- Os hábitos de consumo entre as gerações podem trazer algumas semelhanças, o que ajuda a entender possíveis tendências de mercado;
- Quase metade dos entrevistados de todas as gerações consomem produtos em plataformas digitais;
- O cashback, por sua vez, se apresenta como a principal distinção entre Baby boomers, geração X, Millennials e geração Z.
Ainda que existam grandes diferenças entre gerações de baby boomers (nascidos entre 1945 e 1964), geração X (1965 – 1980), millennials (1981 – 1996) e geração Z (1997 – 2010), seus hábitos de consumo podem trazer algumas semelhanças, o que ajuda a entender possíveis tendências de mercado. Um levantamento da Mosaico, empresa do Banco PAN e Buscapé, mostra que a disputa entre compras em lojas físicas e online é acirrada entre os entrevistados.
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Buscando entender mais sobre as semelhanças e diferenças das gerações, a pesquisa foi realizada com 1.494 participantes de diferentes regiões do País, por meio da plataforma QuestionPro, e disponibilizada de forma exclusiva ao E-Investidor.
Para os millennials e geração Z, por exemplo, a preferência por compras online ou site acontece principalmente pela praticidade, economia no valor final e variedade de produtos. Já as gerações mais velhas preferem compras físicas pelo imediatismo, segurança e experiência. No entanto, quase metade dos entrevistados de todas as gerações consomem produtos em plataformas digitais.
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Uma curiosidade é o fato do cashback, que é um programa de recompensas para receber de volta determinada quantia após uma compra, se apresentar como a principal distinção entre as gerações. Enquanto apenas 21% dos baby boomers aproveitam a ferramenta, cerca de 70% das outras três gerações já são atraídos pelo benefício.
A comparação de preços em diferentes plataformas antes de adquirir um produto também está em declínio para as gerações mais jovens. De acordo com a pesquisa, essa é uma prática de compra que, apesar de utilizada por todas as gerações, é utilizada por 68% dos baby boomers (68%), enquanto apenas 47%, 42% e 40% das gerações X, millennials e Z, respectivamente, costumam analisar preços.
Por outro lado, o uso de pagamentos digitais para concluir as compras já impacta entre 50% e 55% dos consumidores de todas as idades. O uso de aplicativos específicos também ganha espaço entre os baby boomers (53%) e geração Z (69%).
Já a utilização de cupons é pouco aproveitada por todas as gerações. Sua relevância no momento da compra é de aproximadamente 30% para diferentes idades, e a prática tem sua maior aderência com os millennials (34%).
“A análise dos comportamentos das diferentes gerações e suas preferências nos métodos de compra é extremamente importante para as lojas e os varejistas. A partir delas, é importante que as marcas repensem as estratégias e se adaptem para conquistar o novo consumidor”, avalia Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco PAN, em nota.
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O estudo mostra ainda que a categoria de alimentos e bebidas é a mais adquirida, seguida por produtos de higiene e cuidados pessoais. Em todas as gerações, o preço é o fator que mais infleuncia todas as decisões de compra.