Publicidade

Educação Financeira

Vai ter 13º salário do Bolsa Família em 2023?

Parcela extra do benefício foi paga apenas em um ano

Vai ter 13º salário do Bolsa Família em 2023?
Bolsa Família. Foto: Agência Brasil
  • O chamado 13º do Bolsa Família, uma espécie de pagamento extra do benefício, foi pago em 2019
  • Já em 2023, esse valor não será distribuído, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)
  • Diferentemente do Bolsa Família, benefícios previdenciários dão direito ao 13º salário

Com a proximidade do fim de ano, muitos beneficiários do Bolsa Família começam a se questionar se terão direito ao chamado 13º do Bolsa Família, uma espécie de pagamento extra do benefício. No entanto, o valor foi distribuído apenas em uma ocasião — em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro.

Já em 2023, o 13º do Bolsa Família não será pago. No início deste ano, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, negou que o valor seria retomado e afirmou que a parcela extra do benefício foi distribuída como uma estratégia eleitoreira pelo ex-presidente, pois permaneceu apenas durante o primeiro ano de mandato de Bolsonaro.

“Como o nome diz, é uma bolsa: Bolsa Família. Ela não é um contrato de salário, de remuneração, nem na lógica do setor público nem na lógica do empregado do setor privado”, afirmou Dias na época ao Estadão/Broadcast.

Veja o calendário de pagamentos do Bolsa Família em novembro:

Neste mês, mais de 21,18 milhões de famílias brasileiras começaram a receber os pagamentos mensais do Bolsa Família na última sexta-feira (17). O repasse tem início pelos beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) final 1, e o cronograma segue de forma escalonada até o dia 30, quando recebe quem tem NIS final zero.

Final do NIS Data
1 17/11
2 20/11
3 21/11
4 22/11
5 23/11
6 24/11
7 27/11
8 28/11
9 29/11
0 30/11

 

Benefícios previdenciários

Diferentemente do Bolsa Família, benefícios previdenciários, como auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão, dão direito ao 13º salário (parcela extra do benefício) aos segurados e dependentes da Previdência Social. Em 2023, os valores foram distribuídos nos meses de maio e junho, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinar o Decreto 11.517 e antecipar o abono anual.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos