Comportamento

Investimentos estrangeiros mais negociados por brasileiros em agosto

Levantamento exclusivo para o E-Investidor foi produzido pela Stake

Investimentos estrangeiros mais negociados por brasileiros em agosto
Foto: Shutterstock/Freedomz/Reprodução
  • O estudo constatou que os investidores locais adquiriram mais ETFs do que ações no período. Dos cinco ativos mais negociados, três são fundos de índices e apenas dois são papéis de companhias listadas
  • Rodrigo Lima, analista de investimentos da Stake, diz que o mês de agosto foi um período em que os índices de ações dos EUA tiveram bastante destaque, já que o S&P 500 somou mais de 3% e registrou ganhos em 15 dos 21 pregões que aconteceram no mês

Um levantamento produzido pela Stake feito com exclusividade para o E-Investidor analisou as cinco ações americanas mais compradas e vendidas por brasileiros na plataforma em agosto.

O estudo constatou que os investidores locais adquiriram mais ETFs do que ações no período. Dos cinco ativos mais negociados, três são fundos de índices e apenas dois são papéis de companhias listadas.

Foram considerados na pesquisa as ações e ETFs com maiores diferenças entre compras e vendas no mês, ou seja: se uma ação está tendo 10 vezes mais compras do que vendas, ou se um papel tem 10 vezes mais vendas do que compras, ela aparece na lista.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Confira os cinco ativos mais comprados na Stake em agosto:

  1. Vanguard Total Stock Market Index Fund ETF (VTI)
  2. Vanguard 500 Index Fund ETF (VOO)
  3. SPDR Portfolio S&P 500 Growth ETF (SPYG)
  4. Alibaba (BABA)
  5. Microsoft (MSFT)

Rodrigo Lima, analista de investimentos da Stake, diz que o mês de agosto foi um período em que os índices de ações dos EUA tiveram bastante destaque, já que o S&P 500 somou mais de 3% e registrou ganhos em 15 dos 21 pregões que aconteceram no mês. “Vimos uma tendência do brasileiro em experimentar investimentos em índices de longo prazo aqui na Stake. Os três instrumentos com a maior proporção de compra para venda foram os ETFs de índices”, diz.

Já no quesito ações, o analista explica que a popularidade do Alibaba (BABA) mostrou bastante confiança dos investidores brasileiros no gigante chinês de comércio eletrônico. Eles acreditam que a empresa vai superar os obstáculos regulatórios que afetaram negativamente seu estoque durante grande parte do ano. “Embora as ações tenham caído 20% desde o início até o final de agosto, os investidores da Stake continuaram comprando as ações ao primeiro sinal de recuperação”, diz.

No caso da Microsoft, Lima informa que a big tech é vista como um investimento estável e de longo prazo pelos os investidores.

Na outra ponta, temos os cinco ativos mais vendidos na Stake em agosto:

  1. Pershing Square Tontine Holdings (PSTH)
  2. Endeavour Group (EDR)
  3. Applied Materials (AMAT)
  4. Marathon Patent Group (MARA)
  5. Clover Health (CLOV)

Lima explica que o principal motivo que acabou colocando essas ações na lista das mais vendidas está associado ao fraco desempenho delas, o que levou ao aumento das vendas.

A Pershing Square (PSTH) é uma SPAC (special-purpose acquisition company) operada pelo famoso investidor Bill Ackman. Esse tipo de empresa é uma sociedade anônima listada em bolsa de valores que tem como intuito adquirir uma empresa privada, tornando-a pública, mas sem passar pelo processo tradicional de oferta pública inicial.

Publicidade

“No início do ano, Ackman deu indícios que o SPAC iria se fundir com algum unicórnio mais maduro, mas passados nove meses nenhuma notícia de fusão foi anunciada, o que foi suficiente para fazer com que os investidores vendessem os papéis”, diz.

Por sua vez, o Endeavor Group (EDR), dono da cada vez mais popular franquia de artes marciais mistas do UFC, também não agradou os investidores brasileiros. Lima informou que a ação está abaixo do preço do IPO, com pouca atratividade.

Um caso curioso é o da Applied Materials (AMAT), um dos principais fabricantes de semicondutores do mundo, um dos insumos que mais está em falta ao redor do mundo. Mesmo com aumento de interesse pelo material, suas ações não foram impulsionadas. “Embora a escassez global desse recurso seja um investimento de grande procura na Stake, o desempenho inferior da empresa (queda de 5% em agosto) pode ter empurrado os investidores para outras opções como a Nvidia, que ganhou mais de 10%”, diz.

Por fim, o analista explica que o caso de Marathon Patent Group (MARA) e Clover Health (CLOV) são ações que geralmente caem no gosto dos investidores durante períodos de grande impulso por movimentações específicas do mercado. Mas no momento em que o papel começa a apresentar desempenho inferior e a perder seu ímpeto, ele passa a ser vendido.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos