Publicidade

Educação Financeira

Como calcular o 13º salário? Conheça a nova ferramenta do Estadão

Prazo para pagamento da primeira parcela do benefício termina na quinta-feira (30)

Como calcular o 13º salário? Conheça a nova ferramenta do Estadão
O 13º salário é o pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano. Foto: Envato Elements
O que este conteúdo fez por você?
  • O prazo limite para o pagamento da primeira parcela do 13º salário se encerra na quinta-feira (30)
  • Para descobrir o valor do 13º, é necessário dividir o salário mensal por 12 e depois multiplicar o resultado pela quantidade de meses em que a remuneração foi recebida
  • Pensando em tornar a conta mais prática, o Estadão desenvolveu uma calculadora para leitores que desejam conferir quanto irão receber de 13º

O prazo limite para o pagamento da primeira parcela do 13º salário se encerra na quinta-feira (30). Com a proximidade da data, muitos brasileiros podem ter dúvidas na hora de calcular o valor. Na prática, a conta é simples, já que o pagamento ocorre de forma proporcional aos meses trabalhados pelo funcionário.

Para descobrir o valor do 13º, é necessário dividir o salário mensal por 12 (quantidade de meses do ano). Depois, o resultado deve ser multiplicado pela quantidade de meses em que a remuneração foi recebida. Nesse ponto, vale uma atenção: apenas os meses com mais de 15 dias de trabalho podem ser contabilizados.

Após fazer essa conta, o cidadão chega ao valor proporcional do 13º salário, cuja a exata metade é paga na primeira parcela, até o dia 30 de novembro. Já para a segunda parcela, ocorrem os descontos do Imposto de Renda e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além da dedução por dependente (fixada em R$ 189,59 por pessoa) e por pensão alimentícia.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Pensando em tornar a conta mais prática, o Estadão desenvolveu uma calculadora para leitores que desejam conferir quanto irão receber de 13º. A ferramenta pode ser acessada nesta página. Para usá-la, basta preencher os campos obrigatórios: salário-base (o salário bruto do trabalhador), o número de dependentes e o número de meses trabalhados.

Se quiser tornar o cálculo mais preciso, o profissional pode incluir quanto paga de pensão alimentícia e a quantia que será descontada por faltas e atrasos (se tiver). O campo média de variáveis é para valores de horas extras, comissões, bonificações e adicionais, exceto participação nos lucros. Esses valores constam no holerite e a média pode ser conferida junto ao RH da empresa.

Com os dados preenchidos, a calculadora irá mostrar os valores da primeira parcela do benefício (equivalente à exata metade do valor proporcional do 13º) e da segunda parcela, que inclui os descontos com Imposto de Renda, INSS, dependentes e pensão alimentícia, além de faltas e atrasos

Web Stories

Ver tudo
<
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2807 de hoje, quinta-feira (12)
IPTU: quem tem direito à isenção do imposto?
Como preencher a declaração do Imposto de Renda? Veja passo a passo
Aposentado tem isenção de IPTU? Entenda as condições
Peru, chester ou tender: descubra qual a opção mais barata para o Natal
Top 5 carnes mais baratas para o churrasco de Ano Novo
IPVA 2025: onde consultar o valor do meu carro?
Esqueça o ferro: 5 maneiras simples de desamassar as roupas sem aumentar a conta de luz
7 receitas que custam até R$ 10 por porção para fazer neste Natal
6 hábitos que fazem você gastar mais gasolina em seu carro e moto
Estas são as melhores carnes para fazer no Natal gastando pouco
IPVA 2025 vai aumentar?
>