Publicidade

Comportamento

Conheça 6 mulheres para acompanhar no mercado financeiro

Estudo mostra que menos de 40% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres

Conheça 6 mulheres para acompanhar no mercado financeiro
Mulheres em muitas empresas ainda têm remuneração entre 20% e 30% menor do que homens, desempenhando as mesmas funções. Foto: Envato Elements
  • No Brasil, menos de 40% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres
  • Hoje, as mulheres compõem apenas 22,89% dos investidores.

Os cargos de liderança no Brasil ainda são dominados pelos homens. Menos de 40% deles são ocupados por mulheres, segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Os dados no mercado financeiro são ainda piores. Segundo o TradeMap, as mulheres ocupam apenas 14,5% das posições de comando das empresas de capital aberto no Brasil. Já na bolsa de valores, a representatividade ainda é de apenas 22,89% dos investidores.

No intuito de promover a diversidade e dar maior visibilidade às mulheres, o E-Investidor listou 6 mulheres no mercado financeiro e em cargos de liderança para acompanhar daqui para frente. Confira:

Alessandra Caterina – Trader na Trígono Capital

Alessandra é formada em economia pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e com MBA pelo IBMEC e hoje trabalha como trader na Trígono Capital.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Caterina iniciou sua carreira na área financeira na Shell Brasil e hoje já acumula mais de 26 anos no mercado financeiro. Ela já atuou na mesa de operações de corretoras de valores, como a Socopa e a Ágora, além de gerenciar a mesa de operações da corretora Singulare por 10 anos.

Ana Caroline Friedheim – sócia-fundadora da Mantaro Capital

Ana Carolina Friedheim é sócia e COO da Mantaro Capital, gestora de renda variável fundada em 2022. Em 2022, junto com o time de renda variável da Pacifico, estruturou a Mantaro Capital, que já nasceu com R$ 700 milhões sob gestão e foco 100% em mandatos de renda variável.

Formada em Engenharia pela PUC-Rio com extensão em International Business pela Grenoble Graduate School of Business, por mais de 7 anos foi sócia da Pacifico Gestão de Recursos, gestora da qual fez parte desde o início, primeiramente estruturando a área de relações com investidores e depois como COO.

Luciane Ribeiro – fundadora da 3V Capital Gestão de Recursos

Ribeiro é fundadora da 3V Capital Gestão de Recursos, e soma 38 anos de experiência no mercado financeiro. Ela iniciou a carreira no BankBoston, depois trabalhou por 20 anos no Banco Safra e, em 2006, se tornou CEO para América Latina do ABN AMRO Asset Management.

Três anos depois, ela passou a ser CEO da Santander Asset Management no Brasil, hoje a terceira maior Asset privada do Brasil. Luciane também foi a responsável pela fusão das gestoras do ABN AMRO e do Santander, administrando aproximadamente R$ 200 bilhões.

Larissa Quaresma, analista de fundos da Empiricus Research

Larissa Quaresma, analista de ações da Empiricus Research desde 2021. Teve experiência no equity research da Núcleo Capital e no investment banking do Credit Suisse.

Portadora do Certificado de Gestores Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) (CGA). Quaresma é graduada em Administração de Empresas pelo Ibmec-MG e aluna visitante da Universidade de Stanford. Nesta entrevista, ela fala como é ser mulher no mercado financeiro.

Marcela Rocha – Economista-chefe da Principal Claritas

Marcela Rocha é economista-chefe da Principal Claritas. Rocha é formada em economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em economia pelo Insper.

Ela já atuou no Banco Fator por cinco anos e está na Principal Claritas desde 2013 trabalhando com análises e projeções de variáveis macroeconômicas nacionais e internacionais. Rocha também é membro do Conselho de Economia da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Eliane Teixeira – Pesquisadora da Cy.Capital

Teixeira é mestre em economia pela FEA-USP e doutora em economia do setor público pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Hoje ela trabalha como economista da Cy.capital e gestora de fundos imobiliários da Cyrela Brazil Realty, atuando no mercado financeiro há 17 anos.

Publicidade

Teixeira também já foi pesquisadora do Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público da FGV (CEPESP), já atuou em consultoria econômica e no banco de atacado Santander Global Banking & Markets com análise e controle de riscos de operações financeiras estruturada, e desenvolve pesquisa e modelagem econométrica para a FIPE. Atualmente, também ministra aulas de cenário econômico na escola de negócios Saint Paul.

 

 

 

 

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos