CDI e liquidez – de preferência – diária. O que mais? Só! Mais do que isso é preciosismo e perda de tempo. Neste caso não existe escolha a fazer a não ser a segurança. O que você precisa é ter a certeza de que o dinheiro estará à sua disposição em caso de necessidade.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Ganhar 0,03% a mais ou perder 0,05% não vai mudar o seu futuro financeiro. Aliás, esse caminho vale muito a pena seguir. Divida sua vida financeira entre poupador e investidor. Até constituir a reserva de emergência, você é um poupador.

Nessa fase só existe uma obrigação: juntar dinheiro e depositar nesse ativo seguro. A preocupação não pode, nem deve ser, onde está o melhor e o maior retorno. A reserva de emergência não foi feita para ganhar. Basta juntar e completar para passar para o próximo estágio.

Mas não se engane: esse período pode demorar muitos e longos meses. A sabedoria, aqui, é ter paciência. Enquanto você vai construindo a sua base financeira, é recomendado começar a aprender sobre a renda fixa e a renda variável, conhecer as alternativas de ativos disponíveis no mercado e ser honesto consigo mesmo nos questionários de perfil de apetite ao risco, para que você possa ir em busca do seu objetivo financeiro.

Quem se preocupa demais com o melhor investimento para a reserva de emergência gasta energia em algo que não vai trazer retorno. Algum guru vai tentar manipular a sua inteligência e vender outra história. Se você fraquejar, a próxima pode ser a da pirâmide financeira.

Seja firme, não queime etapas. Se no universo dos investimentos não existe mágica, por que haveria na reserva de emergência, que não é e nunca foi feita multiplicar o seu patrimônio?