Publicidade

Educação Financeira

31 cursos gratuitos de educação financeira para fazer na quarentena

Instituições ampliam o acesso a conteúdos sobre finanças

31 cursos gratuitos de educação financeira para fazer na quarentena
Foto: Pixabay
  • Use o tempo livre em casa para se transformar em um investidor mais qualificado
  • Cursos vão desde princípios básicos até os mais avançados
  • Aproveite oportunidade para ocupar as horas vagas com informações sobre investimento

O momento de reclusão devido a crise do novo coronavírus fez diversas empresas e instituições de ensino liberarem conteúdos on-line para ajudar as pessoas durante a quarentena. A iniciativa vem em boa hora e em resposta ao turbilhão no mercado financeiro: pelo menos 31 cursos de finanças estão disponíveis sem custo.

Essa é uma ótima oportunidade para ocupar as horas vagas com informações para ser um investidor mais qualificado e ainda sair bem da crise.

Confira a lista de cursos:

Banco Central

  • Gestão de Finanças Pessoais – O curso apresenta conceitos básicos de gestão de finanças pessoais e estimula a reflexão sobre temas do cotidiano das pessoas de forma lúdica. Duração: 20h. Clique aqui para se inscrever.
  • Formação de Multiplicadores da Série “Eu e Meu Dinheiro” – O curso tem o objetivo de sensibilizar os participantes para a gestão das finanças pessoais e a capacitá-los a conduzir grupos de discussão. Para cada episódio da série, o curso apresenta um vídeo de perguntas para reflexão, um debate de especialistas sobre os temas abordados no episódio e um guia para apresentação e discussão do vídeo em grupo. Duração: 10h. Clique aqui para se inscrever.

Anbima

  • ETF no mercado brasileiro – Este curso apresenta as principais características dos fundos ETF no Brasil, em especial sua estrutura, os atrativos e a tributação. Duração: 5h. Clique aqui para se inscrever.
  • Fundos de investimento no exterior – Apresenta o mercado internacional de capitais discutindo sobre como investir através dos fundos, seus benefícios, custos e riscos. Duração: 10h. Clique aqui para se inscrever.
  • Gestão de Carteiras e de Riscos Financeiros – Este curso mostra os principais conceitos da gestão de carteiras de investimento. Duração: 9h. Clique aqui para se inscrever.
  • Mercado de renda fixa – Apresenta os instrumentos e as operações de títulos públicos e privados. Aborda a colocação desses títulos (mercado primário), formação de preços e negociações posteriores (mercado secundário). Propõe discutir a gestão dos riscos e estratégias de operações. Duração: 18h. Clique aqui para se inscrever.
  • Mercado financeiro de A a Z – Este curso serve como o primeiro para se familiarizar com os conceitos e produtos. Duração: 5h. Clique aqui para se inscrever.
  • Por dentro dos índices de renda fixa – O curso te ajuda a compreender os índices que refletem o comportamento dos títulos privados, especificamente debêntures e a a família IDA. Duração: 5h. Clique aqui para se inscrever.

Ancord

  • Mercado de Ações – O Curso mostra porque as ações são consideradas um investimento de risco. Duração: 12h. Clique aqui para se inscrever.

CVM

  • Educação Financeira para Jovens – Neste curso, a ideia é refletir sobre a importância da Educação Financeira. São abordados os seguintes tópicos: consumo consciente e equilíbrio financeiro, as diferenças e relações entre poupar e investir, orientação no planejamento financeiro, as principais causas do endividamento, entre outros. Clique aqui para se inscrever.
  • Matemática Financeira Básica – Apresenta os conceitos introdutórios sobre finanças e ensina algumas aplicações práticas, que capacitem você a lidar melhor com as situações cotidianas que necessitam desses conhecimentos. Clique aqui para se inscrever.
  • Poupança e Investimento – O curso aborda a importância da educação financeira e da poupança,planejamento financeiro, orçamento doméstico, dívidas, dicas de consumo e economia, conceitos que se deve compreender antes de começar investir, inflação, entre outros. Clique aqui para se inscrever.

Fundação Getulio Vargas (FGV)

  • Apresentação do Sistema Tributário Nacional – O curso apresenta a estrutura desse sistema e seus principais elementos, bem como as cinco espécies tributárias e os princípios e as limitações do poder de tributar. Duração: 5h. Clique aqui para se inscrever.
  • Cálculo financeiro básico para administração financeira – Apresenta um dos conceitos mais importantes no que diz respeito a finanças, que é o valor do dinheiro no tempo, e discorre sobre a relação entre uma unidade monetária hoje e uma unidade monetária no futuro. Duração: 5h. Clique aqui para se inscrever.
  • Como fazer investimentos 1 –  Apresenta e discute conceitos e métodos que ajudam a aplicar seu dinheiro com inteligência e consciência dos riscos. Duração: 12h. Clique aqui para se inscrever.
  • Como fazer investimentos 2 – O segundo módulo ajuda reforça como investir e planejar-se financeiramente para a realização de projetos. Duração: 8h. Clique aqui para se inscrever.
  • Como Gastar Conscientemente – Planejar e gastar dentro do orçamento é um dos segredos para a paz e realização de sonhos. O curso orienta sobre o consumo consciente do dinheiro para conquistar objetivos. Duração: 8h. Clique aqui para se inscrever.
  • Como organizar o orçamento familiar – Apresenta o conhecimento necessário para o planejamento da sua vida financeira e organização do seu orçamento para enfrentar cenários de crise. Duração: 12h. Clique aqui para se inscrever.
  • Fundamentos de Administração Financeira – Apresenta a macroambiente em que se desenvolve as finanças corporativas, destacando o sistema financeiro e seus diversos tipos de mercado. Analisa as particularidades das principais atividades desempenhadas pelas empresas, segundo a perspectiva tradicional: obter financiamentos, realizar investimentos e conduzir operações. Duração: 5h. Clique aqui para se inscrever.
  • Fundamentos de Finanças – O curso proporciona uma visão básica de finanças, abordando os objetivos e a estruturação da administração financeira bem como são tomadas as decisões financeiras ótimas.  Duração: 5h. Clique aqui para se inscrever.
  • Introdução à Gestão Financeira Internacional – O comércio internacional afeta muitos elementos que constituem a economia de um país. O curso proporciona a teoria para entender melhor esse contexto, discutindo tópicos relevantes sobre as finanças internacionais dos países. Duração: 5h. Clique aqui para se inscrever.

Lit

  • Mercado de Capitais – Introduz o conceito de mercado de capitais, mostra sua evolução e os principais produtos do mercado – ECM, DCM e Emissões (IPO e Follow-on). Explora ainda o conceito de estrutura de capital e a diferença de dívida e capital próprio, além do objetivo da alavancagem financeira. Apresenta a estrutura do Sistema Financeiro Nacional e os principais conceitos associados ao mercado de capitais. Por fim, o participante entenderá o passo a passo de um IPO, assim como sua comparação com a emissão de um bond no mercado de capitais internacional. Duração: 18h. Clique aqui para se inscrever.
  • Mercado Financeiro: Visão Sistêmica – Introduz conceitos de mercados monetário, de crédito, de capitais e de câmbio. O principal objetivo é apresentar produtos e práticas do mercado financeiro, bem como evidenciar o papel das instituições financeiras neste contexto, em especial analisando a estrutura do Sistema Financeiro Nacional e seus principais números. Dá ainda uma visão geral e gerencial do funcionamento do mercado financeiro brasileiro e do Sistema Financeiro Nacional (SFN), bem como os seus  principais órgãos, participantes, produtos e práticas. Duração: 18h. Clique aqui para se inscrever.
  • Na Real – Aborda os mais diversos temas de educação financeira, com o objetivo de apresentar como manter uma relação saudável com o dinheiro. Duração: 32h. Clique aqui para se inscrever.

Par Mais

  • Como ter uma boa saúde financeira – Veja como ter controle sobre o seu dinheiro e como montar uma reserva de segurança. O curso dá ainda dicas financeiras para casais e trata de compras parceladas relacionadas a taxas de juros. Duração: 1h51min. Clique aqui para se inscrever.
  • Como cuidar do seu dinheiro – Aprenda sobre despesas rotineiras e eventuais, estrutura e funcionalidades da planilha financeira, estimativas de rendas/despesas e análises e gráficos dos lançamentos. Veja também como fazer um orçamento familiar e controlar as rendas e despesas ao longo dos meses. Duração: 1h58min. Clique aqui para se inscrever.
  • 9 passos para sair das dívidas – Ensina a distinção entre dívida cara e barata e como renegociar uma dívida, além de explicar o que é CET (Custo Efetivo Total). Duração: 33 minutos. Clique aqui para se inscrever.
  • Faça seu dinheiro trabalhar para você – Aprenda a investir por conta própria e ter senso crítico para não cair em armadilhas de investimentos oferecidas no mercado financeiro. Algumas dos temas são: índices; juros compostos; regras dos investimentos; renda fixa e variável; custos dos investimentos; perfil do investidor; seu primeiro investimento; fundos de investimentos; modelos de carteiras para cada perfil e objetivos. Duração: 3h46min. Clique aqui para se inscrever.
  • 7 pecados capitais financeiros – Mostra os principais erros que cometemos com o nosso dinheiro, incluindo vícios de comportamento e hábitos comuns a maioria das pessoas. Duração: 33 minutos. Clique aqui para se inscrever.

Senai

  • Competência transversal – Torna o estudante apto a identificar a importância do equilíbrio financeiro para obter mais qualidade de vida, tranquilidade e motivação. Duração: 14h. Clique aqui para se inscrever.

Serasa

  • Trilha financeira – Com 7 módulos, o curso aborda diferentes assuntos, como orçamento, serviços bancários, dívidas, renda, diferentes tipos de crédito, cuidados para evitar fraudes e realização de sonhos (casa, carro, estudos, viagem, etc.). Duração: 10h30. Clique aqui para se inscrever.

*As informações e conteúdos dos cursos são de responsabilidade das respectivas instituições

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos