• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Influencers citam mais produtos financeiros e criptomoedas se destacam

Entre as ações, a Petrobras foi a mais citada pelos "finfluencers"; veja outros dados do relatório da Anbima

Por Bruna Camargo, Estadão Conteúdo

27/03/2023 | 16:41 Atualização: 27/03/2023 | 17:02

Influencers de finanças tornam conteúdo acessível, mas é preciso cautela ao selecionar informações  confiáveis | Foto: Envato Elements
Influencers de finanças tornam conteúdo acessível, mas é preciso cautela ao selecionar informações confiáveis | Foto: Envato Elements

As citações de influenciadores a produtos de investimentos aumentaram 46% no segundo semestre de 2022, chegando a 77,4 mil. No entanto, com as atenções da audiência voltadas ao cenário eleitoral, a média de engajamento nas publicações diminuiu 24%. Os dados são do relatório “Finfluence – quem fala de investimentos nas redes sociais”, produzido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).

Leia mais:
  • Alcance de influenciadores de finanças dispara; Canal do YouTube lidera
  • Tudo bem uma casa de análise ter seu próprio fundo?
  • Alta do BTC após quebra de bancos é consistente ou transitória?
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

São 494 influenciadores que fizeram 77,4 mil menções a produtos, sendo que a média de interações em postagens foi de 1.200. A renda variável foi a mais citada, presente em 94% das postagens, embora o maior engajamento viesse das publicações sobre renda fixa, com média de 2.240 interações, ante 1.151 da renda variável.

  • Veja também: Alcance de influenciadores de finanças dispara; Canal do YouTube lidera

Segundo o relatório, a queda generalizada do valor das criptomoedas fez o volume de publicações sobre o produto saltar 37% entre julho e dezembro de 2022, tornando-se o tema mais abordado pelos influenciadores. As criptomoedas apareceram em 32% de todas as publicações sobre os ativos, com o Twitter concentrando a maior parte das postagens e o YouTube gerando o maior volume de engajamento.

Já entre os produtos que apresentam maior engajamento nas publicações, o relatório destaca os imóveis, com uma média de 3.094 interações. Na avaliação da Anbima, “a crise imobiliária nos Estados Unidos movimentou o interesse por imóveis, com influenciadores repercutindo os impactos dos investimentos ligados ao setor, sobretudo a fundos imobiliários”.

Panorama das ações

O mercado de ações foi mencionado 16,3 mil vezes por 272 influenciadores, alcançando uma média de 1.293 interações. O setor de commodities – como exploração, refino e distribuição – lidera as publicações sobre o assunto, representando 24% do volume de conteúdo. Segundo a Anbima, o público também acompanhou “papéis baratos que pagam melhores dividendos”, em setores como energia elétrica (8% do volume) e papel e celulose (3%).

  • Confira os temas preferidos dos influenciadores de finanças

Entre as ações com maior volume de publicações de influenciadores estão Petrobras (PETR3; PETR4, 18%), Vale (VALE3, 6%) e Oi (OIBR4, 4%). Em relação ao engajamento, a líder foi Raízen Energia (RAIZ4), com uma média de 3.546 interações, seguida por Banco do Brasil (BBSA3), com 1.893.

Twitter perde espaço, mas segue favorito

Por permitir postagens curtas e atualização em tempo real, o Twitter, embora tenha perdido espaço, segue como a rede preferida dos influenciadores, concentrando 52,3% das publicações no segundo semestre de 2022, contra 66,2% nos seis meses anteriores. Na sequência aparecem: Instagram (18,1%), Facebook (16,9%) e YouTube (12,6%).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Apesar de ser a rede menos usada pelos influenciadores, o YouTube manteve a liderança em engajamento, com média de 3.896 interações por publicação, queda de 32% em relação à edição passada. O Facebook perdeu 65,3% em média de interações, ao contrário do Instagram, que registrou alta de 26%, e do Twitter, com aumento de 60%.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Anbima
  • Conteúdo E-Investidor
  • Finanças
  • Influencer
  • Investimento
Cotações
19/05/2025 0h24 (delay 15min)
Câmbio
19/05/2025 0h24 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mansão de Taylor Swift é colocada à venda por valor milionário; veja quanto
Logo E-Investidor
Mansão de Taylor Swift é colocada à venda por valor milionário; veja quanto
Imagem principal sobre o Bonecas que valem até R$ 12 mil? Confira os preços de um bebê reborn
Logo E-Investidor
Bonecas que valem até R$ 12 mil? Confira os preços de um bebê reborn
Imagem principal sobre o Como lucrar na área da beleza? Confira 7 ideias para empreender
Logo E-Investidor
Como lucrar na área da beleza? Confira 7 ideias para empreender
Imagem principal sobre o Luiz Barsi: 10 frases inspiradoras sobre sucesso do rei dos dividendos
Logo E-Investidor
Luiz Barsi: 10 frases inspiradoras sobre sucesso do rei dos dividendos
Imagem principal sobre o Parque aquático Thermas dos Laranjais oferece desconto de 50%; veja como conseguir
Logo E-Investidor
Parque aquático Thermas dos Laranjais oferece desconto de 50%; veja como conseguir
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Apple TV em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Apple TV em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Disney+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Disney+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar a Netflix em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar a Netflix em 2025? Veja os planos e compare os preços
Últimas: Comportamento
Herança: novo projeto pode permitir um tipo diferente de testamento no Brasil
Comportamento
Herança: novo projeto pode permitir um tipo diferente de testamento no Brasil

Caso a proposta avance, as pessoas casadas terão a possibilidade de fazer um único testamento juntas

17/05/2025 | 07h00 | Por Beatriz Rocha
Veja o que pode mudar nas regras de herança com o novo Código Civil
Comportamento
Veja o que pode mudar nas regras de herança com o novo Código Civil

Entre as alterações mais controversas está a exclusão do cônjuge da categoria de herdeiro necessário

17/05/2025 | 07h00 | Por Beatriz Rocha
Casamento na 3ª idade: como lidar com conversas difíceis sobre dinheiro
Comportamento
Casamento na 3ª idade: como lidar com conversas difíceis sobre dinheiro

Segundo os especialistas, a estratégia mais simples para evitar complicações é manter contas bancárias separadas

17/05/2025 | 06h00 | Por Martha C. White, The New York Times
Justiça proíbe fintechs de bloquearem celulares de clientes por inadimplência em empréstimos
Comportamento
Justiça proíbe fintechs de bloquearem celulares de clientes por inadimplência em empréstimos

Bloqueio era feito por meio de aplicativo, instalado nos aparelhos após contratação de empréstimos

12/05/2025 | 17h00 | Por Jenne Andrade
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador