Investimentos

Como nova previsão do BC para o IPCA impacta meus investimentos?

BC aponta expectativa para o IPCA abaixo da meta

Como nova previsão do BC para o IPCA impacta meus investimentos?
Saber mais sobre o IPCA e onde investir quando ele está em alta é fundamental para ter sucesso no mercado de ações. (Foto: Pixabay)
  • IPCA, índice que mede a inflação oficial no País, deve terminar ano em 2,6%, segundo o BC
  • Investimentos de renda fixa podem ficar menos atraentes
  • Cenário pode favorecer ainda mais cortes nas taxas de juros

O Banco Central reduziu a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de 2020, em números que constam no Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira (26). Em dezembro, imaginando um cenário com taxa de juros a 5,0% e taxa de câmbio a R$ 4,20, a previsão para a inflação era de 3,6% no ano. Mas com a pandemia do novo coronavírus, que levará à queda da demanda e à desaceleração da atividade econômica, a nova previsão do BC é de 2,6%, bem abaixo da meta de 4%. Para o investidor, o número acende um sinal de alerta.

De acordo com a analista de research da Ágora Investimentos, Maria Clara Negrão, se a previsão se confirmar, além de impactar investimentos atrelados ao IPCA, pode abrir espaço para novos cortes na taxa básica de juros – hoje em 3,75%. A princípio, nesse cenário, os investimentos em renda fixa se tornariam menos interessantes, devido à possível diminuição na rentabilidade.

O BC adotou tom cauteloso na última ata divulgada pelo Copom (Comitê de Política Monetária) e não se comprometeu oficialmente em continuar a reduzir a taxa básica. Porém, para a especialista, a conjuntura é, de fato, favorável a juros mais baixos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O Banco Central teria todos os argumentos para fazer novos cortes, com a desaceleração da atividade e inflação muito abaixo da meta”, afirma a economista.

Essa também é a visão de Felipe Sichel, estrategista-chefe da Modal Mais. “O cenário para a inflação mostra a necessidade de acomodação das expectativas para baixo: a evolução do hiato aponta para aumento das forças deflacionárias na economia, potencializado pelo choque que esperamos no emprego ao longo dos próximos meses”, disse.

Na opinião do economista Pedro Paulo Silveira, da Nova Futura Investimentos, o momento é de reflexão. “O ambiente é de muitas incertezas, não sabemos qual será a extensão e o impacto do coronavírus, as perspectivas econômicas podem mudar muito até o fim do ano”, afirmou.

Por enquanto, a recomendação para o investidor é manter a calma, acompanhar o desenrolar da crise e evitar decisões precipitadas. Para quem está na renda fixa, fundos de investimentos podem ser uma boa opção. Já o conselho para quem está na renda variável é olhar para ações de empresas sólidas, que tenham um perfil de endividamento moderado.

PIB zerado em 2020?

Em relação ao PIB deste ano, o BC apontou um cenário de estabilidade, reduzindo suas expectativas de 2,2%, para 0,0%. “A economia mundial, incluindo a brasileira, passa por um momento de elevado grau de incerteza”, explicou a instituição no relatório.

Entretanto, o cenário de incertezas criado pela pandemia mudou o comportamento do investidor, que busca investimentos mais seguros, mesmo com perspectiva de rentabilidade mais baixa na renda fixa.

Publicidade

“As condições financeiras globais estão mais desafiadoras em relação ao final de 2019 e o apetite por ativos mais arriscados, tanto de economias avançadas quanto de emergentes, reduziu-se substancialmente”, destacou o BC.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos