Criptomoedas

Quer começar o ano sabendo investir em cripto? Entenda como

Profissionais do universo cripto dão dicas para quem deseja iniciar as aplicações

Quer começar o ano sabendo investir em cripto? Entenda como
Um consenso entre os especialistas é que os criptoativos são extremamente voláteis. Foto: Envato Elements
  • Há uma boa notícia para quem quer investir nesse tipo de ativo em 2022: há espaço para crescimento dos valores, o que muitas vezes não acontece por conta de dúvidas sobre o que essa classe de ativos representa
  • Pelo conhecimento escasso, esse tipo de investimento ainda é alvo de diferentes fraudes e golpes. O primeiro passo para evitar esses problemas e conseguir alcançar resultados é, justamente, buscar conhecimento e educação financeira
  • Comparado com o patrimônio ou do mercado acionário global, por exemplo, o mercado de criptoativos ainda é pequeno, o que abre margem para crescimento

Destaque entre os fundos multimercados em 2021, as criptomoedas tomam espaço nas carteiras de investidores. E há uma boa notícia para quem quer investir nesse tipo de ativo em 2022: há espaço para crescimento dos valores, o que muitas vezes não acontece por conta de dúvidas sobre o que essa classe de ativos representa.

Pelo conhecimento escasso, esse tipo de investimento ainda é alvo de diferentes fraudes e golpes. O primeiro passo para evitar esses problemas e conseguir alcançar resultados é, justamente, buscar conhecimento e educação financeira.

Um consenso entre os especialistas é que os criptoativos são extremamente voláteis. Apesar disso, é possível compreender movimentos e usá-los como oportunidade, desde que cada investidor tenha o perfil de risco definido com o apetite de risco que está disposto a tomar. Além disso, a máxima da diversificação também deve ser reforçada.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mas qual o primeiro passo? Comprar as moedas mais famosas ou começar por uma mais barata? Todas essas perguntas devem ser posteriores ao conhecimento sobre o projeto do ativo, ou seja, a o que ele se dispõe e qual questão ele busca solucionar.

Os mais comuns são modelos ligados à descentralização de finanças (DeFi), contratos inteligentes, utilização em jogos (GameFi), além de ativos que representem os token não fungíveis (NFT), utilizados para atestar a oficialidade de algo único, incluindo produtos artísticos.

Vale ressaltar que embora o termo criptomoeda tenha se popularizado por causa do bitcoin, que possui características de reserva de valor, unidade de medida e meio de troca, nem todos os ativos desse universo são considerados moedas.

Para Kaká Furlan, co-fundadora do canal Usecripto e integrante do MePoupe!, os brasileiros ainda têm receio sobre dar o primeiro passo nos investimentos em cripto. Para que isso mude, a pesquisa e educação financeira são barreiras a serem quebradas, assim como a percepção da utilização do modelo na transformação da sociedade.

Lucas Schoch, CEO da Bitfy, avalia que é justamente por conta do brasileiro se interessar por tecnologia e investimentos o que torna as aplicações em criptomoedas atrativas. Apesar disso, ele reconhece que falta educação financeira e compreensão de saber o que está por trás de gráficos e números. “É uma constante evolução, os projetos estão avançando cada vez mais. Além disso, o uso também está crescendo. Na nossa plataforma, além de investir, os usuários podem fazer pagamentos utilizando a carteira de criptoativos em aplicativos ou maquininhas só pelo QR code”, explica Schoch.

Vantagens e desvantagens

Comparado com o patrimônio ou do mercado acionário global, por exemplo, o mercado de criptoativos ainda é pequeno, o que dá margem a crescimento, segundo explica Orlando Telles, head de research e sócio-fundador da Mercurius Crypto.

Publicidade

“Outra vantagem especialmente para o investidor brasileiro é a oportunidade de internacionalizar a carteira de investimentos, já que o mercado de cripto está pautado no dólar. Dessa forma, o investidor expande os riscos sem ficar dependente de um cenário limitado”, destaca Telles.

Segundo Telles, quando um portfólio possui de 1% a 3% em cripto, o rendimento total e a volatilidade conseguem ser amenizados. Ele explica que isso acontece porque, na grande maioria das situações, os ativos são descorrelacionados com outros fatores que impactam diretamente em ativos de renda fixa e variável.

Apesar dos benefícios, é preciso reconhecer também riscos e desvantagens antes de iniciar uma aplicação. O fato de o mercado ser recente e pequeno, assim como a vantagem da grande possibilidade de crescimento, também pode ser visto pelo lado menos favorável.

Com menos de 15 anos em vigor, ainda se discute a regulamentação do ecossistema. “Infelizmente, por ter menos regulação, ainda existem muitos golpes. O investidor deve sempre buscar em órgãos oficiais a regulamentação de plataformas”, indica Telles.

Antes de comprar um ativo, é necessário conhecer os projetos. Carol Souza, co-fundadora do canal Usecripto, afirma que um dos fatores do sucesso da classe nos últimos anos foi o foco na descentralização. Souza ainda ressalta que “seguir a manada” e comprar um ativo por estar em alta na mídia, por exemplo, pode, em muitos casos, ser um risco elevado quando o investidor não sabe onde está pisando. “Acontece de grupos e fórum de investidores planejar uma ação coordenada de entrada ou saída que pode prejudicar bastante quem tem o ativo, mas não está no movimento”, explica.

Escolha da plataforma para negociação

Para escolher uma plataforma para negociação, as fundadoras do Usecripto indicam que a pesquisa sobre as corretoras existentes é essencial.

Publicidade

Usabilidade, prestação de serviços ao cliente, oferecimento dos ativos desejados são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração. Souza e Furlan indicam algumas mais conhecidas como Binance, Mercado Bitcoin, Bitson e Biscoint.

Web Stories

Ver tudo
<
Confira quais são as 10 ruas mais caras do Brasil
PowerBall: como participar da loteria dos EUA de maneira legal
Como comprar ações da Apple? Veja o passo a passo
Dinheiro esquecido: confira o passo a passo para realizar saque
Bets: uso do Bolsa da Família ainda é permitido. Entenda o porquê
Cid Moreira queria deserdar filho da herança; isso é possível?
5 cidades globais com maior risco de bolha imobiliária: você vive em alguma delas?
Eleições 2024: quem é o candidato a prefeito mais rico de São Paulo?
CIN: o que é e quanto custa a nova carteira de identidade nacional?
5 passos para solicitar sua aposentadoria direto pelo app do Meu INSS
Quanto custa se hospedar no melhor hotel da América do Sul?
Verdadeira identidade do criador do Bitcoin pode finalmente ser revelada; entenda
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos