Publicidade

Comportamento

Pesquisa revela qual é o meio preferido para transações bancárias no Brasil

Uma pesquisa da Febraban indica que há um movimento de expansão das operações liderado pelos canais digitais

Pesquisa revela qual é o meio preferido para transações bancárias no Brasil
Celular é meio preferido de transações bancárias entre os brasileiros. Imagem: Adobe Stock

As movimentações bancárias podem explicar muito sobre o comportamento dos brasileiros no que se refere ao dinheiro e sua segurança financeira. A Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, divulgada nesta semana, indica que as instituições participantes registraram 186 bilhões de transações em 2023, o que representa um aumento de 19% em relação ao ano anterior.

O movimento continua sendo liderado pela expansão das operações via canais digitais, já que 79% de todas as transações são realizadas online. O mobile banking, ou seja, o uso de contas bancárias pelo celular entra em destaque com 137,7 bilhões de operações do total no ano analisado. Segundo o estudo, 7 em cada 10 transações bancárias no País são realizadas pelo celular.

Enquanto isso, o internet banking representou 9% das movimentações financeiras em 2023 e se apresenta como o terceiro maior canal de operações, atrás apenas de pontos de venda no comércio (POS). Os aplicativos de mensagens instantâneas, por sua vez, aumentaram 76%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Embora a representatividade deste canal (apps de mensagens) ainda seja menor quando comparada à dos demais, os resultados recentes confirmam a tendência de consolidação dos aplicativos de mensagens como mais uma opção disponível aos clientes”, indica a pesquisa.

Além disso, a adesão dos celulares na hora de realizar operações financeiras é majoritariamente de pessoas físicas, que representam 90% desse canal. Segundo a Febraban, a preferência crescente por dispositivos móveis indica que os clientes passam a realizar tarefas de maior complexidade pelo celular à medida que se sentem mais familiarizados e confiantes com o uso deste canal.

Já clientes registrados como pessoa jurídica correspondem a 74% das transações de internet banking, ainda que haja certo equilíbrio na preferência entre os canais digitais para este público.