• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

De baby boomers a jovens da Z: como diferentes gerações preferem fazer compras?

Levantamento exclusivo da Mosaico indica o cashback como a principal diferença entre os consumidores mais novos e mais velhos

Foto para bio Camila Lutfi
Por Camila Lutfi

23/07/2024 | 8:08 Atualização: 23/07/2024 | 8:10

Veja os hábitos de consumo entre as gerações. Imagem: Adobe Stock.
Veja os hábitos de consumo entre as gerações. Imagem: Adobe Stock.

Ainda que existam grandes diferenças entre gerações de baby boomers (nascidos entre 1945 e 1964), geração X (1965 – 1980), millennials (1981 – 1996) e geração Z (1997 – 2010), seus hábitos de consumo podem trazer algumas semelhanças, o que ajuda a entender possíveis tendências de mercado. Um levantamento da Mosaico, empresa do Banco PAN e Buscapé, mostra que a disputa entre compras em lojas físicas e online é acirrada entre os entrevistados.

Leia mais:
  • Por que a Geração Z está afundando cada vez mais em dívidas
  • O retrato da inadimplência: da Geração Z aos Baby Boomers
  • Golpistas usam famosa marca de TV em pirâmide financeira no PR
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Buscando entender mais sobre as semelhanças e diferenças das gerações, a pesquisa foi realizada com 1.494 participantes de diferentes regiões do País, por meio da plataforma QuestionPro, e disponibilizada de forma exclusiva ao E-Investidor.

Para os millennials e geração Z, por exemplo, a preferência por compras online ou site acontece principalmente pela praticidade, economia no valor final e variedade de produtos. Já as gerações mais velhas preferem compras físicas pelo imediatismo, segurança e experiência. No entanto, quase metade dos entrevistados de todas as gerações consomem produtos em plataformas digitais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Uma curiosidade é o fato do cashback, que é um programa de recompensas para receber de volta determinada quantia após uma compra, se apresentar como a principal distinção entre as gerações. Enquanto apenas 21% dos baby boomers aproveitam a ferramenta, cerca de 70% das outras três gerações já são atraídos pelo benefício.

A comparação de preços em diferentes plataformas antes de adquirir um produto também está em declínio para as gerações mais jovens. De acordo com a pesquisa, essa é uma prática de compra que, apesar de utilizada por todas as gerações, é utilizada por 68% dos baby boomers (68%), enquanto apenas 47%, 42% e 40% das gerações X, millennials e Z, respectivamente, costumam analisar preços.

Por outro lado, o uso de pagamentos digitais para concluir as compras já impacta entre 50% e 55% dos consumidores de todas as idades. O uso de aplicativos específicos também ganha espaço entre os baby boomers (53%) e geração Z (69%).

Já a utilização de cupons é pouco aproveitada por todas as gerações. Sua relevância no momento da compra é de aproximadamente 30% para diferentes idades, e a prática tem sua maior aderência com os millennials (34%).

Publicidade

“A análise dos comportamentos das diferentes gerações e suas preferências nos métodos de compra é extremamente importante para as lojas e os varejistas. A partir delas, é importante que as marcas repensem as estratégias e se adaptem para conquistar o novo consumidor”, avalia Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco PAN, em nota.

O estudo mostra ainda que a categoria de alimentos e bebidas é a mais adquirida, seguida por produtos de higiene e cuidados pessoais. Em todas as gerações, o preço é o fator que mais infleuncia todas as decisões de compra.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • baby boomers
  • cashback
  • compras
  • compras online
  • Conteúdo E-Investidor
  • geração millenium
  • geração z
  • Millennial
Cotações
17/09/2025 12h35 (delay 15min)
Câmbio
17/09/2025 12h35 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

  • 2

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 3

    Eleições 2024: qual é o valor da multa para quem não votar, nem justificar?

  • 4

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 5

    24 ações baratas para ganhar dividendos entre 6% e 22%

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quer juntar R$ 100 mil em 1 ano? Veja quanto guardar por mês para alcançar a meta
Logo E-Investidor
Quer juntar R$ 100 mil em 1 ano? Veja quanto guardar por mês para alcançar a meta
Imagem principal sobre o Idosos podem renovar a CNH de graça? Este estado garante o benefício
Logo E-Investidor
Idosos podem renovar a CNH de graça? Este estado garante o benefício
Imagem principal sobre o Usucapião de 5 anos: entenda quem pode se tornar dono legal do imóvel
Logo E-Investidor
Usucapião de 5 anos: entenda quem pode se tornar dono legal do imóvel
Imagem principal sobre o IPTU 2026: aposentados têm direito à isenção? Entenda as regras
Logo E-Investidor
IPTU 2026: aposentados têm direito à isenção? Entenda as regras
Imagem principal sobre o Aposentados, pensionistas, idosos e PcDs podem ficar isentos do IPTU 2026? Veja as condições
Logo E-Investidor
Aposentados, pensionistas, idosos e PcDs podem ficar isentos do IPTU 2026? Veja as condições
Imagem principal sobre o R$ 100 mil em 1, 2 ou 3 anos: quanto é preciso investir por mês?
Logo E-Investidor
R$ 100 mil em 1, 2 ou 3 anos: quanto é preciso investir por mês?
Imagem principal sobre o INSS lança plataforma que promete agilizar consultas e recursos; veja como usar
Logo E-Investidor
INSS lança plataforma que promete agilizar consultas e recursos; veja como usar
Imagem principal sobre o O que dava para comprar com R$ 100 no início dos anos 2000?
Logo E-Investidor
O que dava para comprar com R$ 100 no início dos anos 2000?
Últimas: Comportamento
Um alinhamento perfeito de mercados mostra que Wall Street está 100% convencida da queda dos juros
Comportamento
Um alinhamento perfeito de mercados mostra que Wall Street está 100% convencida da queda dos juros

Veja os fatores que impulsionaram a confiança do mercado em um corte no juros nos Estados Unidos

16/09/2025 | 08h13 | Por E-Investidor
O ‘guru da independência financeira’ diz que os jovens devem fazer duas coisas para construir riqueza
Comportamento
O ‘guru da independência financeira’ diz que os jovens devem fazer duas coisas para construir riqueza

Educador financeiro e autor de best-seller defende que gerações futuras priorizem fundos de baixo custo

13/09/2025 | 08h00 | Por Dave Smith, Fortune
Entenda como cartas de Pokémon superaram os retornos da Bolsa americana
Comportamento
Entenda como cartas de Pokémon superaram os retornos da Bolsa americana

Os colecionáveis valorizaram 3.821% entre 2004 e 2025, superando o S&P 500

12/09/2025 | 18h44 | Por Igor Markevich
Um em cada três brasileiros de alta renda já tem conta global, diz pesquisa
Comportamento
Um em cada três brasileiros de alta renda já tem conta global, diz pesquisa

Pesquisa encomendada pelo C6 Bank à Ipsos-Ipec mostra que a parcela de brasileiros nas classes A e B com conta em moeda estrangeira passou de 12% para 31% em três anos

12/09/2025 | 14h00 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador