• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

A política de ‘covid zero’ na China e o impacto nas economias globais

As decisões sanitárias e financeiras do país asiático têm interferência direta no Brasil

Por Marco Saravalle

11/07/2022 | 7:46 Atualização: 12/07/2022 | 7:38

Receba esta Coluna no seu e-mail
Economia global ainda sente efeitos das restrições contra o coronavírus na China. Foto: Envato Elements
Economia global ainda sente efeitos das restrições contra o coronavírus na China. Foto: Envato Elements

Todo mundo já deve ter se deparado com os noticiários falando sobre a política de ‘covid zero’ na China. As bolsas mundiais foram as primeiras a sentirem os efeitos de tal medida. Assim como tudo que envolve saúde e políticas públicas, é necessário uma dura reflexão sobre sua efetividade e os impactos que ela causa.

Leia mais:
  • ETFs atraem bilhões de dólares na China; especialistas sugerem cautela
  • Otan e Oriente: o mundo dividido em dois blocos
  • Brasil pode ser emergente mais afetado por desaceleração da China
Cotações
20/05/2026 2h28 (delay 15min)
Câmbio
20/05/2026 2h28 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Será que a política de ‘covid zero’ imposta pelo governo chinês é eficiente? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), tal política se mostra insustentável à medida que o vírus evolui. Então, qual deveria ser uma medida eficiente para o combate da disseminação do vírus?

Talvez essa pergunta não seja tão simples de ser respondida e, eu, como alguém leigo em questões de saúde, não sei responder. Mas, além da dificuldade encontrada em controlar a disseminação do vírus, várias economias ao redor do mundo sofrem com inflação global, alto desemprego e recessão econômica.

Publicidade

É o caso do Brasil, com alta inflação, alto desemprego e baixo crescimento econômico.

As decisões da China, grande compradora do Brasil, impactam diretamente na economia nacional. No mês de abril, o crescimento das exportações da China chegou ao menor patamar em quase dois anos.

A mais populosa cidade chinesa, Xangai, que decretou lockdowm ainda em março, é o maior centro econômico e financeiro da China, com o maior porto do mundo.

O porto, depois das medidas restritivas, apresentou congestionamentos que acarretaram em efeitos nas cadeias de suprimentos das economias do mundo.

Publicidade

Um dos setores afetados por aqui, sem dúvida, é o de carne bovina e soja, já que o Brasil é o principal vendedor para a China. Diante da política de ‘covid zero’ no país asiático e da e guerra entre Rússia e Ucrânia, as preocupações se voltam para o risco de uma possível recessão global.

É notório que as políticas sanitárias para combater o coronavírus e suas variantes devem ser levadas a sério, até porque estamos pautando a vida de milhares de pessoas. A China conseguiu ter grande sucesso em suas medidas de combate à pandemia, já que 5 mil pessoas tiveram suas vidas ceifadas pelo vírus – visto que o país possui 1,4 bilhão de habitantes.

Entretanto, vale destacar que o desbalanceamento nas cadeias produtivas em países pobres ou emergentes, desencadeia ainda mais desigualdade social e aumento de insuficiência alimentar para suas populações.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Brasil
  • China
  • Commodities
  • Conteúdo E-Investidor
  • covid-19
  • Economia
  • Guerra
  • Inflação
  • Rússia
  • Saúde

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    46 fundos multimercados ignoram crise da categoria e rendem até 388% do CDI

  • 2

    O novo comportamento da alta renda: como a concentração de riqueza mudou os gastos dos mais ricos

  • 3

    Guia definitivo do Tesouro Direto: compare Tesouro Reserva, Selic, IPCA+ e Prefixado para escolher o melhor título

  • 4

    Fundos multimercados de gestores “estrelas” perdem protagonismo nos últimos três anos

  • 5

    Treasuries no maior nível desde 2007 derrubam Bolsa brasileira junto com pesquisa eleitoral que mostra queda de Flávio Bolsonaro

Publicidade

Quer ler as Colunas de Marco Saravalle em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos têm prioridade na compra de imóveis, mas em uma situação específica
Logo E-Investidor
Idosos têm prioridade na compra de imóveis, mas em uma situação específica
Imagem principal sobre o Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o 5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Logo E-Investidor
5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: o que é o Tesouro Selic e quais alunos podem investir o dinheiro ganho para render?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: o que é o Tesouro Selic e quais alunos podem investir o dinheiro ganho para render?
Imagem principal sobre o Quais idosos têm direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Quais idosos têm direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Imagem principal sobre o Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Logo E-Investidor
Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Imagem principal sobre o Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Logo E-Investidor
Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Últimas: Colunas
Lucro das empresas da B3 cresce acima da inflação no 1T26, mas avanço dos juros limita expansão do resultado final
Einar Rivero
Lucro das empresas da B3 cresce acima da inflação no 1T26, mas avanço dos juros limita expansão do resultado final

Empresas listadas na Bolsa ampliam receitas, melhoram margens e entregam crescimento de lucro mesmo sob juros elevados e crédito restrito no início de 2026

19/05/2026 | 16h05 | Por Einar Rivero
O petróleo não é o único problema para a inflação e para o Copom
Marcelo Toledo
O petróleo não é o único problema para a inflação e para o Copom

Choque global da commodity pressiona preços, mas salários aquecidos, alimentos e demanda doméstica também dificultam cortes mais agressivos da Selic

19/05/2026 | 14h13 | Por Marcelo Toledo
Reação do mercado ao caso Flávio levanta debate sobre trade eleitoral
Erich Decat
Reação do mercado ao caso Flávio levanta debate sobre trade eleitoral

Novas notícias envolvendo Flávio podem gerar reações no mercado, assim como pesquisas tendem a ganhar peso crescente na formação de expectativas eleitorais

18/05/2026 | 14h12 | Por Erich Decat
Humanos livres ou pets de luxo? O erro de Elon Musk
Ana Paula Hornos
Humanos livres ou pets de luxo? O erro de Elon Musk

Se máquinas produzirem tudo, o que restará do trabalho, da autonomia e do sentido de existir humano?

16/05/2026 | 06h30 | Por Ana Paula Hornos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador