O que este conteúdo fez por você?
- Os pagamentos foram disponibilizados desde dezembro, e podem ser feitos até abril
- O parcelamento do IPVA pode ser feito em até 6 vezes
O governo do Rio Grande do Sul divulgou a escala de pagamentos do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) para o ano de 2023, que tiveram início do prazo de pagamento em dezembro e segue até o final de abril.
Leia também
No Estado, os automóveis pagam 3% do valor venal da tabela Fipe referente ao modelo. Motocicletas recolhem 2% e caminhões, ônibus e veículos de locação, 1%.
Para o pagamento, além da possibilidade de antecipação, há um prazo de parcelamento alongado, que passou de três para seis meses (de janeiro a junho).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O proprietário do veículo que pagar todo o IPVA até 31 de janeiro terá 10% de desconto. Se quitar o tributo até o dia 28 de fevereiro, a redução é de 6%. Pagando até 31 de março, o desconto fica em 3%.
Há, também, descontos para quem não toma multas. De 1 de novembro de 2021 até o momento: desconto de 5%. Desde 1 de novembro de 2020: desconto de 10%. Desde 1 de novembro de 2019: desconto de 15%.
Confira aqui os calendários de pagamentos do IPVA nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A consulta do IPVA, pode ser feita por meio do site da Secretaria da Fazenda ou no aplicativo IPVA RS. Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e realizar o pagamento em um destes bancos: Banrisul, Bradesco, Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil.
Publicidade
Confira a tabela de pagamentos do IPVA Rio Grande do Sul 2023