• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

De baby boomers a jovens da Z: como diferentes gerações preferem fazer compras?

Levantamento exclusivo da Mosaico indica o cashback como a principal diferença entre os consumidores mais novos e mais velhos

Foto para bio Camila Lutfi
Por Camila Lutfi

23/07/2024 | 8:08 Atualização: 23/07/2024 | 8:10

Veja os hábitos de consumo entre as gerações. Imagem: Adobe Stock.
Veja os hábitos de consumo entre as gerações. Imagem: Adobe Stock.

Ainda que existam grandes diferenças entre gerações de baby boomers (nascidos entre 1945 e 1964), geração X (1965 – 1980), millennials (1981 – 1996) e geração Z (1997 – 2010), seus hábitos de consumo podem trazer algumas semelhanças, o que ajuda a entender possíveis tendências de mercado. Um levantamento da Mosaico, empresa do Banco PAN e Buscapé, mostra que a disputa entre compras em lojas físicas e online é acirrada entre os entrevistados.

Leia mais:
  • Por que a Geração Z está afundando cada vez mais em dívidas
  • O retrato da inadimplência: da Geração Z aos Baby Boomers
  • Golpistas usam famosa marca de TV em pirâmide financeira no PR
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Buscando entender mais sobre as semelhanças e diferenças das gerações, a pesquisa foi realizada com 1.494 participantes de diferentes regiões do País, por meio da plataforma QuestionPro, e disponibilizada de forma exclusiva ao E-Investidor.

Para os millennials e geração Z, por exemplo, a preferência por compras online ou site acontece principalmente pela praticidade, economia no valor final e variedade de produtos. Já as gerações mais velhas preferem compras físicas pelo imediatismo, segurança e experiência. No entanto, quase metade dos entrevistados de todas as gerações consomem produtos em plataformas digitais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Uma curiosidade é o fato do cashback, que é um programa de recompensas para receber de volta determinada quantia após uma compra, se apresentar como a principal distinção entre as gerações. Enquanto apenas 21% dos baby boomers aproveitam a ferramenta, cerca de 70% das outras três gerações já são atraídos pelo benefício.

A comparação de preços em diferentes plataformas antes de adquirir um produto também está em declínio para as gerações mais jovens. De acordo com a pesquisa, essa é uma prática de compra que, apesar de utilizada por todas as gerações, é utilizada por 68% dos baby boomers (68%), enquanto apenas 47%, 42% e 40% das gerações X, millennials e Z, respectivamente, costumam analisar preços.

Por outro lado, o uso de pagamentos digitais para concluir as compras já impacta entre 50% e 55% dos consumidores de todas as idades. O uso de aplicativos específicos também ganha espaço entre os baby boomers (53%) e geração Z (69%).

Já a utilização de cupons é pouco aproveitada por todas as gerações. Sua relevância no momento da compra é de aproximadamente 30% para diferentes idades, e a prática tem sua maior aderência com os millennials (34%).

Publicidade

“A análise dos comportamentos das diferentes gerações e suas preferências nos métodos de compra é extremamente importante para as lojas e os varejistas. A partir delas, é importante que as marcas repensem as estratégias e se adaptem para conquistar o novo consumidor”, avalia Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco PAN, em nota.

O estudo mostra ainda que a categoria de alimentos e bebidas é a mais adquirida, seguida por produtos de higiene e cuidados pessoais. Em todas as gerações, o preço é o fator que mais infleuncia todas as decisões de compra.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • baby boomers
  • cashback
  • compras
  • compras online
  • Conteúdo E-Investidor
  • geração millenium
  • geração z
  • Millennial
Cotações
11/11/2025 15h18 (delay 15min)
Câmbio
11/11/2025 15h18 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Como garantir renda vitalícia na aposentadoria: 4 estratégias que funcionam

  • 2

    Acima do Black: os novos cartões de luxo que disputam o público de altíssima renda

  • 3

    Ibovespa antecipa rali de fim de ano e embala projeções até eleições 2026; entenda os gatilhos que ameaçam novos recordes

  • 4

    Este ETF supera o S&P 500 e desponta como o maior vencedor da explosão da IA: “Superperformance por anos”, preveem analistas

  • 5

    Natura tem resultado fraco e ações lideram quedas na Bolsa com recuo de 15%; veja o que fazer agora

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Perdeu o cartão do Bolsa Família? Veja o que fazer
Logo E-Investidor
Perdeu o cartão do Bolsa Família? Veja o que fazer
Imagem principal sobre o Saque Calamidade: veja valor disponível e condições para o saque
Logo E-Investidor
Saque Calamidade: veja valor disponível e condições para o saque
Imagem principal sobre o Saiba se você deve fazer a biometria obrigatória
Logo E-Investidor
Saiba se você deve fazer a biometria obrigatória
Imagem principal sobre o Famílias com filhos nascidos com Zika vírus recebem benefício do INSS
Logo E-Investidor
Famílias com filhos nascidos com Zika vírus recebem benefício do INSS
Imagem principal sobre o Biometria obrigatória: beneficiários devem ir até a Caixa para fazer procedimento?
Logo E-Investidor
Biometria obrigatória: beneficiários devem ir até a Caixa para fazer procedimento?
Imagem principal sobre o Quase metade dos jovens do Bolsa Família deixou o CadÚnico
Logo E-Investidor
Quase metade dos jovens do Bolsa Família deixou o CadÚnico
Imagem principal sobre o 2 situações onde o trabalhador tem direito ao 13º proporcional
Logo E-Investidor
2 situações onde o trabalhador tem direito ao 13º proporcional
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: saiba onde apostar durante as vendas paralelas
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: saiba onde apostar durante as vendas paralelas
Últimas: Comportamento
Como aproveitar a Black Friday 2025 e ainda reduzir seu impacto ambiental
Comportamento
Como aproveitar a Black Friday 2025 e ainda reduzir seu impacto ambiental

Especialistas explicam papel do planejamento financeiro na busca por escolhas mais éticas

11/11/2025 | 08h00 | Por Luísa Giraldo
Acima do Black: os novos cartões de luxo que disputam o público de altíssima renda
Comportamento
Acima do Black: os novos cartões de luxo que disputam o público de altíssima renda

Mastercard e Visa investem em experiências para público que quer menos ostentação e mais exclusividade

09/11/2025 | 05h30 | Por Beatriz Rocha
Quer entrar no clube dos milionários de Nova York? Prepare o bolso e muitos zeros na conta
Comportamento
Quer entrar no clube dos milionários de Nova York? Prepare o bolso e muitos zeros na conta

Estudo revela quanto é preciso ganhar por ano para estar entre os 5% mais ricos da cidade e mostra como o custo de vida afasta a maioria dos nova-iorquinos desse grupo

07/11/2025 | 17h25 | Por Jessica Coacci, da Fortune
Canetas emagrecedoras lideram lista de produtos mais desejados da Black Friday 2025
Comportamento
Canetas emagrecedoras lideram lista de produtos mais desejados da Black Friday 2025

Produto já vendeu mais de R$ 3 bilhões no ano, mas protagonistas de edições anteriores também se destacam, inclusive os usados

07/11/2025 | 08h29 | Por Guilherme Matos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador