Educação Financeira

IPVA 2023: veja calendário, valores e descontos no Rio de Janeiro

O pagamento ocorrerá entre 23 de janeiro e 18 de abril

IPVA 2023: veja calendário, valores e descontos no Rio de Janeiro
IPVA vai ficar mais barato no Rio. Foto: Epitácio Pessoa/Estadão
  • No Rio de Janeiro, as regras são um pouco diferentes das de São Paulo. Para os cariocas, o benefício é para veículos com 15 anos ou mais de fabricação
  • O contribuinte que quitar o imposto à vista em janeiro terá desconto de 3%. Também é possível fracionar a taxa em três parcelas, mas, nesse caso, não há desconto

O Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) do Rio de Janeiro teve seu calendário para 2023 divulgado pelo governo do Estado. O pagamento ocorrerá entre 23 de janeiro e 18 de abril.

No Rio de Janeiro, as regras são um pouco diferentes das de São Paulo. Para os cariocas, o benefício é para veículos com 15 anos ou mais de fabricação. O contribuinte que quitar o imposto à vista em janeiro terá desconto de 3%. Também é possível fracionar a taxa em três parcelas, mas, nesse caso, não há desconto.

O valor do imposto varia conforme o tipo de combustível do veículo: para os flex, a alíquota é de 4% sobre o valor venal. Para os movidos a GNV, a taxa é de 1,5%.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No caso dos veículos 100% elétricos, o imposto é de 0,5%. Já a alíquota para motocicletas é de 2%. Vale lembrar que a tabela feita pela Fipe serve de parâmetro para o contribuinte consultar o valor venal do veículo.

Caso o IPVA não seja pago, os proprietários ficarão com o veículo em situação irregular, correndo o risco de ter o veículo apreendido numa blitz policial, por exemplo.

Além de precisar quitar o imposto para reaver seu veículo, também será necessário pagar multa de R$ 293,47 com 7 pontos na CNH, junto com o pagamento das diárias de estadia do veículo apreendido no pátio do Detran-RJ.

Pagamento do IPVA no Rio de Janeiro

O pagamento é feito por meio da Guia de Regularização de Débitos. A GDR pode ser obtida no Portal do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda ou no site do banco Bradesco.

Publicidade

Para acessá-la, são necessários os números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do CPF ou CNPJ do proprietário. O pagamento poderá ser realizado em qualquer agência bancária.

Para os que optarem por parcelar a dívida, será necessário acompanhar um calendário de acordo com o número final da placa do veículo. Confira na imagem a seguir como ficou a divisão das datas de pagamento do IPVA no Rio de Janeiro.

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos