• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Como uma rede de restaurantes comprova a gravidade da crise do coronavírus

Por E-Investidor

27/03/2020 | 21:57 Atualização: 08/12/2023 | 17:37

Uma Waffle House em Phoenix, no Arizona: aberta, mas sem poder receber muitos clientes. (Robert Christiansen/ AFP)
Uma Waffle House em Phoenix, no Arizona: aberta, mas sem poder receber muitos clientes. (Robert Christiansen/ AFP)

(James Bogage, The Washington Post) – A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos Estados Unidos recorre a um indicador informal para medir o impacto de um desastre natural sobre uma cidade e o seu tempo de recuperação. É o Waffle House Index. Waffle House é uma cadeia de restaurantes com quase duas mil unidades por 25 estados americanos, a maioria no sul, mais atingido por furacões e tornados. O índice é muito simples. Se a Waffle House local estiver aberta e servindo o menu completo, o índice será verde; aberto com um menu limitado, amarelo; fechado, vermelho. O Waffle House Index quase nunca fica vermelho. Bem, agora está. E não é por causa de um tornado.

Leia mais:
  • Como o app de treino da Nike mapeou o avanço do coronavírus
  • O vírus quebrou em 40 dias a disciplina que investidor construiu em 40 anos
  • 50 séries, filmes, livros e podcasts sobre dinheiro para a quarentena
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mais de 400 das 1.992 unidades da rede estão fechadas por causa do novo coronavírus. A restrição a reuniões de mais de 10 pessoas em vários estados americanos tornou quase impossível a operação de restaurantes. As vendas caíram 70% em todo o país, disse a Waffle House em comunicado ao The Washington Post. “Hora a hora, a realidade da Waffle House está mudando”, disse a empresa.

Pela primeira vez, o índice está sendo usado para medir o impacto de um evento não relacionado a clima.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Esta semana, publicamos informações sobre o número de fechamentos da Waffle House relacionados à covid-19. Referimos o índice com uma maneira de ajudar as pessoas a entenderem o tamanho do impacto que esse vírus teve na indústria de restaurantes”, prossegue o comunicado. “A referência ao ‘código vermelho’ também destaca os tremendos impactos que muitos de nossos associados e suas famílias estão sentindo. Com tão poucos clientes visitando nossos restaurantes, estamos perdendo rapidamente a capacidade de oferecer horas de trabalho suficientes para que nossos associados obtenham ganhos – dinheiro necessário para viver suas vidas e pagar suas contas “, afirmou. 

Isso significa que as coisas devem estar realmente ruins, porque a Waffle House é uma das empresas que os agentes de resposta a desastres consideram uma história de sucesso. A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) considera a Waffle House – sim, a Waffle House, os restaurantes cujos letreiros notoriamente sempre parecem ter algumas lâmpadas apagadas – uma empresa com um modelo de plano de gerenciamento de riscos. As cadeias de suprimentos estão apoiadas. Os trabalhadores estão prontos para ir. Home Depot e Walmart têm reputações semelhantes. 

“Eles sabem imediatamente quais lojas serão afetadas e chamam seus funcionários para saber quem pode aparecer e quem não pode”, disse Panos Kouvelis, diretor do Centro Boeing para Inovação da Cadeia de Suprimentos da Universidade de Washington em St. Louis.  “Eles têm armazéns temporários onde podem armazenar alimentos e, o mais importante, sabem que podem operar sem um menu completo. Este é um ótimo exemplo de empresa que aprendeu com o passado e desenvolveu um excelente plano de emergência “. 

E assim nasceu o índice, consultado regularmente pelo ex-administrador da FEMA, W. Craig Fugate. No passado, ele era usado durante respostas a desastres naturais, incluindo furacões, inundações e tornados. Por exemplo, quando o poderoso tornado atingiu Joplin, Missouri, em 2011, matando 158 pessoas e ferindo mais de 1.000, a Waffle House local permaneceu aberta. O Waffle House Index permaneceu verde. 

Publicidade

Mas esse é o tipo de crise que não se restringe a certas cidades, estados ou mesmo regiões. Os locais mais atendidos pela Waffle House estão ao longo da Costa do Golfo e no Centro-Oeste, informou a empresa. A maioria dos restaurantes na Flórida ainda está aberta, assim como a maioria dos 188 locais em torno de Atlanta.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Coronavírus
Cotações
18/05/2025 7h39 (delay 15min)
Câmbio
18/05/2025 7h39 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como lucrar na área da beleza? Confira 7 ideias para empreender
Logo E-Investidor
Como lucrar na área da beleza? Confira 7 ideias para empreender
Imagem principal sobre o Luiz Barsi: 10 frases inspiradoras sobre sucesso do rei dos dividendos
Logo E-Investidor
Luiz Barsi: 10 frases inspiradoras sobre sucesso do rei dos dividendos
Imagem principal sobre o Parque aquático Thermas dos Laranjais oferece desconto de 50%; veja como conseguir
Logo E-Investidor
Parque aquático Thermas dos Laranjais oferece desconto de 50%; veja como conseguir
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Apple TV em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Apple TV em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Disney+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Disney+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar a Netflix em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar a Netflix em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Sou mãe solteira, como faço para receber o novo auxílio de R$ 1.200?
Logo E-Investidor
Sou mãe solteira, como faço para receber o novo auxílio de R$ 1.200?
Imagem principal sobre o 5 maneiras inteligentes para economizar no seguro do carro
Logo E-Investidor
5 maneiras inteligentes para economizar no seguro do carro
Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador