Comportamento

Conheça as 30 mulheres CEOs do S&P 500

Das 500 empresas que figuram o S&P 500, apenas 30 são comandadas por mulheres

Conheça as 30 mulheres CEOs do S&P 500
Adena Friedman, presidente e CEO da Nasdaq. (Foto: Mike Cohen/The New York Times)
  • Em 2019, apenas 25 mulheres estavam no comando de empresas listadas no índice
  • O S&P 500 é um índice do mercado de ações que mede o desempenho das 500 maiores companhias listadas em Bolsa nos EUA

Embora o número de mulheres em cargos de liderança tenha aumentado significativamente nos últimos anos, ainda há um longo caminho pela frente para eliminar a disparidade nos mercados.

Um estudo feito pelo índice Spencer Stuart, realizado com base nas declarações das próprias empresas, constatou que das 500 companhias listadas no S&P 500, apenas 30 possuem mulheres como CEOs. Para efeito comparativo, em 2019 eram apenas 25.

O levantamento mostra ainda que as mulheres representam 47% dos novos diretores, o maior número registrado até então. Entretanto, elas ainda são apenas 28% dos membros do conselho do S&P 500.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Quer saber quem são essas mulheres? O E-Investidor reuniu as 30 CEOs que comandam empresas do S&P 500. Confira:

1. Mary T. Barra, General Motors Company (GM)

Comandando uma das maiores montadoras do mundo desde 2014, Mary Barra foi eleita presidente do conselho administrativo da GM em 2016. Antes de se tornar CEO, Barra atuou como vice-presidente, Head de desenvolvimento de produtos globais e também como responsável por compras e da cadeia de abastecimento, sendo responsável pelo design, engenharia e qualidade dos veículos GM lançados pelo mundo.

Além disso, Barra também atua no conselho de diretores da Walt Disney Company, no conselho de curadores da Universidade de Duke na Carolina do Norte/EUA e no Detroit Economic Club.

2. Corie Barry, Best Buy

Corie Barry iniciou sua carreira na Best Buy em 1999. De lá para cá, assumiu uma série de cargos nas áreas financeiras e operacionais até se tornar CFO em 2016.

Barry assumiu a chefia da Best Buy em 2019, que atualmente conta com mais de 125 mil funcionários. Sob sua liderança, a companhia caminha para se tornar um dos melhores lugares para se trabalhar na América. Antes de trabalhar na empresa, Barry atuou como auditora na Deloitte & Touche.

3. Gail Boudreaux, Anthem, Inc

Chefiando uma das maiores empresas de planos de saúde dos EUA, Gail Boudreaux foi nomeada CEO da Anthem em 2017. Ao longo de mais de três décadas trabalhando na área da saúde, Bordeaux mostrou um bom histórico de liderança em negócios multibilionários.

Devido a sua experiência no setor, nos dois primeiros anos à frente da Anthem, Bordeaux fez as ações da companhia se valorizarem em 20%, o que rendeu aplausos de colegas e também de Wall Street.

4. Michele Buck, The Hershey Company

Antes de ingressar na Hershey’s, Michele Buck trabalhou por 17 anos na Fraft/Nabisco. Em março de 2017, tornou-se a primeira mulher CEO da companhia e alcançou a presidência do Conselho de Administração em 2019.

Buck já passou por vários cargos de senioridade dentro da Hershey’s. O último deles como Chief Operating Officer, comandando o dia a dia as operações na América do Norte e também supervisionando os negócios na América do Sul.

5. Debra A. Cafaro, Ventas, Inc.

À frente da Ventas desde 1999, Debra Cafaro é uma das líderes da indústria dos fundos de investimentos imobiliários, ou REITs, na sigla em inglês.

Publicidade

Supervisionando a execução de uma estratégia, a CEO aumentou a capitalização de mercado da companhia de US$ 200 milhões para US$ 28 bilhões em 2019. Ela também é proprietária e membro do Comitê de Gestão do time de hockey Pittsburgh Penguins.

6. Safra A. Catz, Oracle Corporation

Comandando a Oracle desde 2014, Catz integra o conselho administrativo da empresa desde 2001. Já atuou como presidente e também como diretora financeira da companhia. Antes de ingressar em 1999, trabalhou como diretora do HSBC Holdings plc.

Atualmente, também atua como diretora da Walt Disney Company.

7. Joanne Crevoiserat, Tapestry, Inc.

Joanne Crevoiserat atua como CEO da Tapestry, empresa dona das marcas Coach, Kate Spade e Stuart Weitzman. É responsável por conduzir a agenda de crescimento estratégico da companhia.

Crevoiserat ingressou na Tapestry em 2019 como diretora financeira e se tornou CEO em julho de 2020. A empresária atuou por mais 30 anos na indústria do varejo e de multimarcas. Já trabalhou como Chief Operating Officer da Abercrombie & Fitch.

8. Mary Dillon, Ulta Beauty, Inc.

Dillon foi nomeada CEO da Ulta Beauty em julho de 2013. Desde que ingressou na companhia, Dillon e seu time mais do que dobraram as receitas da empresa. Ela também lidera uma base de associados composta por 92% de mulheres e, sob sua liderança, o conselho de diretores se tornou um dos mais diversos entre todas as grandes empresas públicas dos EUA.

Antes de ingressar na Ulta Beauty, Dillon atuou como presidente da divisão Quaker na PepsiCo, e também como Global Chief Marketing Officer e vice-presidente executivo da McDonald’s Corporation.

9. Michelle Gass, Kohl’s Corporation

Em frente a Kohl’s desde maio de 2018, Michelle Gass é responsável por supervisionar uma base de mais de 1160 lojas e 100 mil associados em todo EUA.

Gass juntou-se a Kohl’s em 2013 como Head Customer Officer está comprometida a construir uma cultura pautada pelo propósito, além de acelerar a diversidade e inclusão na companhia e definir as metas e estratégias de ESG. Antes de entrar na empresa, Gass trabalhou por mais de 16 anos no Starbucks, ocupando diversos cargos de liderança.

10. Lynn J. Good, Duke Energy Corporation

Lynn Good é CEO da Duke Energy, uma das maiores holdings de energia da América. Sob o seu comando, a companhia está focando em servir com qualidade seus clientes, além de direcionar o caminho para um futuro energético mais limpo e inteligente.

Publicidade

Antes de se tornar CEO, em 2013, Good atuou como diretora financeira da Duke Energy.

11. Tricia Griffith, The Progressive Corporation

Griffith ingressou na companhia de seguros Progressive em 1988, como representante de reivindicações. Passou por vários cargos de liderança até ser diretora de recursos humanos, em 2002.

Em 2016, Griffith foi nomeada CEO e também presidente do conselho administrativo da companhia.

12. Vicki Hollub, Occidental Petroleum Corporation

Em frente a Occidental desde abril de 2016, Vicki Hollub trabalhou por 35 anos na empresa internacional de extração de petróleo e gás. Durante sua jornada, Hollub ocupou uma variedade de cargos técnicos e administrativos em quatro países: Estados Unidos, Rússia, Venezuela e Equador.

A empresária é membro do conselho administrativo desde 2015. Também atua como presidente do Conselho Consultivo do Secretário de Energia dos EUA, presidente do Conselho de Negócios EUA-Colômbia e membro do Fórum Econômico Mundial.

13. Jennifer M. Johnson, Franklin Resources, Inc.

Jennifer Johnson ingressou na Franklin Resources em 1988 como co-presidente. À frente da Holding americana conhecida como Franklin Templeton, Johnson é responsável pela operação e também pela definição das estratégias de longo prazo.

Em 2014, foi uma das 10 executivas nomeadas para a primeira edição da lista “Melhores Mulheres em Gestão de Ativos”, da Money Management Executive.

14. Margaret Keane, Synchrony Financial

Margaret Keane é diretora executiva da Synchrony, uma das maiores empresas de serviços financeiros ao consumidor dos EUA. Foi responsável por liderar a IPO da companhia em julho de 2014.

A CEO assumiu o cargo em 2011 e apareceu na lista das 25 mulheres mais poderosas em finanças, da American Banker, por 12 anos consecutivos.

15. Reshma Kewalramani, Vertex Pharmaceuticals

A médica indiana Reshma Kewalramani comanda a Vertex, empresa biofarmacêutica americana com sede em Boston. A doutora ingressou na Vertex em 2017, quando assumiu o cargo de Diretora Médica e Vice-presidente Executiva de Desenvolvimento Global de Medicamentos e Assuntos Médicos.

Publicidade

Kewalramani alcançou a liderança da farmacêutica em abril de 2020 e também atua como presidente do conselho administrativo da companhia.

16. Christine A. Leahy, CDW Corporation

Christine A. Leahy é CEO da CDW, empresa fornecedora de produtos e serviços de tecnologia para negócios, governos e educação, desde janeiro de 2019.

Antes de assumir a liderança, Leahy atuou como chefe das receitas. Sua função era ser responsável por todas as unidades da empresa voltadas para o cliente, incluindo suas organizações corporativas, públicas e pequenas empresas.

17. Sue Y. Nabi, Coty Inc.

Sue Nabi é uma empreendedora e inovadora da beleza. Antes de se tornar CEO da Coty, dona de marcas de luxo como Burberry, Hugo Boss e Gucci, trabalhou por 20 anos na L’Oréal, empresa que também presidiu.

Nabi chegou ao comando da Coty em setembro de 2020, possui um mestrado avançado em Gestão de Marketing pela Paris Business School ESSEC e é engenheira agrônoma e ambiental por formação.

18. Phebe N. Novakovic, General Dynamics Corporation

Antes de ingressar na General Dynamics, conglomerado de empresas de defesa americano, Phoebe Novakovic trabalhou na CIA e também no Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Novakovic é uma das únicas mulheres executivas no espaço militar-industrial e assumiu a liderança da gigante de defesa em 2013.

19. Lisa Palmer, Regency Centers Corporation

Pouco mais de um ano à frente da Regency Centers Corporation, fundo de investimento imobiliário de shopping centers, Lisa Palmer é CEO desde janeiro de 2020.

Na companhia desde 1996, Palmer já passou por diversos cargos de liderança na companhia até chegar à liderança. Antes disso, trabalhou na Accenture e na GE.

20. Kristin Peck, Zoetis

A Zoetis é uma empresa farmacêutica americana focada em medicamentos e vacinas para animais de estimação e gado. Comandando a companhia desde janeiro de 2020, Kristin Peck também é membro do conselho administrativo da empresa.

Publicidade

Peck ajudou a Zoetis a conduzir a sua IPO em 2013, na época em que era vice-presidente executivo. Antes de ingressar na companhia, a diretora trabalhou por cerca de 8 anos na Pfizer.

21. Linda Rendle,The Clorox Company

Linda Rendle assumiu a liderança da Clorox, empresa de bens de consumo norte-americana, após 20 anos dentro da companhia. Lá, passou por diversos cargos de liderança, entre eles vice-presidente executiva de Limpeza, Internacional, diretora de vendas, entre outros.

Antes de ingressar na Clorox, trabalhou por dois anos na Procter & Gamble.

22. Barbara Rentler, Ross Stores, Inc.

CEO desde julho de 2014, Barbara Rentler já foi presidente e diretora de Merchandising e também vice-presidente executiva da Ross Stores, rede de lojas de departamento dos EUA, onde trabalha desde 1986.

23. Lori J. Ryerkerk, Celanese Corporation

Nomeada para o cargo de CEO em abril de 2020, Lori Ryerkerk atualmente comanda a Celaneses, empresa de produtos químicos com sede no Texas.Antes de ingressar Celaneses, Ryerkerk trabalhou em diversas empresas do setor petrolífero, como Shell, Hess Corporation e Exxon.

24. Lisa Su, Advanced Micro Devices, Inc.

Presidente do conselho administrativo e CEO desde 2014, a doutora Lisa Su foi uma das pessoas responsáveis por reerguer a AMD (Advanced Micro Devices), fabricante de processadores e placas de vídeo. Antes de comandar a empresa, Su foi diretora operacional na mesma companhia.

Desde que assumiu o cargo, em outubro de 2014, as ações da AMD, principal concorrente da Intel, já se valorizaram em mais de 4.300%

25. Julie Sweet, Accenture

CEO desde setembro de 2019, Julie Sweet também atua no conselho de diretores da Accenture, empresa de consultoria e gestão. Antes de chefiar a companhia, Sweet trabalhou como diretora executiva, conselheira geral e diretora de conformidade.

Apesar de ter ingressado na companhia em 2010, foi sócia por 10 anos do escritório de advocacia Cravath, Swaine & Moore LLP.

26. Sonia Syngal, Gap Inc.

Sonia Syngal é CEO da marca de roupas Gap desde março de 2020. Quando entrou na companhia, em 2004, a executiva passou por diversos cargos de liderança e gerenciamento, incluindo diretora administrativa para os negócios da empresa na Europa, vice-presidente para a divisão Internacional e divisão de Outlet Internacional.

Antes de ingressar na Gap, trabalhou na Ford Motor e na Sun Microsystems.

27. Carol Tomé, United Parcel Service Inc.

Tomé é a 12ª pessoa a comandar a United Parcel Services, ou UPS, uma das maiores empresas de logística do mundo. A executiva foi a primeira outsider a chefiar a companhia e também a primeira mulher.

Publicidade

Antes de ingressar na UPS, Tomé trabalhou como vice-presidente executiva e diretora financeira da The Home Depot, Inc, uma das maiores varejistas do mundo.

28. Jayshree Ullal, Arista Networks, Inc.

Presidente e CEO da Arista há mais de 10 anos, Jayshree Ullal é responsável pelos negócios e liderança de pensamento da empresa americana de redes de computadores.

Foi responsável pela condução do processo de IPO companhia em 2014. Antes disso, Ullal trabalhou como vice-presidente sênior da Cisco.

29. Kathy Warden, Northrop Grumman Corporation

CEO e presidente do conselho administrativo desde janeiro de 2019, Kathy Warden é a segunda mulher dessa lista a comandar uma empresa da indústria aeroespacial e defesa, a Northrop Grumman Corporation.

Antes de ingressar na companhia, trabalhou na General Dynamics e na Veridian Corporation e também na GE.

30. Adena Friedman, Nasdaq Inc.

Quando Adena Friedman tornou-se CEO da Nasdaq em janeiro de 2017, ela se estabeleceu como a primeira mulher a liderar uma bolsa de valores global. A executiva ingressou na companhia em 1993 como estagiária.

Esta foi a segunda vez que a executiva passou pela Nasdaq, em sua primeira passagem, além de estagiária atuou como CFO e vice-presidente executiva de estratégia corporativa. Antes, Friedman trabalhou como CFO na Carlyle Group, multinacional americana de private equity.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos