Marco Saravalle é analista CNPI-P e sócio-fundador da BM&C e da MSX Invest. Foi estrategista de Investimentos do Banco Safra, estrategista de Investimentos da XP Investimentos, analista e co-gestor de fundos de investimentos na Fator Administração de Recursos e GrandPrix e analista de ações na Coinvalores e Socopa. Formado em Ciências Econômicas pela PUC-SP, Pós-graduado em Mercado de Capitais pela USP e Mestrando em Economia e Finanças pela FGV/EESP. Iniciou sua carreira no programa de Trainee do Citibank. Atualmente é Diretor Administrativo/Financeiro da Apimec Nacional, membro do comitê de
educação da CVM e presidente do Conselho da ONG de educação financeira,
Multiplicando Sonhos.

Escreve quinzenalmente, às segundas-feiras

Marco Saravalle

ESG e a importância em ter na carteira empresas que seguem o princípio

Entenda como a small cap Ambipar lida com questões ambientais e de governança

Meio ambiente (Foto: Envato Elements)
  • Consumo consciente, igualdade e equidade na sociedade tem sido pauta de uma grande parcela da população
  • Por esses e outros motivos, ter na carteira ações de empresas que seguem os princípios ESG (sigla em inglês que quer dizer Ambiental, Social e de Governança) é imprescindível na era em que vivemos
  • Investidores estão cada vez mais atentos ao analisar as companhias nos quesitos ambientais, sociais e de governança, ao invés de apenas analisar seus indicadores financeiros

Práticas que vão ao encontro com a preservação do meio ambiente e condições de trabalho mais justas e igualitárias estão cada vez mais presentes no radar dos consumidores. Consumo consciente, igualdade e equidade na sociedade tem sido pauta de uma grande parcela da população. Por esses e outros motivos, ter na carteira ações de empresas que seguem os princípios ESG (sigla em inglês que quer dizer Ambiental, Social e de Governança) é imprescindível na era em que vivemos.

  • Environmental (Ambiental): diz respeito à práticas que preservem o meio ambiente e atuem no combate ao aquecimento global, emissão de carbono, desmatamento, poluição da água e ar, entre outros;
  •  Social (Social): traz o relacionamento das empresas com todos à sua volta, tanto seus clientes, fornecedores como seus colaboradores e a comunidade.
  • Governance (Governança): aponta a administração da empresa como um todo. Se suas práticas condizem com a ética esperada, como por exemplo, a transparência nos negócios e a ausência de corrupção.

Mas, afinal de contas, por que devo me preocupar?

Primeiramente, é muito importante ter em mente que empresas que seguem uma gestão mais sustentável conseguem vê-la refletida em seus números. Investidores estão cada vez mais atentos ao analisar as companhias nos quesitos ambientais, sociais e de governança, ao invés de apenas analisar seus indicadores financeiros.

Tais medidas podem causar uma maior valorização no valor de mercado da companhia e, consequentemente, melhorar seus retornos. Além do mais, contribuir com essas práticas é essencial para contribuir com melhores condições de vida para toda a sociedade e meio ambiente.

Ambipar (AMBP3): Exemplo de sustentabilidade

Práticas conscientes e sustentáveis são preocupações constantes da Ambipar. Muita gente se pergunta qual o segmento da companhia e muitos não conseguem entender sua área de atuação.

No mercado desde 1995, a Ambipar possui dois braços: Environment & Response. O primeiro, opera na gestão total de resíduos, elaborando projetos que atendam as necessidades de seus clientes, os ajudando a manter o foco em suas atividades fim. Já o lado da Response está no segmento de atendimento emergencial, agindo sobre acidentes com produtos químicos e poluentes e no combate à incêndios. Em outras palavras, a Ambipar trata os resíduos para que eles não sejam descartados de maneira errada.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

A companhia trabalha com os princípios da Economia Circular, importante pilar do desenvolvimento sustentável, trazendo soluções inovadoras e tecnológicas para seus negócios, com foco na política de aterro zero.

Ainda se tratando de ESG, o Social e Governance também se faz muito presente na instituição, uma vez que o negócio é comandado por uma mulher e a companhia deixa bem claro seus princípios éticos em relação à diversidade e oportunidades mais justas.

ESG: Uma tendência mundial

Os resultados da Ambipar também são animadores. Com um valor de mercado de mais de R 3 bilhões, o 1T21 trouxe à companhia uma elevação em sua receita líquida de R$ 262,4 milhões, alta de 83,9% frente ao mesmo período do ano anterior. Com relação à geração de caixa da empresa, a margem Ebitda apresentou crescimento de 80,7%. Já o lucro líquido no primeiro trimestre do ano foi de 195,7% superior.

A companhia também está presente no mercado internacional em 16 países e conquistando crescentes aquisições. Desde seu IPO, a Ambipar já fez oito aquisições, três no Brasil, três nos Estados Unidos, uma na Inglaterra e uma no Canadá.

E não para por aí… Além de tudo isso, suas ações na B3 já estão sendo um sucesso: com IPO em junho de 2020, suas ações já apresentam valorização de 15% em 2021, valor ainda modesto para o que a companhia ainda pode gerar.

May ($Bi)* YTD ($B)* YTD (%) Descrição
Green Bonds 44,4 228,7 142
Green Bonds de todas as classes de ativos
Green Bonds Principal 43 147,4 106
Green Bonds corporativos e governamentais que atendem aos quatro princípios do ICMA
Muni 1 4,7 -46
Títulos municipais rotulados como Green ou para fins Green
SLL 26,4 153,1 248
Empréstimos com os termos vinculados às métricas de sustentabilidade
Green Loans 2,7 19,3 -39
Green Loans: empréstimos com fins Green
Sustainability Bonds 15,9 77,6 315
Segurança rotulada como “sustainability bonds”
Social Bonds 28,3 121,2 272
Bonds rotulados como “Social Bonds”
Sustainability – linked bonds 11,8 42,9 7050
Bonds rotulados como “Sustainability linked bonds”

Fonte: Bloomberg; Tradução própria.