Este texto foi enviado primeiro para assinantes da newsletter “Start to Invest”, disparada todas as quintas-feiras. Para receber na sua caixa de e-mail, cadastre-se gratuitamente.
Leia também
Verdade seja dita: sem assumir um pouco mais de risco, dificilmente será possível ter um rendimento power na sua carteira de investimentos. Nesta semana, explicamos se o famoso CDI realmente vale a pena, tudo o que você precisa saber para começar a investir no mercado de ações e passamos algumas dicas para ajudar a dividir o seu dinheiro em diferentes tipos de ativos. É importante ir com calma, mas está na hora de avançar o jogo e conhecer um pouco mais sobre a renda variável. Vamos lá?
Destaque da semana para não ser noob:
Pregão da Bolsa: conheça as etapas e horários
Se você já se acostumou um pouco com riscos e tem vontade de se aventurar na renda variável, agora é o momento de entender como funcionam as regras e os pregões da Bolsa de Valores brasileira, a B3. Em linhas gerais, todo pregão é dividido em cinco etapas: cancelamento de ofertas, pré-abertura do mercado, negociação, call de fechamento e after market. Mas fique tranquilo que explicamos como cada uma delas funciona!
Deu o que falar:
Me endividei nas férias. Saiba como sair do vermelho
Publicidade
Ainda que a pandemia tenha limitado as opções de viagens, o início de ano é sinônimo de férias para muitos brasileiros, principalmente por conta do clima quente. O problema é que a falta de planejamento financeiro com as festas do fim de ano, somadas às compras desenfreadas, acabam gerando um problema conhecido: dívidas. Conversamos com especialistas para te ajudar a recuperar o controle e equilibrar todos os gastos.
Entenda se o CDI a 200% é realmente um bom investimento
Você já deve ter encontrado por aí uma série de propagandas que prometem investimentos com 100%, 105% ou 200% acima do CDI. Essa é uma taxa de referência usada como base para a rentabilidade das aplicações de renda fixa. 100% do CDI, por exemplo, significa retorno equivalente à taxa média dos empréstimos realizados entre os bancos em todos os dias do ano. Mas te explicamos se isso é algo realmente bom…
4 dicas de investimentos de Felipe Miranda, da Empiricus
Publicidade
Sempre falo por aqui sobre a importância de ter uma carteira de investimentos bem equilibrada. Ou seja, colocando o dinheiro em diferentes classes de ativos para evitar riscos e aumentar os lucros. Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus, elencou algumas dicas bem práticas que podem te ajudar a distribuir o montante disponível para aplicação. Vem ver!
Um pause para grandes aprendizados:
Por que só se fala em GameStop no mercado financeiro?
Essa é uma rede varejista americana especializada em negociar jogos e acessórios, como uma Blockbuster, lembra? A falida empresa de aluguel de filmes. A Gamestop tem uma série de lojas físicas espalhadas nos EUA, mas com a digitalização dos games, ela estava fadada a fechar. Até que muitos traders de um fórum decidiram trollar grandes investidores e passaram a comprar milhões de ações para provocar a valorização da empresa.
Existe um termo que explica o movimento feito pelos usuários do fórum Reddit nas ações da Gamestop. Normalmente, uma ação sobe de preço baseada em alguns fatores, como projeção de resultados, aquisições e valor de mercado. Mas quando ela salta de forma brusca e sem motivo aparente, o ganho é chamado de short squeeze. Ele está ligado a um ativo em baixa, mas que o mercado acredita em novas quedas. Alguns investidores, porém, aproveitam essa situação para lucrar, mas há um problema nessa história…vem descobrir!
Publicidade
Gostou? Cadastre-se e receba “Start to Invest” na sua caixa de entrada