- O IPVA é o imposto referente aos veículos e que deve ser pago em todo começo de ano
- Existem diversas exceções e diferentes leis em cada estado que podem fazer com que você seja isento do pagamento.
Os brasileiros já gastaram mais de R$ 500 bilhões em tributos em 2023, segundo dados do Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), e como um dos primeiros no calendário anual, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) exige organização financeira para que o contribuinte comece o ano com o orçamento controlado.
Leia também
O E-Investidor, então, reuniu tudo aquilo que é necessário para pagar o IPVA, que somente no Estado de São Paulo deve somar R$ 23,4 bilhões aos cofres do governo paulista neste ano, conforme expectativa da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Com a ajuda do imposto, o custo com carro se tornou o terceiro maior para os brasileiros.
Pagar com antecedência garante descontos, que variam de Estado para Estado. O contrário, a inadimplência, pode acarretar em apreensão do veículo em uma eventual abordagem das autoridades.
Pagamento do IPVA
O primeiro ponto a ser considerado diz respeito a quem tem direito à isenção do IPVA. Existem diversas exceções e diferentes leis em cada unidade da federação permitam que o proprietário de carro, moto, caminhão, ônibus e outros veículos automotores seja liberado do pagamento. Embora a maioria dos Estados tenha determinado regras semelhantes de isenção, para ter certeza o motorista precisa verificá-las no site da Secretaria da Fazenda onde o veículo está registrado para confirmar. Esta reportagem dá todas as orientações.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Mas para a maioria dos proprietários de veículos que terão de arcar com o imposto neste ano, há opções sobre qual tipo de pagamento se adequa melhor ao orçamento familiar. A maior parte dos brasileiros prefere pagar o IPVA com desconto e próximo da data do vencimento, segundo levantamento do aplicativo Gringo. Em 2022, 65% dos usuários da plataforma optaram pelo pagamento do IPVA à vista em São Paulo, aproveitando o desconto de 9% da parcela única.
Especialistas recomendam pagar o IPVA o quanto antes no intuito de conseguir o maior desconto possível na hora de quitar a conta. Eles alertam também que é preciso se organizar financeiramente para isso, uma vez que nem todos os proprietários de veículos do País conseguem pagar o IPVA à vista. Aqui, educadores financeiros mostram como decidir pela melhor opção, de uma vez com desconto ou parcelado com o valor do tributo cheio.
Golpes envolvendo IPVA
Referência no calendário dos impostos anuais, o IPVA virou também objeto usado por criminosos para aplicar golpes. Eles estão cada vez mais comuns e, no início do ano, se tornou recorrente boletos falsos em circulação que simulam se tratar do pagamento do IPVA. Os boletos dos golpistas chegam por e-mail, correio, mensagens de texto e Whatsapp e simulam informações de um órgão oficial para enganar os proprietários.
Assim, algumas orientações são necessárias para o proprietário de veículo não cair no golpe do IPVA. Em alguns golpes, o motorista recebe mensagens que simulam a páginas dos sites do governo estadual que permitem pagar o IPVA.
Datas de pagamento de cada estado
O E-Investidor já fez reportagens para todos os cronogramas de pagamento do IPVA de cada Estado, para auxiliar o contribuinte a manter as contas em dia. Confira abaixo o cronograma de pagamento Estado por Estado:
Acre (AC)
Publicidade
Alagoas (AL)
Amapá (AP)
Amazonas (AM)
Bahia (BA)
Publicidade
Ceará (CE)
Distrito Federal (DF)
Espírito Santo (ES)
Goiás (GO)
Publicidade
Maranhão (MA)
Mato Grosso (MT)
Mato Grosso do Sul (MS)
Minas Gerais (MG)
Publicidade
Pará (PA)
Paraíba (PB)
Paraná (PR)
Pernambuco (PE)
Publicidade
Piauí (PI)
Rio de Janeiro (RJ)
Rio Grande do Norte (RN)
Rio Grande do Sul (RS)
Rondônia (RO)
Roraima (RR)
Santa Catarina (SC)
São Paulo (SP)
Sergipe (SE)
Tocantins (TO)