• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

6 lições que clássicos do cinema ensinam sobre negócios

Confira a lista preparada pelo E-Investidor com o que a sétima arte é capaz de transmitir

Por E-Investidor

03/07/2020 | 14:46 Atualização: 08/12/2023 | 17:36

Cena do filme De Volta para o Futuro (Foto: Divulgação)
Cena do filme De Volta para o Futuro (Foto: Divulgação)

(Murilo Basso, Especial para o E-Investidor) – Mais do que um passatempo em família, assistir a filmes pode ajudar na reflexão sobre a vida profissional. E não estamos falando aqui de produções que abordam explicitamente a temática do mercado financeiro, mas de longa-metragens que, à primeira vista, parecem ter o entretenimento como única função.

Leia mais:
  • O que aprendemos com empreendedores que começaram com pouco ou quase nada
  • A Disney terá de enfrentar muito mais do que um verão perdido
  • De Parasita a K-Pop: a bilionária ‘onda coreana’
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nas entrelinhas, vários clássicos da sétima arte são capazes de passar valiosas lições sobre negócios, que vão da importância do networking, tão praticado por Jay Gatsby, de “O Grande Gatsby”, até manter sempre a atenção às necessidades do mercado, como fez o quarteto de protagonistas de “Os Caça-Fantasmas”. Duvida?

Confira a lista preparada pelo E-Investidor com 6 lições de clássicos do cinema:

1. Trabalho em equipe é fundamental

Em “O Mágico de Oz” (1939), a jornada de Dorothy (Judy Garland) é marcada por vários símbolos: seu icônico par de sapatinhos vermelhos, tornados assustadores e o cachorrinho Totó, a quem ela dirige a famosa frase “tenho a impressão de que não estamos mais no Kansas”. Ocorre que ela não teria conseguido superar todos os desafios sem seus companheiros Homem de Lata, Leão Covarde e Espantalho.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O trabalho em equipe é fundamental tanto para derrotar a Bruxa Má do Oeste como nos negócios, e algumas funções (mais do que cargos) são imprescindíveis quando se quer iniciar uma empresa. É o que afirma José Sarkis Arakelian, administrador e professor da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

“Quando você vai montar um novo empreendimento, nem sempre há recursos suficientes para pensar em termos de cargo. O ideal é que se pense em funções. Varia de negócio para negócio, mas a forma com que se organiza isso, basicamente, dependerá de como você cria valor. Preciso ter um cara que faz o produto ou serviço, o cara que cuida da operação, vendas, logística, e o cara que cuida da estrutura da empresa, como Contabilidade e Recursos Humanos”, diz.

Sobre ter um sócio na companhia, Arakelian diz que o ideal é que os parceiros tenham perfis complementares em termos de atributos. Se um é bom em vendas, o outro tem de ser bom nas entregas, por exemplo.

2. Atenção às necessidades do mercado

“Se tem algo estranho na vizinhança, para quem você vai ligar? Caça-fantasmas!”. Piadas e seres gosmentos à parte, a empresa criada pelo quarteto principal de “Os Caça-Fantasmas”, tanto no clássico da Sessão da Tarde de 1984 quanto no remake de 2016 com protagonistas femininas, foi um sucesso porque os personagens identificaram uma necessidade do mercado de Nova York: faltava na Big Apple um serviço que desse conta de enviar as entidades sobrenaturais que perturbavam os habitantes da cidade de vez para as dimensões às quais pertenciam.

Na vida real, quem deseja empreender também precisa estar atento às necessidades do mercado na hora de montar um negócio. Além disso, dificilmente alguém terá uma ideia completamente inédita, sendo que a diferença está na capacidade de realização. Por isso, pesquisar é fundamental.

Publicidade

“É essencial mapear as necessidades do mercado às quais o novo negócio possa se alinhar. Para isso, o novo empreendedor deve realizar pesquisas a fim de responder a várias perguntas, como, por exemplo, que lacunas determinado novo produto ou novo serviço irá eliminar. Nesse estágio, também é essencial o reconhecimento de diferenciais para o posicionamento do novo negócio, o que, é claro, integrará as estratégias de marketing do empreendimento”, orienta Janaína Lemos Becker, professora da Escola de Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

3. É preciso enxergar além

A bordo do DeLorean que também é uma máquina do tempo, Marty McFly (Michael J. Fox) e o doutor Brown (Christopher Lloyd) desembarcam em 1955 para garantir que os pais de Marty fiquem juntos e o adolescente possa nascer no futuro. A vantagem que eles têm sobre os demais habitantes da fictícia cidade de Hill Valley, na Califórnia, é óbvia: eles possuem uma visão diferenciada, pois vêm do futuro e sabem exatamente como tudo deve acontecer para que o final seja feliz.

“De Volta para o Futuro” (1985) não é um filme explicitamente sobre negócios, mas traz a lição de que um empreendedor deve sempre enxergar além. Janaína diz que antecipar-se às tendências é o sonho de muitos empreendedores. Não se trata, porém, de uma tarefa fácil. Se empreender, por si só, já é arriscado, tentar prever cenários sem qualquer tipo de método é mais arriscado ainda.

“Há metodologias para a criação de cenários futuros e tendências, só que ainda são pouco difundidas. Mas há, sem dúvida, contextos, práticas e sujeitos que se orientam para os exercícios que apostam mais nas possibilidades do que nas certezas, nas elucubrações do que nas afirmações, nas perguntas do que nas respostas”, pontua a professora da Unisinos.

Aqui, mais do que pesquisa, também é importante que se olhe para o passado, a fim de verificar o que já foi feito e funcionou e o que não funcionou. Para tanto, o empreendedor pode buscar, no passado recente, um histórico de outros produtos, cenários e mercados que tiveram condições semelhantes ao seu negócio e verificar o que aconteceu.

4. A importância do networking

Seja com Leonardo DiCaprio na versão de 2013, com Robert Redford atuando ao lado de Mia Farrow em 1974 ou até mesmo no livro de F. Scott Fitzgerald, lançado nos idos de 1925, uma coisa que não podemos negar sobre Jay Gatsby, de “O Grande Gatsby”, é sua capacidade em fazer networking como ninguém. Por meio das espetaculares festas que dava em sua mansão, bem ao estilo da década de 1920, Jay construiu conexões e também ficou conhecido por toda a sociedade da fictícia West Egg, em Long Island, nos EUA.

Publicidade

“É um fator fundamental que as pessoas saibam o que você faz. No negócio pequeno, o networking é insubstituível. Quando a gente pensa em feiras, eventos, congressos, concursos, é fundamental que o empreendedor participe. Mas mais do que isso: ele precisa ser ativo, interagir, estabelecer e criar essa rede. É um atributo que também precisa ser treinado”, explica José Sarkis Arakelian.

Aos empreendedores iniciantes, Janaína Lemos Becker orienta os seguintes passos:

  • mapear o que seria uma boa rede de contatos, determinada, por exemplo, pela complexidade, natureza e propósito do novo negócio;
  • identificar a que grupo esses contatos pertencem (mercado financeiro, comunicação e marketing, outros empreendedores, etc);
  • mapear as práticas, como encontros e congressos, das quais deve participar para conhecer esses contatos.

5. Siga seus instintos, mas esteja preparado para tudo

Na história do cinema não faltam personagens que seguem seus instintos. O mais famoso deles seja, talvez, Forrest Gump, interpretado por Tom Hanks no longa-metragem de mesmo nome, lançado em 1994 e que rendeu ao ator seu segundo Oscar, apenas um ano após ser premiado por “Filadélfia” (1993).

Seguir a intuição também tem muito valor quando se está à frente de uma empresa. Mas, assim como é a vida para Forrest, também são os negócios: como uma caixa de chocolates; você nunca sabe o que vai encontrar. Os instintos, portanto, precisam estar aliados a um bom planejamento, para que não haja (muitas) surpresas.

“É certo que todo (novo) empreendedor deve seguir seus instintos, cujo valor, é importante sublinhar, não se reconhecia até pouco tempo atrás. No entanto, tão essencial quanto a intuição do empreendedor é o planejamento do novo negócio, o que decorre da apropriação de conhecimentos especializados em gestão e do desenvolvimento de competências pessoais e profissionais do empreendedor”, ressalta Janaína.

6. Aproveite seus recursos da melhor forma possível

Em quase quatro horas de filme, “…E o Vento Levou”, de 1939, tem várias cenas e frases clássicas (como se esquecer de “francamente, querida, eu não dou a mínima”?), além de estar permeado por polêmicas – recentemente, o filme foi retirado do catálogo da HBO por ser considerado racista.

Publicidade

Uma das passagens mais marcantes do longa, porém, ocorre quando Scarlett O’Hara (Vivien Leigh), em péssima situação financeira, usa um impressionante vestido de veludo verde feito a partir de um par de cortinas herdado de sua família materna. A intenção da personagem era impressionar Rhett Butler (Clark Gable), mas podemos extrair uma importante lição sobre negócios: use seus recursos, ainda que poucos, da melhor forma possível. Aqui, a palavra-chave é “planejamento”.

“Para não comprometer o negócio antes mesmo de ele sair do papel, é essencial que o empreendedor conceda à etapa de planejamento toda a importância que cabe a ela, o que se materializa tanto na energia dedicada quanto no tempo dispendido. É nessa etapa que ele verificará, por exemplo, qual será o cronograma dos gastos até que o negócio comece a dar lucro e, aliás, quanto tempo isso vai demorar, o que varia de acordo com o modelo do novo negócio”, afirma a professora da Unisinos.

Quanto ao retorno dos recursos investidos, José Sarkis Arakelian, da Faap, comenta que quando se monta um negócio com volume de investimento menor, a tendência é que haja um retorno mais rápido. Já um empreendimento no qual o investimento foi maior ou, ainda, um negócio muito disruptivo, que vai demorar um tempo para o consumidor entender como funciona, o retorno tende a demorar.

“O Brasil tende a aceitar bem novos negócios, o que em tese facilitaria para a empresa engrenar. Por outro lado, temos uma enorme burocracia, custo de capital e taxas de juros com valor alto. Isso faz com que demore um pouco mais para que o empreendedor consiga fazer o negócio girar em larga escala. De maneira geral, porém, as inovações são bem recebidas pelo público consumidor brasileiro”, finaliza.

Publicidade

Nossos editores indicam este conteúdo para você investir cada vez melhor:
O PlayStation e sua ligação paralela com o Plano Real

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Mercado financeiro
Cotações
19/05/2025 3h47 (delay 15min)
Câmbio
19/05/2025 3h47 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mansão de Taylor Swift é colocada à venda por valor milionário; veja quanto
Logo E-Investidor
Mansão de Taylor Swift é colocada à venda por valor milionário; veja quanto
Imagem principal sobre o Bonecas que valem até R$ 12 mil? Confira os preços de um bebê reborn
Logo E-Investidor
Bonecas que valem até R$ 12 mil? Confira os preços de um bebê reborn
Imagem principal sobre o Como lucrar na área da beleza? Confira 7 ideias para empreender
Logo E-Investidor
Como lucrar na área da beleza? Confira 7 ideias para empreender
Imagem principal sobre o Luiz Barsi: 10 frases inspiradoras sobre sucesso do rei dos dividendos
Logo E-Investidor
Luiz Barsi: 10 frases inspiradoras sobre sucesso do rei dos dividendos
Imagem principal sobre o Parque aquático Thermas dos Laranjais oferece desconto de 50%; veja como conseguir
Logo E-Investidor
Parque aquático Thermas dos Laranjais oferece desconto de 50%; veja como conseguir
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Apple TV em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Apple TV em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Disney+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Disney+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar a Netflix em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar a Netflix em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador