Comportamento

Mercado financeiro: mulheres em altos cargos ainda são minoria

Segundo o TradeMap, de todos os cargos executivos analisados, a presença feminina corresponde apenas 14,5%

(Foto: Envato Elements)
  • O levantamento analisou a presença das mulheres em cargos de liderança em 50 empresas listadas na bolsa de valores do Brasil
  • Nos últimos cinco anos, a presença feminina nesses cargos cresceu 78%, mas o avanço ainda é insuficiente para acabar com a desigualdade de gênero

As mulheres ocupam cada vez mais espaço em cargos de liderança nas companhias listadas na Bolsa de Valores brasileira. No entanto, o avanço visto nos últimos anos ainda é pequeno diante do desafio para alcançar a equidade de gênero nas empresas do setor financeiro.

Segundo dados do TradeMap, a presença feminina em cargos executivos, diretoria e conselho de administração, cresceu 78% ent os anos de 2017 e 2022. Mas apesar desse avanço, as mulheres ocupam apenas 14,5% das posições de comando das empresas de capital aberto no Brasil.

O levantamento analisou a ocupação das mulheres em 50 empresas listadas na B3 (B3SA3). Desse total, vale destacar que a própria B3 foi a companhia que mais avançou na política de equidade de gênero. De acordo com o TradeMap, o número de mulheres em cargos de liderança na Bolsa brasileira cresceu 800% em cinco anos. Logo em seguida, apareceram a Cielo (CIEL3) e o Iguatemi (IGT11) com um salto de 300%.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por outro lado, empresas como a São Carlos (SCAR3), empresa de administração de imóveis comerciais, e a General Shopping (GSHP3), regrediram nesse processo. Nessas duas companhias, todas as mulheres que ocupavam cargos de liderança em 2017 saíram dos seus postos, segundo dados do TradeMap.