Educação Financeira

Bolsa de valores: descubra como investir com segurança

Todo investimento tem certo risco, mas há formas de minimizá-lo. Veja como fazer isso na hora de investir 

Bolsa de valores: descubra como investir com segurança
(Fonte: Unsplash)
  • Para investir na bolsa de valores, o investidor precisa ter uma conta em uma corretora de valores apta para operar na bolsa
  • As negociações das ações de empresas e de outros ativos são feitas de forma 100% online
  • Mas antes de investir, é preciso ter conhecimentos básicos de como funciona o mercado para não ter prejuízos

(Por Mellanie Novais/especial para o E-Investidor) Para investir na bolsa de valores você precisa escolher uma corretora de valores e abrir uma conta. É importante se certificar de que a instituição financeira é apta para operar na bolsa e também verificar as taxas, a fim de garantir a melhor rentabilidade.

Mas como fazer os investimentos de forma segura? Confira e entenda:

O que é e como funciona a bolsa de valores?

Atualmente, as negociações na bolsa de valores (B3) podem ser feitas de forma 100% online. Sendo assim, a bolsa é um ambiente virtual em que é possível negociar ações de empresas, além de outros ativos financeiros. Além disso, a B3 regula todas as transações entre acionistas e companhias, o que promove liquidez e também permite que pequenos investidores possam comprar e vender ações com segurança e rentabilidade.

Basicamente, então, a bolsa de valores funciona como um mercado destinado à negociação de ativos. Ela também é responsável por fazer a compensação, registro e atualização dos papéis dentro do ambiente de compra e venda.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, a bolsa atua em outras duas funções, como agente de custódia e agente de clearing. Entenda o que significa cada um desses papéis:

  • Agente de custódia: a bolsa de valores faz a guarda dos ativos em seu nome, até que você decida vender ou resgatar na data de validade. Isso significa que ela é responsável pela guarda centralizada de todas as negociações feitas em seu ambiente, independentemente do tipo de título negociado.
  • Agente de clearing: a B3 também faz um gerenciamento de risco, então, quando você investe em determinados papéis, há investimentos que servem como um tipo de garantia, o que é estabelecido pela clearing.

É seguro investir na bolsa de valores?

Sim. Investir na bolsa de valores é seguro, desde que você tenha alguns conhecimentos básicos e saiba o que está fazendo. Assim, os investidores sérios e preparados terão mais chance de sucesso na hora de fazer seus investimentos na B3, em comparação àqueles despreparados e que não sabem como esse mercado funciona.

É normal que os investidores (mesmo os mais arrojados) tenham certo “medo” na hora de comprar ativos, considerando que quase sempre há um risco envolvido. Para que esse processo seja mais seguro, é importante entender como minimizá-los.

Homem de camisa social de cor azul fazendo anotações em uma agenda com um notebook ao lado
Para quem busca conhecer o mercado financeiro antes de investir na bolsa de valores, a segurança é muito mais garantida (Fonte: Unsplash)

Como minimizar os riscos de investir na B3?

Para minimizar os riscos de investir na bolsa de valores, é importante que você entenda o mercado de ações e não tenha a sorte como foco. O sucesso dos seus investimentos deve estar pautado em boas análises e conhecimento de mercado, visando resultados mais promissores e duradouros, sem ter que contar com uma possível sorte.

Nesse sentido, duas análises são base para qualquer negociação feita na bolsa:

  • Análise fundamentalista: esse tipo de análise consiste em observar mais a fundo o histórico da empresa e suas características de mercado, considerando a gestão, o reconhecimento de marca, as perspectivas de expansão, dentre outros fatores similares. Por isso, é muito indicada para identificar oportunidades e investimentos mais a longo prazo.
  • Análise técnica: em contrapartida, a análise técnica é muito mais objetiva, centrada na observação do comportamento das ações em um determinado período, a fim de prever as tendências de alta ou queda dos ativos. Portanto, ela tem como base a “lei da oferta e da procura”, como um mecanismo para identificar o cenário das ações nos próximos minutos, horas, dias, semanas e até meses. O que faz com que seja boa para oportunidades de curto e médio prazo.
Notebook com gráficos de ações da bolsa de valores
A análise técnica pode ser aplicada a todos os investimentos, mas serve como base principal para operações a curto prazo, como o Day Trade (Fonte: Unsplash)

Nada impede que o investidor combine os dois tipos de análises na hora de comprar um ativo, tudo vai depender do tempo hábil para fazer esses estudos. Mas, além desse ponto, outra coisa que pode minimizar o risco é estudar sobre o mercado financeiro e entender pontos mais específicos das negociações. Não há segredo, o conhecimento é que vai te proporcionar mais segurança na hora de investir na bolsa.

Quais os investimentos mais seguros?

Para quem é um investidor mais conservador ou simplesmente quer ter opções de investimentos seguros para compor sua carteira, separamos algumas alternativas clássicas e que podem suprir essa necessidade:

  • Tesouro Direto: esse é o investimento mais comum de renda fixa, muito indicado para quem deseja ter uma reserva de segurança, considerando que é possível resgatar o dinheiro a qualquer momento e que os papéis são protegidos e com rentabilidade garantida pelo governo federal. Você ainda pode escolher entre Tesouro Selic, Tesouro IPCA e Tesouro Prefixado.
  • Investimentos com FGC: a sigla FGC significa Fundo Garantidor de Crédito, o que implica que todo investimento coberto pelo FGC tem uma garantia de proteção em até R$ 250 mil, caso invista em títulos de um único banco ou instituição financeira. A proteção é limitada a R$ 1 milhão por CPF, o que é muito mais do que a receita de vários investidores. Algumas opções de investimentos na bolsa de valores com FGC são: CDB, Letra de Câmbio (LC), RDB e LCI/LCA.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos