Criptomoedas

Rio quer investir em cripto e dar desconto para pagamentos em bitcoin

Cidade planeja criar o próprio ativo digital para aumentar arrecadação de recursos

Rio quer investir em cripto e dar desconto para pagamentos em bitcoin
O município estuda criar a Crypto Rio, moeda digital carioca, que poderá ajudar na ampliação de recursos para projetos estratégicos da cidade (Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio de Janeiro)
  • Um grupo de trabalho vai estudar formas de estimular o uso das moedas digitais, como o bitcoin, através de descontos, por exemplo, no pagamento de impostos como o IPTU
  • Outra possibilidade que será avaliada pelos integrantes do grupo de trabalho é a possibilidade de o município fazer investimentos do Tesouro em criptomoedas

A cidade do Rio de Janeiro está se organizando para entrar no universo das criptomoedas, e o primeiro passo foi dado nesta sexta-feira (14), com a criação de um grupo de trabalho que vai estudar formas de estimular o uso das moedas digitais, como o bitcoin, através de descontos, por exemplo, no pagamento de impostos como o IPTU.

Conforme o Decreto Rio Nº 50.145, o grupo deverá “coordenar estudos, diálogos e cooperação entre os setores público e privado, visando a desenvolver um ambiente de negócios na cidade do Rio de Janeiro, relacionado ao mercado de moedas digitais, meios de pagamento, tecnologias blockchain, para o impulsionamento da economia local neste segmento, a otimização de instrumentos financeiros e fiscais da prefeitura e a obtenção de receitas para o município do Rio de Janeiro”.

O grupo, que será composto por integrantes de secretarias municipais, órgãos e empresas da administração pública, tem um prazo de 90 dias para divulgar os resultados dos estudos. Entre as propostas, o município estuda criar a Crypto Rio, moeda digital carioca, que poderá ajudar na ampliação de recursos para projetos estratégicos da cidade.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Outra possibilidade que será avaliada pelos integrantes do grupo de trabalho é a possibilidade de o município fazer investimentos do Tesouro em criptomoedas. Nesta quinta-feira (13), o prefeito Eduardo Paes falou durante o evento Innovation Week, que a prefeitura carioca deverá investir 1% do Tesouro da cidade em criptomoedas.

No evento, secretários da gestão municipal também deram mais detalhes à imprensa, sobre os planos de oferecer descontos ao contribuinte que faça pagamentos usando moedas digitais.

Inspiração em Miami

Segundo Paes, a prefeitura planeja fazer investimentos futuros em inovação e tecnologia, por meio do “Porto Maravalley”, que consiste na área do Porto Maravilha, a partir de incentivos fiscais para empresas do segmento tech. A iniciativa é inspirada na cidade norte-americana de Miami, cujo prefeito republicano Francis Suárez também esteve no Innovation Week.

“Criamos um tsunami de oportunidades. Muitas cidades dos Estados Unidos estavam aumentando impostos, e nós baixamos. Entendemos que podíamos estar na vanguarda da inovação e convidamos os criadores para cá”, disse Suarez, por chamada de vídeo. A gestão do republicano desenvolveu a MiamiCoin, a criptomoeda da cidade inspirada no bitcoin, e que agora serve de modelo para a cidade carioca.

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos