Comportamento

Quem é Luis Stuhlberger, dono do Fundo Verde

Gestor começou a carreira na década de 1980 e hoje é reconhecido como um dos maiores do Brasil

Quem é Luis Stuhlberger, dono do Fundo Verde
Luis Stuhlberger, responsável pelo fundo multimercado Verde Asset Menagement (Foto: HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO)
  • O Fundo Verde é um dos mais rentáveis da história. Seu gestor e criador, Luis Stuhlberger, tem a história atrelada ao desempenho do fundo
  • Formado em Engenharia Civil pela Poli-USP, administrador se encontrou no mercado financeiro ainda na década de 1980, no banco Expansão e na corretora Griffo

Dono de um dos fundos mais rentáveis da história do Brasil, Luis Stuhlberger gere o Fundo Verde, da respeitada Verde Asset Management. Mas a carreira de Stuhlberger no mercado financeiro tem longa data, assim como a fama que o projetou como um dos grandes nomes do capitalismo brasileiro.

Stuhlberger é formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Mas a carreira na engenharia não foi perseguida pelo gestor. Após a formação, decidiu por uma Especialização em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (Eaesp-FGV).

  • Entenda como a Verde Asset perdeu R$ 24 bilhões nos últimos anos.

Na década de 1980, começou a sua carreira no mercado financeiro. O primeiro passo foi o trabalho no banco Expansão, do qual o pai era sócio, e na corretora Griffo, em que a instituição financeira possuía participação.

Quem conhece a biografia do gestor sabe que a Griffo tem um papel importante na vida de Stuhlberger. A empresa viria a se fundir com a Hedgin, em 1989. A Hedging-Griffo foi o berço do Verde, um dos fundos mais lucrativos do Brasil.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mas o Verde não foi o primeiro acerto na carreira do empresário. Ainda na década de 1980, Stuhlberger se destacou por atuações no mercado de ouro. Na Hedging-Griffo, empresa da qual se tornou sócio, começou a carreira atuando com mercados futuros e commodities.

Segundo perfil publicado pela Revista Piauí em 2008, o bom desempenho nesse segmento levou o então operador a ser representante do Banco Central junto aos demais operadores de ouro no País.

A fundação do Verde viria apenas em 1997, sob o nome de Hedging-Griffo Verde e a administração de Stuhlberger, a história do fundo e do empresário se tornariam indissociáveis — bem como a relação de sucesso entre os dois.

Não demorou para que ambos começassem a demonstrar resultados. Em reportagem publicada pelo Estadão em 1999, era anunciado que o HG Verde liderava o ranking da Associação Nacional de Bancos de Investimento (Anbid), representante de instituições financeiras à época, na modalidade livre.

  • Quais são os caminhos para o investidor do Fundo Verde com perdas.

Entre dezembro de 1988 e novembro de 1999, o fundo garantiu uma rentabilidade de 133,93% aos cotistas. A reportagem não deixou de mencionar a composição técnica do fundo, mas destacou seu administrador em um breve perfil.

Recortes similares seriam recorrentes. A edição do Estadão de abril de 2002 destacou o rendimento acumulado de 610% entre a criação do fundo e a data de publicação. A reportagem anunciava um fechamento do fundo para novos investidores e, é claro, era ilustrada por foto e entrevista com o gestor.

A Hedging-Griffo seria vendida ao Credit Suisse em 2006 e o fundo adminsitrado por Stuhlberger se tornaria o CSHG Verde. Com o fim da cláusula de não-concorrência estabelecida no contrato entre as empresas em 2014, o gestor se tornaria independente novamente em 2015, com a criação do Verde Asset Management.

  • Conheça melhor a história do Fundo Verde.

Por todo o período de janeiro de 1997 a abril de 2023, o fundo Verde, em seus diversos nomes, acumulou um retorno de nada menos que 21.842,30%. Stuhlberger foi responsável por surfar boas ondas em períodos importante, como a dolarização do fundo durante a desvalorização do real em 1999 e a baixa da Bolsa de Valores (B3) na eleição do primeiro governo Lula governo, com posterior ganho devido ao bom desempenho do mercado – conheça o gestor de fundo mais famoso do País.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
Como identificar uma nota falsa?
Quanto custa comer na melhor pizzaria da América Latina, que fica em SP?
D.O.M: saiba quanto custa comer em um dos 100 melhores restaurantes da América Latina
Como receber pensão vitalícia na união estável?
Quanto Madonna já ganhou na loteria?
Quanto custa comer no 2º restaurante mais caro do mundo? Descubra
Golpes eletrônicos: confira 7 golpes digitais para roubar o seu dinheiro
Ataque cibernético: relembre 7 sabotagens que afetaram o mercado financeiro
Como investir em IA para ganhar dinheiro?
5 passos para planejar a independência financeira dos seus filhos
Como identificar as notas antigas do real que saíram de circulação?
Reforma tributária: quais alimentos terão imposto zerado ou reduzido? Confira lista
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos