Comportamento

Apesar dos impactos da pandemia, mercado caminha em direção à euforia

Analistas dizem que há espaço para crescer ainda mais, porém alguns se preocupam com a formação de uma nova bolha

Apesar dos impactos da pandemia, mercado caminha em direção à euforia
  • Investidores que estiveram otimistas por grande parte de 2020 estão encontrando novos motivos para aumentar a confiança
  • Os movimentos contínuos do Federal Reserve para manter os mercados estáveis e as taxas de juros baixas contribuem para este processo
  • O índice S&P 500 subiu quase 15% no ano e o mercado está se aproximando dos níveis vistos pela última vez em 2000, o ano em que a bolha da internet começou a estourar

(Matt Phillips/The New York Times) – O mercado de ações não vai desistir. Já digno de nota por seu crescimento quase incontrolável neste ano – apesar de uma pandemia que matou mais de 300 mil pessoas, deixou milhões desempregados e fechou empresas em todo o país – o mercado agora está mergulhando em pura euforia.

Investidores que estiveram otimistas por grande parte de 2020 estão encontrando novos motivos para aumentar a confiança por conta dos movimentos contínuos do Federal Reserve para manter os mercados estáveis e as taxas de juros baixas. E os investidores individuais, que entraram no mercado este ano, estão negociando ações em um ritmo não visto em mais de uma década, impulsionando uma parte significativa da trajetória ascendente do mercado.

O índice S&P 500 subiu quase 15% no ano. Por algumas medidas de valorização das ações, o mercado está se aproximando dos níveis vistos pela última vez em 2000, o ano em que a bolha da internet começou a estourar. As ofertas públicas iniciais, quando as empresas vendem novas ações ao público, estão tendo seu ano mais movimentado em duas décadas – mesmo que muitas das novas empresas não sejam lucrativas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Leia também: 2021 será o ano dos IPOs? Conheça as empresas que poderão estrear na B3

Poucos esperam uma repetição da crise da bolha da internet que começou em 2000.

Mas é cada vez mais comum ouvir analistas  se referirem àquela época ao tentar entender as tendências atuais do mercado.

“Estamos vendo o tipo de loucura que acho que não tenha existido, certamente não nos EUA, desde a bolha da internet”, disse Ben Inker, chefe de alocação de ativos da empresa de gestão financeira, com sede em Boston, Grantham, Mayo, Van Otterloo. “Isso lembra muito o que aconteceu.”

Embora o mercado de ações tenha terminado com uma pequena perda na semana passada, o S&P 500, o índice industrial Dow Jones e o Nasdaq estão apenas um pouco atrás de registros recordes.

Publicidade

Leia também: O que explica o entusiasmo dos investidores por ativos de risco em meio a uma economia frágil?

Existem razões para os investidores se sentirem otimistas. O Colégio Eleitoral votou em 14 de dezembro para formalizar a vitória do presidente eleito Joe Biden, pondo fim a uma eleição presidencial contenciosa que pesou nos mercados. Um esforço nacional de vacinação contra o novo coronavírus começou, sinalizando o início de um eventual retorno ao normal.

Muitos analistas de mercado, investidores e traders dizem que as boas notícias, embora promissoras, dificilmente são suficientes para justificar a projeção adquirida nas ações – mas eles também não veem nenhuma razão subjacente para que isso pare tão cedo.

(Tradução de Romina Cácia)

 

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos