• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

De baby boomers a jovens da Z: como diferentes gerações preferem fazer compras?

Levantamento exclusivo da Mosaico indica o cashback como a principal diferença entre os consumidores mais novos e mais velhos

Foto para bio Camila Lutfi
Por Camila Lutfi

23/07/2024 | 8:08 Atualização: 23/07/2024 | 8:10

Veja os hábitos de consumo entre as gerações. Imagem: Adobe Stock.
Veja os hábitos de consumo entre as gerações. Imagem: Adobe Stock.

Ainda que existam grandes diferenças entre gerações de baby boomers (nascidos entre 1945 e 1964), geração X (1965 – 1980), millennials (1981 – 1996) e geração Z (1997 – 2010), seus hábitos de consumo podem trazer algumas semelhanças, o que ajuda a entender possíveis tendências de mercado. Um levantamento da Mosaico, empresa do Banco PAN e Buscapé, mostra que a disputa entre compras em lojas físicas e online é acirrada entre os entrevistados.

Leia mais:
  • Por que a Geração Z está afundando cada vez mais em dívidas
  • O retrato da inadimplência: da Geração Z aos Baby Boomers
  • Golpistas usam famosa marca de TV em pirâmide financeira no PR
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Buscando entender mais sobre as semelhanças e diferenças das gerações, a pesquisa foi realizada com 1.494 participantes de diferentes regiões do País, por meio da plataforma QuestionPro, e disponibilizada de forma exclusiva ao E-Investidor.

Para os millennials e geração Z, por exemplo, a preferência por compras online ou site acontece principalmente pela praticidade, economia no valor final e variedade de produtos. Já as gerações mais velhas preferem compras físicas pelo imediatismo, segurança e experiência. No entanto, quase metade dos entrevistados de todas as gerações consomem produtos em plataformas digitais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Uma curiosidade é o fato do cashback, que é um programa de recompensas para receber de volta determinada quantia após uma compra, se apresentar como a principal distinção entre as gerações. Enquanto apenas 21% dos baby boomers aproveitam a ferramenta, cerca de 70% das outras três gerações já são atraídos pelo benefício.

A comparação de preços em diferentes plataformas antes de adquirir um produto também está em declínio para as gerações mais jovens. De acordo com a pesquisa, essa é uma prática de compra que, apesar de utilizada por todas as gerações, é utilizada por 68% dos baby boomers (68%), enquanto apenas 47%, 42% e 40% das gerações X, millennials e Z, respectivamente, costumam analisar preços.

Por outro lado, o uso de pagamentos digitais para concluir as compras já impacta entre 50% e 55% dos consumidores de todas as idades. O uso de aplicativos específicos também ganha espaço entre os baby boomers (53%) e geração Z (69%).

Já a utilização de cupons é pouco aproveitada por todas as gerações. Sua relevância no momento da compra é de aproximadamente 30% para diferentes idades, e a prática tem sua maior aderência com os millennials (34%).

Publicidade

“A análise dos comportamentos das diferentes gerações e suas preferências nos métodos de compra é extremamente importante para as lojas e os varejistas. A partir delas, é importante que as marcas repensem as estratégias e se adaptem para conquistar o novo consumidor”, avalia Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco PAN, em nota.

O estudo mostra ainda que a categoria de alimentos e bebidas é a mais adquirida, seguida por produtos de higiene e cuidados pessoais. Em todas as gerações, o preço é o fator que mais infleuncia todas as decisões de compra.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • baby boomers
  • cashback
  • compras
  • compras online
  • Conteúdo E-Investidor
  • geração millenium
  • geração z
  • Millennial
Cotações
18/11/2025 20h10 (delay 15min)
Câmbio
18/11/2025 20h10 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Banco Master sofre liquidação e Daniel Vorcaro é preso: como reaver o dinheiro aplicado em CDBs?

  • 2

    Investia em CDB do Master? Veja o passo a passo para acionar o FGC e recuperar o seu dinheiro

  • 3

    Liquidação do Banco Master: como o mercado interpretou a decisão do Banco Central

  • 4

    Master pressiona CDBs e crédito. Veja por que os spreads devem subir no curto prazo após a liquidação

  • 5

    Mercado Pago lança CDB Black Friday com rendimento de 150% do CDI; veja como funciona

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega-Sena de hoje (18): NOVO HORÁRIO! Confira quando será realizada a extração
Logo E-Investidor
Mega-Sena de hoje (18): NOVO HORÁRIO! Confira quando será realizada a extração
Imagem principal sobre o Banco Master: a linha do tempo completa do sucesso à liquidação pelo Banco Central
Logo E-Investidor
Banco Master: a linha do tempo completa do sucesso à liquidação pelo Banco Central
Imagem principal sobre o Homens também têm direito à pensão alimentícia paga pela ex-mulher?
Logo E-Investidor
Homens também têm direito à pensão alimentícia paga pela ex-mulher?
Imagem principal sobre o Abono de permanência: como fazer a solicitação do benefício?
Logo E-Investidor
Abono de permanência: como fazer a solicitação do benefício?
Imagem principal sobre o Herança: o que acontece quando a pessoa não tem herdeiros?
Logo E-Investidor
Herança: o que acontece quando a pessoa não tem herdeiros?
Imagem principal sobre o 13º salário 2025: veja datas de pagamento, como calcular, regras na demissão e cuidados na Black Friday
Logo E-Investidor
13º salário 2025: veja datas de pagamento, como calcular, regras na demissão e cuidados na Black Friday
Imagem principal sobre o Qual o consumo médio de uma geladeira ao longo do mês?
Logo E-Investidor
Qual o consumo médio de uma geladeira ao longo do mês?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: quem recebe nesta semana?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: quem recebe nesta semana?
Últimas: Comportamento
De Paris à Amazônia: 6 hotéis sobre a água que você precisa conhecer
Comportamento
De Paris à Amazônia: 6 hotéis sobre a água que você precisa conhecer

Uma nova geração de hotéis sobre a água conquista viajantes com conforto, design ecológico e o som hipnótico das ondas

15/11/2025 | 17h00 | Por Nora Walsh, da Fortune
Os 4 erros financeiros que levam aposentados a ficar sem dinheiro na velhice – e como evitá-los
Comportamento
Os 4 erros financeiros que levam aposentados a ficar sem dinheiro na velhice – e como evitá-los

Aumento da expectativa de vida exige planejamento e disciplina; especialistas apontam o caminho

13/11/2025 | 18h17 | Por Letícia Correia, especial para o E-Investidor
Por que jovens da Geração Z gastam tanto? Especialista autor de best-seller aponta um bom motivo
Comportamento
Por que jovens da Geração Z gastam tanto? Especialista autor de best-seller aponta um bom motivo

Escritor de 'A Psicologia Financeira' diz que gastos com carros, roupas de grife e experiências luxuosas dizem muito sobre a geração

13/11/2025 | 17h23 | Por Jessica Coacci, da Fortune
Como aproveitar a Black Friday 2025 e ainda reduzir seu impacto ambiental
Comportamento
Como aproveitar a Black Friday 2025 e ainda reduzir seu impacto ambiental

Especialistas explicam papel do planejamento financeiro na busca por escolhas mais éticas

11/11/2025 | 08h00 | Por Luísa Giraldo

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador