• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Planejar sem experiência em planejar

Essa sempre foi uma fraqueza histórica nos governos brasileiros

Por Thiago de Aragão

14/12/2020 | 8:06 Atualização: 14/12/2020 | 8:38

Receba esta Coluna no seu e-mail
(Foto: Dado Ruvic/Reuters)
(Foto: Dado Ruvic/Reuters)

A vacinação já está acontecendo nos primeiros países, reacendendo a esperança neste final de ano. Enquanto o mundo inteiro se prepara para este embate decisivo, muitos governos ainda se debatem para garantir um mínimo de logística e organização no processo de vacinação em massa de suas populações.

Leia mais:
  • Como vacinas e Biden alteraram o mercado de moedas e por que o euro ganhou relevância
  • ‘Potencial segunda onda de covid não cria um impacto adicional’, diz diretor da Gol
  • “Agora o vírus é que dá as cartas”, diz Paulo Miguel, sócio do Julius Baer
Cotações
09/04/2026 23h58 (delay 15min)
Câmbio
09/04/2026 23h58 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A definição do cronograma de entregas, do material necessário, mão de obra etc, não é algo simples. Muitos países, como o Brasil, não apresentaram ainda nada concreto com relação a vacinação da nossa população de 212 milhões de habitantes.

Recentemente, o governo tinha afirmado que já está fechado com a Pfizer, mas, na prática, o contrato  ainda não tinha sido assinado. Não se trata apenas de uma assinatura embaixo de uma série de formalidades, porém também da definição de doses a serem entregues, em quais prazos e datas, levando em conta todo o processo da distribuição por nosso imenso território.

Publicidade

A área de planejamento sempre apresentou uma fraqueza histórica em todos os governos brasileiros. Nas poucas vezes em que nos vimos obrigados a planejar foi para tentar solucionar problemas crassos e persistentes, como a inflação e o Plano Real.

A covid-19 apresentou-se como o grande desafio para a humanidade neste século e já levou à morte mais de 180.000 brasileiros. Durante a pandemia, além da ausência de planejamento, todas as medidas reservadas para o combate da doença acabaram sendo politizadas de uma forma inédita.

Para muitos, a ausência de um planejamento estratégico era uma estratégia em si só; para outros, mostrava apenas a falta de interesse do governo em ser responsabilizado. De qualquer forma, conforme nos aproximamos de uma vacina (graças a investimentos de outros países e parcerias diretas com dois institutos brasileiros), um planejamento de distribuição da vacina se torna obrigatório, imediato e profundamente crítico para determinar o rumo que tomará o país nos próximos meses.

A normalização de algo anormal não é uma característica unicamente brasileira. Porém, como país, parece que aperfeiçoamos essa “capacidade”. A violência é um desse problemas que o “deixa que eu deixo” fez com que décadas se passassem e uma solução viável em grandes cidades nunca fosse apresentada de forma eficiente e positiva para a sociedade. Quando um problema traz um choque, principalmente em cima da economia, nosso senso de urgência muda e passamos a buscar alguma alternativa. No caso da covid, o sentimento de que algo deve ser feito infelizmente não surgiu por conta de sua magnitude na vida dos brasileiros, mas pelos efeitos econômicos. Isso sim fez com que a mobilização estatal tomasse mais corpo.

Publicidade

Nessa semana, o Ministério da Saúde apresentou um plano nacional de vacinação. No plano, o governo garantiu uma quantidade de 300 milhões de doses, mesmo com as vacinas da Pfizer ainda sob negociação. A logística de distribuição não está clara e isso — que pode parecer um mero detalhe — é na verdade um pesadelo para um país onde historicamente a eficiência logística está nas mãos do setor privado. O governo já separou 300 milhões de reais para seringas e agulhas, porém, há uma necessidade grande de viabilização da produção desses insumos essenciais, tanto nacional quanto na importação, em um setor que está sobrecarregado. Há pontos vagos e lacunas: não sabemos, por exemplo, se esses produtos ganharão algum tipo de isenção especial pela Receita. O investimento na “rede de frio”, que possibilita o transporte e armazenamento (principalmente da vacina da Pfizer), é outro ponto de extrema relevância para o qual os detalhes não foram ainda bem explicados. Quando vimos o estado do Amapá com dificuldades de acender postes de luz, imaginamos a complexidade em ter a vacina da Pfizer nessa em outras localidades com condições semelhantes.

A distribuição prioritária está bem definida. Profissionais de saúde e populações mais vulneráveis estão à frente, seguindo uma lógica internacional de aplicação da vacina. Entre a primeira e a quarta fase, temos os grupos específicos mencionados. Isso é bom, mas não podemos nos esquecer que a contaminação vai seguir aumentando enquanto o primeiro contingente está sendo vacinado.

O problema de contaminação e mortes pela covid seguirá preocupante em 2021. Para a enorme maioria da população, o momento ainda pedirá cuidados, distanciamento e precauções que todos já estão cansados de seguir. A economia poderá mostrar os impactos positivos da vacinação provavelmente ao final do próximo ano. Como muitos se recusarão a tomar a vacina, teremos um período de normalidade, com casos abaixo do que já tivemos (assim como mortes), mas o vírus não estará fora de nossas vidas. A Coronavac, da Sinovac, seguirá como símbolo da guerra política entre o governador de São Paulo, João Dória, e o Presidente Bolsonaro.

A apresentação de um plano é o primeiro passo. A execução é o seguinte e mais importante, e a disciplina da população em esperar a sua vez, seguindo diretrizes de distanciamento social, será o ponto mais complicado de todos.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Coronavírus
  • Pfizer
  • vacina

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Após Raízen e GPA: as empresas que mais preocupam o mercado financeiro hoje

  • 2

    Cessar-fogo derruba dólar ao menor nível em dois anos — pode ficar abaixo de R$ 5?

  • 3

    32 fundos imobiliários de crédito estão baratos; veja como aproveitar sem cair em armadilhas

  • 4

    Ibovespa acompanha euforia global com cessar-fogo e renova recorde histórico

  • 5

    Petróleo despenca 16% com trégua — Petrobras cai mais de 4%

Publicidade

Quer ler as Colunas de Thiago de Aragão em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como funciona o cashback IR?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como funciona o cashback IR?
Imagem principal sobre o FGTS: posso indicar qualquer banco no aplicativo para realizar o saque?
Logo E-Investidor
FGTS: posso indicar qualquer banco no aplicativo para realizar o saque?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é o cashback IR?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é o cashback IR?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as inconsistências em convênios médicos na pré-preenchida?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as inconsistências em convênios médicos na pré-preenchida?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as deduções indevidas ou sem comprovantes na pré-preenchida?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as deduções indevidas ou sem comprovantes na pré-preenchida?
Imagem principal sobre o Aplicativo do FGTS: 4 funcionalidades que você talvez não saiba que ele tem
Logo E-Investidor
Aplicativo do FGTS: 4 funcionalidades que você talvez não saiba que ele tem
Imagem principal sobre o Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Logo E-Investidor
Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Imagem principal sobre o Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Logo E-Investidor
Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Últimas: Colunas
OPINIÃO. Metade do Brasil trabalha para sustentar os benefícios sociais da outra metade
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO. Metade do Brasil trabalha para sustentar os benefícios sociais da outra metade

Aumento de gastos públicos voltados à distribuição de dinheiro pode reduzir a capacidade de financiar setores produtivos, impactando a geração de empregos

09/04/2026 | 13h26 | Por Fabrizio Gueratto
Balanço das empresas da B3 em 2025: lucro cresce, mas concentração e eficiência dividem o diagnóstico
Einar Rivero
Balanço das empresas da B3 em 2025: lucro cresce, mas concentração e eficiência dividem o diagnóstico

Resultado das empresas revela um cenário de crescimento relevante, mas com qualidade desigual

08/04/2026 | 13h38 | Por Einar Rivero
Bilhões de dólares em jogo: setor digital vira refém de impasse em Brasília
Erich Decat
Bilhões de dólares em jogo: setor digital vira refém de impasse em Brasília

Disputa entre Palácio do Planalto e cúpula do Senado começa a produzir efeitos concretos sobre a capacidade do Brasil de atrair investimentos em tecnologia

06/04/2026 | 14h00 | Por Erich Decat
Páscoa: renovar a vida também passa pelo dinheiro
Ana Paula Hornos
Páscoa: renovar a vida também passa pelo dinheiro

Mudar de vida é um desejo comum, mudar a forma de lidar com o dinheiro, nem sempre

04/04/2026 | 06h00 | Por Ana Paula Hornos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador