Criptomoedas

EUA estão na “linha de frente” na mineração de bitcoin, diz executivo

Afirmação é de Whit Gibbs, CEO da Compass Mining e influente executivo do mercado de mineração de bitcoin

EUA estão na “linha de frente” na mineração de bitcoin, diz executivo
"Criptomoeda é o instrumento financeiro do futuro, que servirá de base para muitas, muitas coisas que serão construídas", diz Whit Gibbs.

Whit Gibbs, CEO da Compass Mining e influente executivo do mercado de mineração de bitcoin, afirmou em entrevista ao especialista em criptomoedas Anthony Pompliano que os Estados Unidos estão na “linha de frente” no mercado de cripto e já fazem mineração de bitcoin.

A informação foi revelada na quarta-feira (1). Segundo Gibbs, os Estados Unidos já devem ter 10 ou 20 watts em operação em algum lugar do centro-oeste. Ele ainda completou dizendo que “é uma questão de segurança nacional” e informou que houve uma série de conversas com membros do governo federal e de governos estaduais em Washington para ajudar a educá-los sobre o tema.

Pompliano complementou o que havia sido dito pelo executivo ao citar que uma agência governamental, da qual não citou o nome, se envolveu com mineração de bitcoin após não conseguir aprovação de orçamento para comprar criptomoedas. O especialista ainda contou que obteve as informações diretamente de um dos envolvidos na operação, e que tudo começou em 2013.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os EUA não são os únicos que mineram bitcoins. El Salvador, o caso mais conhecido, é um dos poucos países que falam publicamente sobre a atividade. Pompliano também citou a Venezuela.

Mas Gibbs sugere que as operações de mineração também estão sendo realizadas pelas outras grandes economias. Contudo, não há nenhuma informação confirmada sobre isso.

O executivo ainda declarou que a criptomoeda “é o instrumento financeiro do futuro, que servirá de base para muitas, muitas coisas que serão construídas. Governos precisam estar completamente fora de si para não ter nenhuma exposição à infraestrutura que dá suporte a tudo isso.”

Com o banimento das atividades de mineração de bitcoin na China no início do ano, os EUA detém o maior poder computacional da rede Bitcoin no mundo.