Comportamento

Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Vendas de consórcios cresceram 14,6% em 2021, diz Abac

Para saber se o consórcio vale a pena, é preciso analisar alguns fatores importantes. (Foto: Pixabay
  • O consórcio reúne pessoas que buscam adquirir um mesmo bem, com prazo estabelecido em contrato. Ele pode ser um carro, moto, veículo ou  eletroeletrônico. O grupo é representado por uma administradora de consórcio, que deve ter aval do Banco Central do Brasil para funcionar
  • O pagamento se dá por meio de parcelas reajustadas por indicadores econômicos, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Já a contemplação ocorre por meio de sorteios ou lances
  • Você acha que não consegue guardar dinheiro e, para isso, precisa de um boleto para destinar a uma compra de um bem? Não tem pressa para obtê-lo imediatamente? Não tem disciplina para investimentos, como poupanças e afins? Então, o consórcio pode ser uma alternativa para você. Essas, inclusive, são características apontadas por especialistas ouvidos pelo E-Investidor para aderir à modalidade

O consórcio reúne pessoas que buscam adquirir um mesmo bem, com prazo estabelecido em contrato. Ele pode ser um carro, moto, veículo ou  eletroeletrônico.

O grupo é representado por uma administradora de consórcio, que deve ter aval do Banco Central do Brasil para funcionar.

O pagamento se dá por meio de parcelas reajustadas por indicadores econômicos, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Já a contemplação ocorre por meio de sorteios ou lances.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Você acha que não consegue guardar dinheiro e precisa de um boleto para destinar a uma compra de um bem? Não tem pressa para obter o bem imediatamente? Então, o consórcio pode ser uma alternativa para você.

Essas, inclusive, são as características apontadas por especialistas ouvidos pelo E-Investidor para aderir à modalidade.

Consórcio vale a pena?

Antes de tomar a decisão, é importante verificar alguns pontos, recomenda Eduardo Reis Filho, educador financeiro e especialista em investimentos.

“É importante avaliar se as parcelas cabem no seu bolso, escolher uma administradora de confiança, fazer simulações comparando diferentes valores e prazos, e ter paciência”.

Tolerar prazos é essencial para o sentimento da empolgação não se transformar em frustração, comenta a psicanalista Márcia Tolotti.

Ela cita um exemplo: se a pessoa adere a um contrato com 100 parcelas, ela tanto pode ser sorteada no início como no fim do contrato. 

“Então, a pessoa tem que ter uma consciência e uma autorresponsabilidade de saber que poderá ser contemplada apenas no final (do consórcio)”, diz. Segundo Tolotti, não dá para contar apenas com a sorte.

O objetivo do consórcio é que todos, ao final do grupo, adquiram a carta de crédito.

Então, é importante manter o pagamento em dia para evitar processos por inadimplência, alerta Eliane Tanabe Deliberali, da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar).

De acordo com Tanabe, desfazer-se de um consórcio pode acarretar prejuízo.

Mesmo tendo a possibilidade de passar a cota para outro interessado, “sempre vai ter um deságio, e, com isso, perda de parte do que a pessoa pagou”, diz. Ela desencoraja o perfil indisciplinado com pagamento de boleto a contratar um consórcio.

Consórcio exige planejamento

Diferentemente do financiamento, no qual a compra é imediata, no consórcio é preciso contar com a sorte ou ter dinheiro para ofertar lance e obter o crédito.

Para quem tem condições de dar um lance e antecipar a contemplação, pode ser uma forma de furar o sorteio e conquistar o bem de modo mais rápido.

Para o consultor financeiro Alvaro Bandeira, o ideal é ter uma poupança para dar entrada no bem e buscar o financiamento, “pois as taxas ainda estão baixas”.

Bandeira afirma que há maneiras melhores de ter retorno financeiro ao optar por investimentos, como renda fixaações e fundos multimercados.

Já para o especialista em consórcio do Ailos, Josemar Aguiar, a modalidade é uma forma de estar livre das taxas de juros do financiamento.

“O principal benefício da aquisição do consórcio é a possibilidade de adquirir um bem ou serviço com poder de compra à vista e não pagar juros por isso, apenas uma taxa de administração”, afirma.

A taxa de administração funciona como uma remuneração à administradora do consórcio “pela formação, organização e administração do grupo de consórcio até o encerramento”, prevê a lei nº 11.795, de 2008, sobre o Sistema de Consórcios.

Eliane Tanabe explica que a taxa é diluída nas parcelas. Além disso, ela chama a atenção para dois pontos: as parcelas passam por correção monetária “para que todos tenham a condição de comprar um bem, mesmo que ele sofra com a inflação” e alguns consórcios embutem na cobrança os custos com seguro.

Consórcio é investimento?

E o consórcio, é investimento ou não?

De acordo com o educador financeiro Eduardo Reis, ele é uma “compra programada”, na qual você vai reservar uma quantia para um fundo para conseguir a mercadoria ou serviço. Para Reis, a modalidade não é um produto de investimento.

Reis ainda afirma que seria até mais vantajoso reservar o dinheiro para aplicar nas rendas fixa e variável do que em um consórcio. “Se eu investir o dinheiro, ele vai estar rentabilizando de acordo com o investimento que eu escolhi”, afirma.

Como evitar cair em golpes de consórcio?

Para quem deseja apostar em um consórcio e tem receio de cair em algum golpe, o BC dá algumas dicas daquilo que você deve fazer antes de fechar o contrato. Confira:

  • Consultar no site do Banco Central do Brasil a relação de administradoras autorizadas a funcionar;
  • Pesquisar se existem reclamações contra a empresa nos órgãos de defesa do consumidor, como Procons;
  • Também é possível verificar a informação no ranking do Banco Central e no site consumidor.gov.br;
  • Ler o contrato de adesão com cuidado antes de assinar e efetuar pagamentos;
  • Não realizar pagamentos em dinheiro. Os pagamentos devem ser feitos preferencialmente em cheques nominativos à administradora de consórcios, via transferências bancárias ou de outra forma que lhe permita comprovar o pagamento realizado.