• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

A mulher precisa estar no centro das discussões ESG, dizem empresárias

Empresárias participaram do painel “Oportunidades ESG” no Young Women Summit 2022, que acontece em São Paulo

Por Valéria Bretas

29/06/2022 | 20:43 Atualização: 29/06/2022 | 20:43

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

(Laís Adriana de Almeida, especial para o E-investidor) As mulheres são as mais afetadas no mundo pela crise climática, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Para Regina Magalhães, diretora de Sustentabilidade da América Latina na Johnson Controls, essa realidade deve ser o ponto de partida para incluir mulheres em discussões sobre mudanças climáticas e sustentabilidade. A diretora participou do painel “Oportunidades ESG” no Young Women Summit 2022, que aconteceu em São Paulo, nesta quarta-feira (29).

Leia mais:
  • Sofisa: Mercado tem papel fundamental na agenda ESG
  • Por que homens devem delegar gestão financeira às mulheres
  • Não cometa os mesmos erros dessas executivas de mercado
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Magalhães explicou como a pandemia mostrou a necessidade da diversidade e da tecnologia presentes em todos os níveis de uma empresa, porque os negócios que não conseguiram se adaptar fecharam as portas. “É uma grande mudança que estamos vendo, por exemplo, nos conselhos empresariais. Antes eles eram grupos muito homogêneos, costumavam ser homens, acima dos 60 anos, com uma carreira de sucesso solidificada e compartilhando as mesmas visões. Mas a mudança precisa continuar”, afirmou.

Ao lado dela, participaram do debate Maria Eugênia Buosi, fundadora e CEO da Resultante ESG, Débora Oliveira, gerente-geral de tesouraria e relações com investidores na Votorantim, e, como mediadora, Ruth Walter, membro do conselho da CFA Society Brazil.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Buosi vê uma evolução na participação de mulheres no mercado financeiro e em projetos de sustentabilidade. “Eu trabalhava na parte de operações financeiras de empresas e sempre ouvi dos meus chefes: ‘Isso é muito bonito, mas quero ganhar dinheiro’. Agora, nós, mulheres, temos uma voz relevante em conjunto”, relatou. A crença de que é possível gerir um negócio com bons resultados, sem esquecer o cuidado com a natureza, levou a executiva a fundar a consultoria Resultante ESG, em 2013.

Ela elencou o setor de papel e celulose como um dos mais avançados em políticas ESG (sigla que faz alusão a boas práticas nas áreas social, ambiental e de governança), devido à demanda por produtos mais sustentáveis. De acordo com a empresária, empresas que não possuem a certificação de manejo sustentável ganham menos ou precisam vender em mercados menores, menos exigentes. Buosi ainda destacou como o setor de construção ficou para trás e começou a se movimentar para entender como reduzir o impacto na natureza. “Sempre falo que sustentabilidade é um jeito de trabalhar, não um trabalho em si”, acrescentou.

Assédio

O painel também abordou a questão do assédio que mulheres enfrentam no mercado de trabalho. Gerente-geral na Votorantim, Débora Oliveira disse que ainda existe um longo caminho a ser percorrido. Oliveira é graduada em engenharia civil e, desde a faculdade, percebeu como a área era dominada pela presença de homens, algo que se refletia no mercado. “Nós nos masculinizávamos muito para poder trabalhar [nas obras], quando mudei para o mercado financeiro ainda era esse perfil. Hoje percebemos que o mercado precisa de diversidade para poder evoluir”, comentou.

Buosi e Magalhães acrescentaram que, para esta evolução acontecer, as mulheres não devem “abaixar a cabeça” e aceitar o assédio. As líderes acreditam que denunciar é necessário para construir um mundo melhor. “Não aceite o assédio. Tenha consciência de quais são os seus direitos como cidadã, como pessoa, como mulher. Nós sabemos que existem situações em que fica muito difícil denunciar, mas procure apoio. Não se deixe abalar por situações como essa”, aconselhou Regina Magalhães.

As três líderes fecharam o painel com recomendações para jovens interessadas em aprender sobre ESG. Os principais meios de aprendizado são jornais, revistas e outros veículos com editorias focadas no assunto, nos quais devem sair as atualizações mais recentes; cursos gratuitos oferecidos por universidades e instituições, como a B3; e mentores, pessoas que são referências ou inspirações para pedir ajuda, orientações ou tirar dúvidas sobre o assunto.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Cotações
04/05/2026 4h37 (delay 15min)
Câmbio
04/05/2026 4h37 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    “Não guarde dinheiro”: por que Elon Musk diz que poupar para a aposentadoria será inútil

  • 2

    “Mercado virou cassino”, diz Buffett; Berkshire mantém US$ 380 bi em caixa à espera de oportunidades

  • 3

    Banco do Brasil entra na disputa pela alta renda no aeroporto de Guarulhos e inaugura sala vip própria

  • 4

    Cliente abre app e vê saldo zerado: o que apagou as economias de uma vida inteira?

  • 5

    Berkshire sem Buffett: 60 anos de lições do Oráculo de Omaha para investir melhor

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos conseguem descontos em casas de repouso; veja quanto e como afeta as finanças
Logo E-Investidor
Idosos conseguem descontos em casas de repouso; veja quanto e como afeta as finanças
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: beneficiários da Renda Mensal Vitalícia recebem o dinheiro?
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: beneficiários da Renda Mensal Vitalícia recebem o dinheiro?
Imagem principal sobre o FGTS: pacientes que precisam de órtese podem sacar o dinheiro; entenda como
Logo E-Investidor
FGTS: pacientes que precisam de órtese podem sacar o dinheiro; entenda como
Imagem principal sobre o Bolsa Família: passo a passo para consultar se o benefício já pode ser sacado
Logo E-Investidor
Bolsa Família: passo a passo para consultar se o benefício já pode ser sacado
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Imagem principal sobre o BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Logo E-Investidor
BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Imagem principal sobre o Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Logo E-Investidor
Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Imagem principal sobre o Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Logo E-Investidor
Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Últimas: Comportamento
“Não guarde dinheiro”: por que Elon Musk diz que poupar para a aposentadoria será inútil
Comportamento
“Não guarde dinheiro”: por que Elon Musk diz que poupar para a aposentadoria será inútil

Bilionário prevê que novas tecnologias criarão um mundo de abundância e que trabalho vai perder relevância na vida das pessoas; entenda o que ele diz

02/05/2026 | 09h00 | Por Marco Quiroz-Gutierrez, da Fortune
Banco do Brasil entra na disputa pela alta renda no aeroporto de Guarulhos e inaugura sala vip própria
Comportamento
Banco do Brasil entra na disputa pela alta renda no aeroporto de Guarulhos e inaugura sala vip própria

Estatal segue movimento de concorrentes no maior aeroporto da América Latina

01/05/2026 | 13h11 | Por Altamiro Junior, do Broadcast
Cliente abre app e vê saldo zerado: o que apagou as economias de uma vida inteira?
Comportamento
Cliente abre app e vê saldo zerado: o que apagou as economias de uma vida inteira?

Falha em sistema fez desaparecer todo o dinheiro desta mulher numa corretora — e deixou cliente dias sem acesso às contas

01/05/2026 | 09h00 | Por Tara Siegel Bernard, da Fortune
Endividamento recorde das famílias pressiona varejo e muda comportamento do consumidor
Comportamento
Endividamento recorde das famílias pressiona varejo e muda comportamento do consumidor

Com 80,4% das famílias endividadas no País, varejo enfrenta queda nas vendas e se adapta a consumidor mais cauteloso e sensível a preços

01/05/2026 | 06h30 | Por Ana Ayub

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador