Criptomoedas

O que é o halving do bitcoin?

Evento que ocorre neste 19 de abril está diretamente relacionado à escassez da criptomoeda. Entenda como funciona

O que é o halving do bitcoin?
(Imagem: 24K-Production em Adobe Stock)
  • No universo do bitcoin, a escassez é um pilar essencial
  • Os banco centrais podem emitir novas moedas indefinidamente, mas o bitcoin tem um teto de 21 milhões de unidades
  • Em maio de 2020, a recompensa por bloco caiu de 12,5 para 6,25 bitcoins. Agora cairá para 3,125

O próximo halving do bitcoin acontece nesta sexta-feira (19) e vai reduzir pela metade – “half”, em inglês – a remuneração de quem faz a mineração do criptoativo. Aqueles que dedicam tempo e computadores para resolver problemas matemáticos complexos necessários para adicionar novas transações à rede blockchain da criptomoeda em circulação vão receber a metade do que recebiam em bitcoins até então.

Reduzindo o incentivo a esse trabalho, a expectativa é que haja uma nova onda de valorização da moeda digital, seguindo a regra básica de oferta e demanda da economia. “Na prática, o halving reduz pela metade a recompensa, desacelerando a emissão de novos bitcoins”, diz Virgílio Lage, sócio da Valor investimentos.

Para entender o halving, primeiro é necessário compreender a lógica da criptomoeda. No universo do bitcoin, a escassez funciona como um pilar essencial. Essa característica confere ao ativo o seu valor intrínseco e o diferencia das moedas fiduciárias, como o real ou o dólar, que estão sujeitas à inflação, fazendo-o assemelhar-se ao ouro, uma reserva de valor – aqui explicamos a diferença entre bitcoin e ouro durante momentos de estresse do mercado.

O halving e a escassez do bitcoin

Se o real ou o dólar se desvalorizarem em relação às outras moedas, o ouro – e, no caso, o bitcoin –, por serem escassos vão manter o seu valor de mercado de acordo com a demanda. Os banco centrais podem emitir novas moedas indefinidamente, mas o bitcoin tem um teto de 21 milhões de unidades. E o halving é um dos mecanismos que garantem a escassez e que a inflação não vai corroer o seu valor. Essa é uma das genialidades de Satoshi Nakamoto, o misterioso criador da moeda digital.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Em maio de 2020, a recompensa por bloco caiu de 12,5 para 6,25 bitcoins”, destaca um artigo da Coinbase, plataforma que permite a negociação e armazenamento de criptomoedas. Agora a expectativa é que a recompensa será reduzida para aproximadamente 3,125 bitcoins. “Esse ciclo continuará até que o último bitcoin seja minerado, o que se estima que ocorrerá por volta de 2140”, prevê a Coinbase.

Outro ponto da genialidade do criador do bitcoin é que o halving, acontecendo a cada quatro anos, também atrai a atenção da mídia no mundo todo, interferindo na demanda ao atrair novos e mais investidores. A ideia é que a visibilidade que o evento ganha impulsione a demanda pela criptomoeda, à medida que mais investidores buscam aproveitar as flutuações de preço esperadas.

O halving na prática

A mineração de bitcoin consiste no processo que valida transações usando um sistema de prova de trabalho (PoW, em inglês). Mineradores usam computadores para resolver algoritmos matemáticos conhecidos como hashes criptografados. Eles atuam como processadores e validadores. Ao confirmar transações em um bloco, eles recebem bitcoins como recompensa. O conjunto de blocos de transações formam a rede blockchain.

Segundo a Coinbase, até março de 2024 mais de 19 milhões de bitcoins foram minerados, restando cerca de 2 milhões para serem emitidos.

Quando vai acontecer o próximo halving de bitcoin?

O que se sabe é que o próximo evento quadrienal está previsto para esta sexta (19). No geral, prever a data exata é difícil porque o tempo que levará para gerar novos blocos pode diminuir ou acelerar, depende de inúmeros fatores. De acordo com a maioria das estimativas, haverá 64 halvings de bitcoin antes que o máximo de 21 milhões seja atingido por volta do ano 2.140, momento no qual os halvings vão parar.

O bitcoin vai se valorizar com o halving?

Essa é uma questão de debate acalorado. Em 2012, por exemplo, o Bitcoin subiu cerca de 8.000% nos 12 meses seguintes ao corte nas recompensas, e subiu mais uma vez quase 1.000% na sequência do corte de 2016. O último halving, em maio de 2020, foi seguido por uma alta dos preços que acabou com um valor recorde do bitcoin de quase US$ 69 mil em novembro de 2021.

Analistas repercutem nas redes sociais a possibilidade do halving deste ano não impulsionar o preço como aconteceu em fenômenos recentes. Como o evento já é aguardado, ele já está precificado. Esta possibilidade também tem injetado cautela nos mercados.

Quem é Satoshi Nakamoto?

Satoshi Nakamoto é o nome dado para a pessoa que criou o bitcoin, que é a primeira criptomoeda do mundo, e desapareceu da internet.

Ele usava esse nome como pseudônimo na época da criação, mas o usuário parou de ser usado em 2010, quando ele sumiu dos fóruns e deixou uma carteira digital com bitcoins para trás. Nenhuma informação sobre a pessoa ou pessoas por trás do pseudônimo foram reveladas até hoje.

Publicidade

 

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos