• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

O macaco de Wall Street? Conheça a história de 2 primatas investidores

Experimentos com os primatas mostram que a sorte pode ser um fator para ter sucesso nos investimentos

Por Luiz Felipe Simões

29/01/2021 | 8:58 Atualização: 29/01/2021 | 8:58

Já imaginou uma carteira montada por um macaco com sorte?
(FOTO: Sean Pavone Photo)
Já imaginou uma carteira montada por um macaco com sorte? (FOTO: Sean Pavone Photo)

Pode chamar o lobo, o touro e o urso. Quando o assunto é investimento, quem manda são os macacos. Sim, você leu certo: macacos. Algumas vezes os animais nascem com um certo tipo de dom. Quem se lembra do polvo Paul, que adivinhava o ganhador dos jogos da Copa do Mundo de 2010?

Leia mais:
  • Investir em fundos ou comprar ações?
  • Financeiras e big techs estão de mudança para Miami
  • Apesar dos impactos da pandemia, mercado caminha em direção à euforia
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Já imaginou ver o seu portfólio, onde você teve todo o trabalho de analisar e escolher as ações, ser derrotado por uma carteira montada por um macaco com sorte?

Hoje vamos contar a história de dois primatas que não só montaram um fundo de ações e também um índice, como também deram um show de rentabilidade em muito investidor profissional.

Fundo do Macaco Russo

Em 2008, a revista russa Finanças começou um experimento em que uma macaca, conhecido coma Lusha, selecionou aleatoriamente um portfólio de investimentos em ações russas. Ela escolheu oito empresas dentre trinta possíveis para investir um milhão de rublos, o equivalente a US$ 13,19 mil. Os principais executivos da época foram convidados a fazer o mesmo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para selecionar as empresas, Lusha recebeu vários cubos representando diferentes empresas. Em seguida, era perguntada onde gostaria de investir seu dinheiro. Por coincidência, suas principais escolhas foram ações de bancos.

Após uma década é que veio a maior surpresa: o portfólio de Lusha havia rendido incríveis 750%. Segundo os especialistas, a macaca teria embolsado um milhão de rublos em dividendos e o patrimônio do seu fundo aumentou em 650%, passando de 1 milhão de rublos para 7,5 milhões (US$ 99.150). Com esse resultado, Lusha desbancou 94% dos gestores de fundos russos.

Segundo o ex-editor chefe da revista Finanças, Oleg Anisimov, o resultado não se deu apenas pelo brilhantismo da macaca, mas também pelo fato de que seu portfólio ser isento das “despesas” do fundo de investimento unitário.

Monkeydex

Antes mesmo de Lusha consagrar-se como investidora, os EUA fizeram um experimento parecido. Desta vez com Raven, um macaco que atualmente detém o recorde do Guinness de chimpanzé mais bem sucedido de Wall Street.

Em 1999, Raven, que havia participado do filme Babe: O Porquinho Atrapalhado (1995), tinha a seguinte missão: lançar 10 dardos para selecionar 10 empresas do boom da internet dentre as 133 disponíveis.

Publicidade

Após errar algumas vezes, Raven fechou as 10 ações e assim foi criado o índice Monkeydex. No mesmo ano, o portfólio do chimpanzé obteve um retorno de 213%, superando mais de 6000 investidores profissionais de Wall Street.

Segundo Roland Perry, editor da Internet Stock Review, um dos responsáveis pelo experimento, Raven quadruplicou a performance do índice Dow Jones e dobrou o desempenho do índice Nasdaq.

Contudo, como quase tudo que é baseado no acaso, os resultados obtidos por Raven não se mantiveram. Em agosto de 2020, oito meses após o recorde, seu portfólio estava em queda de 34%, enquanto o Nasdaq acumulava alta de 3,37% no ano.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • Conteúdo E-Investidor
  • Dow Jones
  • Fundos
  • Nasdaq
  • Wall Street
Cotações
21/04/2026 13h25 (delay 15min)
Câmbio
21/04/2026 13h25 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje fecha em leve alta com tensão no Oriente Médio e disparada do petróleo; dólar cai ao menor valor em 2 anos

  • 2

    Inflação projetada para 2026 sobe e influencia Tesouro Direto; entenda o impacto dos juros mais altos sobre os títulos públicos

  • 3

    Cresce a compra e a venda de ativos problemáticos no País: maioria busca retorno mínimo de 20%, diz EY

  • 4

    Petróleo hoje dispara e fecha acima de 5% com tensão no Oriente Médio e pressiona cenário global

  • 5

    Risco moral pode ser mais relevante do que o de crédito, diz co-CEO da RB Asset

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem movimentar a Poupança Social Digital pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem movimentar a Poupança Social Digital pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: 2 benefícios que pessoas com 60 anos ou mais conseguem com o documento
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: 2 benefícios que pessoas com 60 anos ou mais conseguem com o documento
Imagem principal sobre o Gás do Povo: é possível consultar se o vale de recarga está disponível pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: é possível consultar se o vale de recarga está disponível pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Microaposentadoria: 5 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Logo E-Investidor
Microaposentadoria: 5 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Imagem principal sobre o Idosos têm quantos anos para renegociar suas dívidas e salvar as finanças? Veja o prazo
Logo E-Investidor
Idosos têm quantos anos para renegociar suas dívidas e salvar as finanças? Veja o prazo
Imagem principal sobre o Idosos conseguem renegociar dívidas de cartão de crédito, mas como isso deve ser feito?
Logo E-Investidor
Idosos conseguem renegociar dívidas de cartão de crédito, mas como isso deve ser feito?
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: saiba como emitir o documento e conseguir 50% de desconto em passagens de ônibus
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: saiba como emitir o documento e conseguir 50% de desconto em passagens de ônibus
Imagem principal sobre o Starlink residencial: quanto custa o plano família e o que vem no pacote?
Logo E-Investidor
Starlink residencial: quanto custa o plano família e o que vem no pacote?
Últimas: Comportamento
Aérea de luxo dos EUA promete experiência superior à 1ª classe sem preço de jato particular
Comportamento
Aérea de luxo dos EUA promete experiência superior à 1ª classe sem preço de jato particular

A Magnifica Air planeja estrear em 2027 com voos para cidades dos EUA, serviço personalizado do embarque ao desembarque e cabines com poucas dezenas de passageiros

20/04/2026 | 17h48 | Por Jason Ma, da Fortune
Acumular grandes quantidades de dinheiro garante a grandeza? Veja o que diz Buffett
Comportamento
Acumular grandes quantidades de dinheiro garante a grandeza? Veja o que diz Buffett

Mesmo com uma fortuna bilionária, o oráculo de Omaha defende que a verdadeira grandeza está na simplicidade

18/04/2026 | 06h30 | Por Emma Burleigh, da Fortune
Empreendedores globais entram em 2026 mais otimistas, apostam em IA e preparam saída dos negócios, mostra UBS
Comportamento
Empreendedores globais entram em 2026 mais otimistas, apostam em IA e preparam saída dos negócios, mostra UBS

Mesmo com riscos geopolíticos e temor de recessão, maioria dos empresários mantém confiança

17/04/2026 | 10h05 | Por Isabela Ortiz
Golpistas exploram paixão pelo futebol e já alcançam 34% dos brasileiros, revela NordVPN
Comportamento
Golpistas exploram paixão pelo futebol e já alcançam 34% dos brasileiros, revela NordVPN

Levantamento mostra avanço de fraudes com apostas falsas, ingressos e phishing, impulsionadas pela empolgação dos torcedores às vésperas da Copa de 2026

16/04/2026 | 19h05 | Por Ana Ayub

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador