Publicidade

Comportamento

Evento une jovens e CEOs para discutir carreira e liderança feminina

A terceira edição do Young Women Summit terá apoio editorial do E-Investidor e está com inscrições abertas

Evento une jovens e CEOs para discutir carreira e liderança feminina
Cavenaghi fundou a Fin4She para aproximar o mercado financeiro da equidade de gênero. (Foto: Divulgação)
  • De acordo com a pesquisa “Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, apenas 37,4% dos cargos gerenciais existentes em 2019 eram ocupados por mulheres
  • Como o desafio de mudar essa realidade, a Fin4She realiza a terceira edição do Young Women Summit, um evento voltado para jovens mulheres do mercado financeiro
  • O evento está programado para os dias 29 e 30 de junho, gratuito e on-line; inscrições estão abertas

Quando Carolina Cavenaghi organizou a primeira edição do Women in Finance, em 2019, a ideia era promover um pequeno encontro para que mulheres do mercado financeiro pudessem compartilhar suas experiências profissionais.

À época, a executiva trabalhava como gestora de ativos na Franklin Templeton e sentiu a necessidade de ir atrás de outras colegas para dividir experiências no mercado de trabalho após a maternidade. A expectativa era reunir cerca de 80 pessoas. Mas mais de 800 mulheres se inscreveram e compareceram ao evento.

A missão de unir mais mulheres se transformou em um propósito maior, que levou a CEO a mudar os rumos da carreira e fundar a Fin4She, uma empresa que quer abrir o diálogo entre companhias, profissionais e marcas pela equidade de gênero.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Fin4She vem para tentar mudar uma realidade: de acordo com a pesquisa “Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, apenas 37,4% dos cargos gerenciais existentes em 2019 eram ocupados por mulheres.

Uma outra pesquisa, realizada em 2019 pela Bain & Company com o LinkedIn, mostra que, entre as 250 maiores empresas brasileiras, apenas 3% dos presidentes de companhias e 5% dos presidentes de conselho eram do gênero feminino.

Aquele primeiro encontro de mulheres promovido por Cavenaghi se multiplicou em outras ações. Neste ano, a Fin4She realiza um summit voltado para jovens no início de suas trajetórias profissionais com o objetivo de ajudar a formar líderes desde o começo da carreira – o Young Women Summit.

“Percebemos que muitas mulheres têm vontade de se conectar com outras líderes e não sabem como. Ao mesmo tempo, as empresas falam que têm muita dificuldade em contratar meninas com interesse no mercado. Queremos construir essa ponte, ser disruptivas e preparar as jovens para a liderança. Precisamos abrir essas portas”, diz a CEO.

A terceira edição do evento Young Women Summit terá o apoio editorial do E-Investidor e está marcado para os dias 29 e 30 de junho, com uma programação que conta com nomes de peso no mercado, como a deputada federal e ativista pela educação Tabata Amaral (PSB); a diretora executiva do Fundo Agbara, Aline Odara; a CEO do Fleury Medicina e Saúde, Jeane Tsutsui; e a CEO do Banco BMG, Ana Karina.

Publicidade

O foco é conectar jovens com carreira, possibilidades e representatividade, mostrando que há espaços e caminhos para que mais mulheres ocupem postos de liderança no mercado de trabalho.

As executivas vão se reunir para discutir diversos temas, desde as tendências no mercado financeiro até as oportunidades que vem surgindo com o ESG (do inglês, governança ambiental, social e corporativa). A programação completa do evento pode ser consultada on-line, após inscrição pelo site.

Além de acompanhar toda a programação no dia 29, as jovens podem ainda se candidatar para o JumpStart, um dia de workshops presenciais na sede da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), em São Paulo, promovido pelo 100 Women in Finance em 30 de junho.

Para participar, é preciso responder à pergunta “por que você quer participar do programa JumpStart? E como você acha que pode contribuir com o grupo participante e organizador do evento?”. Serão selecionadas 50 mulheres para a mentoria presencial a partir das respostas enviadas por meio do site oficial do evento.

Programação

Dia 29 de junho

09h – Capital Humano: Quais os Talentos do Futuro?
Com Jessica Sandin, Ana Carnaúba, Luiza Ribeiro e Andréa Cruz

10h – Dinheiro é Independência
Com Marilia Fontes, Júlia Abi-Sâmara, Morena Carvalho e Ellen Steter

Publicidade

11h – Carreira & Tendências no Mercado Financeiro
Com Lucy Pamboukdjian, Fernanda Gonzalez, Elaine Souza e Roberta Porto

12h – Mulheres no Topo: a Jornada C-Level
Com Christiane Aché, Magali Leite, Patrícia Maeda e Ana Karina

14h – Mercado com Propósito: Oportunidades ESG
Com Ruth Walter, Maria Eugênia Buosi, Débora Oliveira e Regina Magalhães

15h – Pratique ou Explique: por que as empresas vão investir em diversidade
Com Geovana Pagel, Sílvia Scorsato, Olívia Ferreira, Daniela Baccas e Felipe Vignoli

16h – Gente que Faz
Com Caroline Busatto, Tabata Amaral, Aline Odara e Mateus De Lima Diniz

Dia 30 de junho

13h10 – Abertura Fin4She + 100WF
Com Chaitali Patel, Paula Attie, Nicole Dyskant, Francine Balbina e Carolina Cavenaghi

Publicidade

13h40 – Poder Feminino
Com Katia Gaspar

14h20 – Visão geral dos mercados financeiros
Com Paula Attie, Tatiana Grecco e Daniel Pfannemuller

15h – Fintechs – a nova realidade
Com Alessandra Manicardi, Valerie Cadier Adem e Kelly Gusmão

16h – Workshop 1: Serviços e Apoio nos mercados financeiros
Com Luiza Lage, Marta Veloso e Nicole Dyskant

16h40 – Workshop 2: Gestores de Fundos e Ativos
Com Francine Balbina, Tatiana Itikawa e Julya Sotto Mayor Wellisch

Publicidade

17h20 – Workshop 3: Recrutamento
Com Julia Biberg, Stefani Santos Neves, Maria Eduarda Belmar Riobo e Gabriela Rezende Amorim

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos