Comportamento

As novidades que o investidor ganhou este ano e devem agitar 2022

Especialistas apontam diversificação e investimentos no exterior como segurança para ano de eleições

Especialistas apontam diversificação e investimentos no exterior como segurança para ano de eleições. Foto: Envato
  • Nem tudo se resumiu em momentos difíceis para os investidores em 2021, que também ganharam novas opções de investimentos para diversificar a carteira

O ano de 2021 foi marcado por muita turbulência no mercado financeiro e novidades, como queda na bolsa de valores, alta nos juros e alta da inflação. Mas nem tudo se resumiu em momentos difíceis para os investidores, que também ganharam novas opções de investimentos para diversificar a carteira.

Uma das novidades que marcaram o ano foi o Fiagro (Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais), que permite a alocação de recursos no setor do agronegócio e em cadeias produtivas agrícolas. A entrada do produto nas corretoras representa uma boa opção em um segmento de grande representatividade na economia nacional.

A opção foi lançada em outubro e ainda está em fase experimental, com regulação baseada principalmente nos fundos imobiliários. Ainda assim, o analista João Vítor Freitas, da Toro Investimentos, vê o ativo com bons olhos. Ele acredita que ao receber uma regulamentação própria em 2022, os fundos devem entrar nos holofotes. “O órgão regulador ainda está vendo como isso vai funcionar. A expectativa é que no ano que vem, por volta do segundo semestre, a gente tenha uma regulamentação definitiva”.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além do Fiagro, os ETFs e as criptomoedas também agitaram o mercado de capitais ao longo do ano. O dia 19 de outubro entrou para a história com a data em que estreou na bolsa de Nova York (NYSE) o primeiro ETF de futuros de bitcoin dos EUA, o ProShares Bitcoin Strategy ETF, lançado sob o ticker BITO.

Apesar do grande lançamento nos EUA, este tipo de produto não é novidade para os investidores brasileiros, que já podem investir no HASH11, o primeiro ETF de criptomoedas do mundo, lançado primeiramente nas Bermudas e depois aqui.

Outros produtos alternativos também foram lançados, como de energia e commodities. Fundos de urânio, petróleo, crédito de carbono, água e hidrogênio, por exemplo, agora estão disponíveis nas prateleiras de investimentos.

Para o CEO da Vitreo, George Wachsmann, a expectativa é que a discussão em torno de energia limpa, sustentabilidade e mudanças climáticas continuem favorecendo esses setores em 2022. Ele alerta que a diversificação deve ser sempre o objetivo de um portfólio saudável. “A diversificação é fundamental, e para o próximo ano continuaria indicando que o investidor continue investindo com exposição no exterior”, diz.

A indicação também está de acordo com o que o analista da Toro recomenda para o próximo ano. “Não podemos esquecer que a diversificação é o último almoço grátis que o mercado dá. Não necessariamente o investidor tem que escolher uma coisa em detrimento da outra, o ideal é realmente ter uma carteira plural”, afirma.

Segundo Freitas, a diversificação e a aposta no exterior em um ano que promete volatilidade pelas eleições no Brasil deve ser a tônica. A recomendação é não abrir mão de renda fixa e Ibovespa na carteira, mas entender que uma diversificação maior e mais tranquila é possível com as novas opções que o mercado tem dado.

“Agora está muito mais fácil para o investidor pegar a parte da carteira dele e deixar dolarizada, livre do que a gente chama de risco Brasil”, reconhece o especialista da Toro.

O E-Investidor ouviu uma série de especialistas para este especial de reportagens que reúne as melhores indicações de investimentos para 2022. Por enquanto, apenas um spoiler: nos próximos meses, continuaremos a observar a entrada de novos produtos e oportunidades de investimento.

No Onde Investir em 2022, a revista eletrônica que você pode baixar gratuitamente aqui, você encontra a análise completa dos especialistas sobre o que esperar do mercado financeiro no próximo ano. Baixe agora gratuitamente: Onde Investir em 2022.